Olhares sobre a (in)definição conceptual de educação para o desenvolvimento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/14765 |
Resumo: | Neste artigo pretendem-se discutir os resultados da análise das investigadoras e da autoanálise dos participantes sobre atividades de educação para o desenvolvimento plasmadas em formato de póster. O estudo é exploratório e de cariz qualitativo. Analisaram-se 15 pósteres tendo em consideração os princípios unificadores da educação para o desenvolvimento. Os dados refletem divergências entre as investigadoras e os participantes no estudo, pelo que, face aos resultados, e de modo a que possa existir uma maior e melhor convergência de olhares, pensa-se que será importante proceder à redefinição da conceptualização de educação para o desenvolvimento, contribuindo para uma definição mais clara e objetiva. |
id |
RCAP_ccc7deb1ca5edc1af8666475d96e34c0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/14765 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
Olhares sobre a (in)definição conceptual de educação para o desenvolvimentoViews on the conceptual (in) definition of education for developmentEducação para o desenvolvimentoCidadania globalFormaçãoNeste artigo pretendem-se discutir os resultados da análise das investigadoras e da autoanálise dos participantes sobre atividades de educação para o desenvolvimento plasmadas em formato de póster. O estudo é exploratório e de cariz qualitativo. Analisaram-se 15 pósteres tendo em consideração os princípios unificadores da educação para o desenvolvimento. Os dados refletem divergências entre as investigadoras e os participantes no estudo, pelo que, face aos resultados, e de modo a que possa existir uma maior e melhor convergência de olhares, pensa-se que será importante proceder à redefinição da conceptualização de educação para o desenvolvimento, contribuindo para uma definição mais clara e objetiva.In this paper we aim to debate the result of the analysis carried out by the authors and combine it with the self-analysis of participants in several initiatives on education for development which were presented in poster format. The study is of exploratory and qualitative nature. On the whole, 15 posters were analysed, taking into account the unifying principles of education for development. The data show differences among the researchers and the participants in the study. This allows us to think that, in order to create a greater convergence among these different viewpoints it is relevant to redefine the conceptualization of education for development, contributing to a clearer and more objective notionInstituto Politécnico de BragançaBiblioteca Digital do IPBMesquita, ElzaBergano, SofiaMartins, Maria da ConceiçãoFreire-Ribeiro, Ilda2017-12-18T14:03:18Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/14765porMesquita, Elza; Bergano, Sofia; Martins, Maria da Conceição; Sanches, Angelina; Freire-Ribeiro, Ilda (2017). Olhares sobre a (in)definição conceptual de educação para o desenvolvimento = Views on the conceptual (in) definition of education for development. EduSer - Revista de educação. ISSN 1645-4774. 9:2, p. 77-911645-477410.34620/eduser.v9i2.103info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-26T01:30:54ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Olhares sobre a (in)definição conceptual de educação para o desenvolvimento Views on the conceptual (in) definition of education for development |
title |
Olhares sobre a (in)definição conceptual de educação para o desenvolvimento |
spellingShingle |
Olhares sobre a (in)definição conceptual de educação para o desenvolvimento Mesquita, Elza Educação para o desenvolvimento Cidadania global Formação |
title_short |
Olhares sobre a (in)definição conceptual de educação para o desenvolvimento |
title_full |
Olhares sobre a (in)definição conceptual de educação para o desenvolvimento |
title_fullStr |
Olhares sobre a (in)definição conceptual de educação para o desenvolvimento |
title_full_unstemmed |
Olhares sobre a (in)definição conceptual de educação para o desenvolvimento |
title_sort |
Olhares sobre a (in)definição conceptual de educação para o desenvolvimento |
author |
Mesquita, Elza |
author_facet |
Mesquita, Elza Bergano, Sofia Martins, Maria da Conceição Freire-Ribeiro, Ilda |
author_role |
author |
author2 |
Bergano, Sofia Martins, Maria da Conceição Freire-Ribeiro, Ilda |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mesquita, Elza Bergano, Sofia Martins, Maria da Conceição Freire-Ribeiro, Ilda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação para o desenvolvimento Cidadania global Formação |
topic |
Educação para o desenvolvimento Cidadania global Formação |
description |
Neste artigo pretendem-se discutir os resultados da análise das investigadoras e da autoanálise dos participantes sobre atividades de educação para o desenvolvimento plasmadas em formato de póster. O estudo é exploratório e de cariz qualitativo. Analisaram-se 15 pósteres tendo em consideração os princípios unificadores da educação para o desenvolvimento. Os dados refletem divergências entre as investigadoras e os participantes no estudo, pelo que, face aos resultados, e de modo a que possa existir uma maior e melhor convergência de olhares, pensa-se que será importante proceder à redefinição da conceptualização de educação para o desenvolvimento, contribuindo para uma definição mais clara e objetiva. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-18T14:03:18Z 2017 2017-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/14765 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/14765 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mesquita, Elza; Bergano, Sofia; Martins, Maria da Conceição; Sanches, Angelina; Freire-Ribeiro, Ilda (2017). Olhares sobre a (in)definição conceptual de educação para o desenvolvimento = Views on the conceptual (in) definition of education for development. EduSer - Revista de educação. ISSN 1645-4774. 9:2, p. 77-91 1645-4774 10.34620/eduser.v9i2.103 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777301889608581120 |