A “leitura” de narrativas ficcionais como forma de desenvolver competências de cuidado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, António
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/62031
Resumo: Esta análise teórica teve por objectivo identificar evidências e perspectivas teóricas, na área de investigação da psicologia da arte (sobretudo da psicologia da literatura e do cinema), que possam fundamentar e demarcar os limites do pressuposto de que a “leitura” de narrativas ficcionais pode desenvolver competências de cuidado. Especificamente, a análise efectuada centra-se nas evidências e teorias que fundamentam e demarcam o potencial impacto da referida “leitura” na atenção individualizada e concentrada ao paciente, na empatia, na estruturação da aliança pessoal, na precisão da avaliação, na personalização do cuidado prestado e na construção de uma identidade alinhada com estas competências.
id RCAP_ccc97fd3cbed8b8b10cbf8585a9c13ea
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/62031
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A “leitura” de narrativas ficcionais como forma de desenvolver competências de cuidadoReading of fictional narratives as a way of developing caring skillsCompetências de cuidadoNarrativaPsicologia da arteEsta análise teórica teve por objectivo identificar evidências e perspectivas teóricas, na área de investigação da psicologia da arte (sobretudo da psicologia da literatura e do cinema), que possam fundamentar e demarcar os limites do pressuposto de que a “leitura” de narrativas ficcionais pode desenvolver competências de cuidado. Especificamente, a análise efectuada centra-se nas evidências e teorias que fundamentam e demarcam o potencial impacto da referida “leitura” na atenção individualizada e concentrada ao paciente, na empatia, na estruturação da aliança pessoal, na precisão da avaliação, na personalização do cuidado prestado e na construção de uma identidade alinhada com estas competências.The goal of this theoretical analysis was to identify evidences and theoretical perspectives in the area of psychology of art (especially in the psychology of literature and cinema), which can base ground and demarcate the limits of the assumption that “reading” fictional narratives can develop caring skills in professionals with such responsibility. Specifically, the analysis focused on the evidences and theories that underlie and demarcate the potential impact of this “reading” on an individualized and concentrated attention to the patient, empathy, alliance, evaluation accuracy, personalization of care and construction of an identity aligned with these competencies.Universidade FeevaleRepositório da Universidade de LisboaDuarte, António2024-01-23T12:00:13Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/62031porDuarte, A. M. (2020). A “leitura” de narrativas ficcionais como forma de desenvolver competências de cuidado. Revista Conhecimento Online, 2, 71-91. https://doi.org/10.25112/rco.v2i0.21112176-8501https://doi.org/10.25112/rco.v2i0.2111info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-29T01:20:59Zoai:repositorio.ul.pt:10451/62031Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:58:37.736934Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A “leitura” de narrativas ficcionais como forma de desenvolver competências de cuidado
Reading of fictional narratives as a way of developing caring skills
title A “leitura” de narrativas ficcionais como forma de desenvolver competências de cuidado
spellingShingle A “leitura” de narrativas ficcionais como forma de desenvolver competências de cuidado
Duarte, António
Competências de cuidado
Narrativa
Psicologia da arte
title_short A “leitura” de narrativas ficcionais como forma de desenvolver competências de cuidado
title_full A “leitura” de narrativas ficcionais como forma de desenvolver competências de cuidado
title_fullStr A “leitura” de narrativas ficcionais como forma de desenvolver competências de cuidado
title_full_unstemmed A “leitura” de narrativas ficcionais como forma de desenvolver competências de cuidado
title_sort A “leitura” de narrativas ficcionais como forma de desenvolver competências de cuidado
author Duarte, António
author_facet Duarte, António
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, António
dc.subject.por.fl_str_mv Competências de cuidado
Narrativa
Psicologia da arte
topic Competências de cuidado
Narrativa
Psicologia da arte
description Esta análise teórica teve por objectivo identificar evidências e perspectivas teóricas, na área de investigação da psicologia da arte (sobretudo da psicologia da literatura e do cinema), que possam fundamentar e demarcar os limites do pressuposto de que a “leitura” de narrativas ficcionais pode desenvolver competências de cuidado. Especificamente, a análise efectuada centra-se nas evidências e teorias que fundamentam e demarcam o potencial impacto da referida “leitura” na atenção individualizada e concentrada ao paciente, na empatia, na estruturação da aliança pessoal, na precisão da avaliação, na personalização do cuidado prestado e na construção de uma identidade alinhada com estas competências.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-01-01T00:00:00Z
2024-01-23T12:00:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/62031
url http://hdl.handle.net/10451/62031
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Duarte, A. M. (2020). A “leitura” de narrativas ficcionais como forma de desenvolver competências de cuidado. Revista Conhecimento Online, 2, 71-91. https://doi.org/10.25112/rco.v2i0.2111
2176-8501
https://doi.org/10.25112/rco.v2i0.2111
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137070667530240