A “leitura” de narrativas ficcionais como forma de desenvolver competências de cuidado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/62031 |
Resumo: | Esta análise teórica teve por objectivo identificar evidências e perspectivas teóricas, na área de investigação da psicologia da arte (sobretudo da psicologia da literatura e do cinema), que possam fundamentar e demarcar os limites do pressuposto de que a “leitura” de narrativas ficcionais pode desenvolver competências de cuidado. Especificamente, a análise efectuada centra-se nas evidências e teorias que fundamentam e demarcam o potencial impacto da referida “leitura” na atenção individualizada e concentrada ao paciente, na empatia, na estruturação da aliança pessoal, na precisão da avaliação, na personalização do cuidado prestado e na construção de uma identidade alinhada com estas competências. |
id |
RCAP_ccc97fd3cbed8b8b10cbf8585a9c13ea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/62031 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A “leitura” de narrativas ficcionais como forma de desenvolver competências de cuidadoReading of fictional narratives as a way of developing caring skillsCompetências de cuidadoNarrativaPsicologia da arteEsta análise teórica teve por objectivo identificar evidências e perspectivas teóricas, na área de investigação da psicologia da arte (sobretudo da psicologia da literatura e do cinema), que possam fundamentar e demarcar os limites do pressuposto de que a “leitura” de narrativas ficcionais pode desenvolver competências de cuidado. Especificamente, a análise efectuada centra-se nas evidências e teorias que fundamentam e demarcam o potencial impacto da referida “leitura” na atenção individualizada e concentrada ao paciente, na empatia, na estruturação da aliança pessoal, na precisão da avaliação, na personalização do cuidado prestado e na construção de uma identidade alinhada com estas competências.The goal of this theoretical analysis was to identify evidences and theoretical perspectives in the area of psychology of art (especially in the psychology of literature and cinema), which can base ground and demarcate the limits of the assumption that “reading” fictional narratives can develop caring skills in professionals with such responsibility. Specifically, the analysis focused on the evidences and theories that underlie and demarcate the potential impact of this “reading” on an individualized and concentrated attention to the patient, empathy, alliance, evaluation accuracy, personalization of care and construction of an identity aligned with these competencies.Universidade FeevaleRepositório da Universidade de LisboaDuarte, António2024-01-23T12:00:13Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/62031porDuarte, A. M. (2020). A “leitura” de narrativas ficcionais como forma de desenvolver competências de cuidado. Revista Conhecimento Online, 2, 71-91. https://doi.org/10.25112/rco.v2i0.21112176-8501https://doi.org/10.25112/rco.v2i0.2111info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-29T01:20:59Zoai:repositorio.ul.pt:10451/62031Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:58:37.736934Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A “leitura” de narrativas ficcionais como forma de desenvolver competências de cuidado Reading of fictional narratives as a way of developing caring skills |
title |
A “leitura” de narrativas ficcionais como forma de desenvolver competências de cuidado |
spellingShingle |
A “leitura” de narrativas ficcionais como forma de desenvolver competências de cuidado Duarte, António Competências de cuidado Narrativa Psicologia da arte |
title_short |
A “leitura” de narrativas ficcionais como forma de desenvolver competências de cuidado |
title_full |
A “leitura” de narrativas ficcionais como forma de desenvolver competências de cuidado |
title_fullStr |
A “leitura” de narrativas ficcionais como forma de desenvolver competências de cuidado |
title_full_unstemmed |
A “leitura” de narrativas ficcionais como forma de desenvolver competências de cuidado |
title_sort |
A “leitura” de narrativas ficcionais como forma de desenvolver competências de cuidado |
author |
Duarte, António |
author_facet |
Duarte, António |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Duarte, António |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competências de cuidado Narrativa Psicologia da arte |
topic |
Competências de cuidado Narrativa Psicologia da arte |
description |
Esta análise teórica teve por objectivo identificar evidências e perspectivas teóricas, na área de investigação da psicologia da arte (sobretudo da psicologia da literatura e do cinema), que possam fundamentar e demarcar os limites do pressuposto de que a “leitura” de narrativas ficcionais pode desenvolver competências de cuidado. Especificamente, a análise efectuada centra-se nas evidências e teorias que fundamentam e demarcam o potencial impacto da referida “leitura” na atenção individualizada e concentrada ao paciente, na empatia, na estruturação da aliança pessoal, na precisão da avaliação, na personalização do cuidado prestado e na construção de uma identidade alinhada com estas competências. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2020-01-01T00:00:00Z 2024-01-23T12:00:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/62031 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/62031 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Duarte, A. M. (2020). A “leitura” de narrativas ficcionais como forma de desenvolver competências de cuidado. Revista Conhecimento Online, 2, 71-91. https://doi.org/10.25112/rco.v2i0.2111 2176-8501 https://doi.org/10.25112/rco.v2i0.2111 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137070667530240 |