Olhares sobre a (in)definição conceptual de educação para o desenvolvimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mesquita, Elza
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Bergano, Sofia, Martins, Maria da Conceição, Freire-Ribeiro, Ilda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/14765
Resumo: Neste artigo pretendem-se discutir os resultados da análise das investigadoras e da autoanálise dos participantes sobre atividades de educação para o desenvolvimento plasmadas em formato de póster. O estudo é exploratório e de cariz qualitativo. Analisaram-se 15 pósteres tendo em consideração os princípios unificadores da educação para o desenvolvimento. Os dados refletem divergências entre as investigadoras e os participantes no estudo, pelo que, face aos resultados, e de modo a que possa existir uma maior e melhor convergência de olhares, pensa-se que será importante proceder à redefinição da conceptualização de educação para o desenvolvimento, contribuindo para uma definição mais clara e objetiva.
id RCAP_ccc7deb1ca5edc1af8666475d96e34c0
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/14765
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Olhares sobre a (in)definição conceptual de educação para o desenvolvimentoViews on the conceptual (in) definition of education for developmentEducação para o desenvolvimentoCidadania globalFormaçãoNeste artigo pretendem-se discutir os resultados da análise das investigadoras e da autoanálise dos participantes sobre atividades de educação para o desenvolvimento plasmadas em formato de póster. O estudo é exploratório e de cariz qualitativo. Analisaram-se 15 pósteres tendo em consideração os princípios unificadores da educação para o desenvolvimento. Os dados refletem divergências entre as investigadoras e os participantes no estudo, pelo que, face aos resultados, e de modo a que possa existir uma maior e melhor convergência de olhares, pensa-se que será importante proceder à redefinição da conceptualização de educação para o desenvolvimento, contribuindo para uma definição mais clara e objetiva.In this paper we aim to debate the result of the analysis carried out by the authors and combine it with the self-analysis of participants in several initiatives on education for development which were presented in poster format. The study is of exploratory and qualitative nature. On the whole, 15 posters were analysed, taking into account the unifying principles of education for development. The data show differences among the researchers and the participants in the study. This allows us to think that, in order to create a greater convergence among these different viewpoints it is relevant to redefine the conceptualization of education for development, contributing to a clearer and more objective notionInstituto Politécnico de BragançaBiblioteca Digital do IPBMesquita, ElzaBergano, SofiaMartins, Maria da ConceiçãoFreire-Ribeiro, Ilda2017-12-18T14:03:18Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/14765porMesquita, Elza; Bergano, Sofia; Martins, Maria da Conceição; Sanches, Angelina; Freire-Ribeiro, Ilda (2017). Olhares sobre a (in)definição conceptual de educação para o desenvolvimento = Views on the conceptual (in) definition of education for development. EduSer - Revista de educação. ISSN 1645-4774. 9:2, p. 77-911645-477410.34620/eduser.v9i2.103info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-26T01:30:54ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Olhares sobre a (in)definição conceptual de educação para o desenvolvimento
Views on the conceptual (in) definition of education for development
title Olhares sobre a (in)definição conceptual de educação para o desenvolvimento
spellingShingle Olhares sobre a (in)definição conceptual de educação para o desenvolvimento
Mesquita, Elza
Educação para o desenvolvimento
Cidadania global
Formação
title_short Olhares sobre a (in)definição conceptual de educação para o desenvolvimento
title_full Olhares sobre a (in)definição conceptual de educação para o desenvolvimento
title_fullStr Olhares sobre a (in)definição conceptual de educação para o desenvolvimento
title_full_unstemmed Olhares sobre a (in)definição conceptual de educação para o desenvolvimento
title_sort Olhares sobre a (in)definição conceptual de educação para o desenvolvimento
author Mesquita, Elza
author_facet Mesquita, Elza
Bergano, Sofia
Martins, Maria da Conceição
Freire-Ribeiro, Ilda
author_role author
author2 Bergano, Sofia
Martins, Maria da Conceição
Freire-Ribeiro, Ilda
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Mesquita, Elza
Bergano, Sofia
Martins, Maria da Conceição
Freire-Ribeiro, Ilda
dc.subject.por.fl_str_mv Educação para o desenvolvimento
Cidadania global
Formação
topic Educação para o desenvolvimento
Cidadania global
Formação
description Neste artigo pretendem-se discutir os resultados da análise das investigadoras e da autoanálise dos participantes sobre atividades de educação para o desenvolvimento plasmadas em formato de póster. O estudo é exploratório e de cariz qualitativo. Analisaram-se 15 pósteres tendo em consideração os princípios unificadores da educação para o desenvolvimento. Os dados refletem divergências entre as investigadoras e os participantes no estudo, pelo que, face aos resultados, e de modo a que possa existir uma maior e melhor convergência de olhares, pensa-se que será importante proceder à redefinição da conceptualização de educação para o desenvolvimento, contribuindo para uma definição mais clara e objetiva.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-18T14:03:18Z
2017
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/14765
url http://hdl.handle.net/10198/14765
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mesquita, Elza; Bergano, Sofia; Martins, Maria da Conceição; Sanches, Angelina; Freire-Ribeiro, Ilda (2017). Olhares sobre a (in)definição conceptual de educação para o desenvolvimento = Views on the conceptual (in) definition of education for development. EduSer - Revista de educação. ISSN 1645-4774. 9:2, p. 77-91
1645-4774
10.34620/eduser.v9i2.103
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777301889608581120