A “LEITURA” DE NARRATIVAS FICCIONAIS COMO FORMA DE DESENVOLVER COMPETÊNCIAS DE CUIDADO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, António Manuel
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conhecimento Online
Texto Completo: http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/2111
Resumo: RESUMOEsta análise teórica teve por objectivo identificar evidências e perspectivas teóricas, na área de investigação da psicologia da arte (sobretudo da psicologia da literatura e do cinema), que possam fundamentar e demarcar os limites do pressuposto de que a “leitura” de narrativas ficcionais pode desenvolver competências de cuidado. Especificamente, a análise efectuada centra-se nas evidências e teorias que fundamentam e demarcam o potencial impacto da referida “leitura” na atenção individualizada e concentrada ao paciente, na empatia, na estruturação da aliança pessoal, na precisão da avaliação, na personalização do cuidado prestado e na construção de uma identidade alinhada com estas competências.Palavras-chave: Competências de cuidado. Narrativa. Psicologia da arte. ABSTRACTThe goal of this theoretical analysis was to identify evidences and theoretical perspectives in the area of psychology of art (especially in the psychology of literature and cinema), which can base ground and demarcate the limits of the assumption that “reading” fictional narratives can develop caring skills in professionals with such responsibility. Specifically, the analysis focused on the evidences and theories that underlie and demarcate the potential impact of this “reading” on an individualized and concentrated attention to the patient, empathy, alliance, evaluation accuracy, personalization of care and construction of an identity aligned with these competencies.Keywords: Caring skills. Narrative. Psychology of art.
id Feevale-3_2031b62b484c891b1d29b3316a11a9d4
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2111
network_acronym_str Feevale-3
network_name_str Conhecimento Online
repository_id_str
spelling A “LEITURA” DE NARRATIVAS FICCIONAIS COMO FORMA DE DESENVOLVER COMPETÊNCIAS DE CUIDADORESUMOEsta análise teórica teve por objectivo identificar evidências e perspectivas teóricas, na área de investigação da psicologia da arte (sobretudo da psicologia da literatura e do cinema), que possam fundamentar e demarcar os limites do pressuposto de que a “leitura” de narrativas ficcionais pode desenvolver competências de cuidado. Especificamente, a análise efectuada centra-se nas evidências e teorias que fundamentam e demarcam o potencial impacto da referida “leitura” na atenção individualizada e concentrada ao paciente, na empatia, na estruturação da aliança pessoal, na precisão da avaliação, na personalização do cuidado prestado e na construção de uma identidade alinhada com estas competências.Palavras-chave: Competências de cuidado. Narrativa. Psicologia da arte. ABSTRACTThe goal of this theoretical analysis was to identify evidences and theoretical perspectives in the area of psychology of art (especially in the psychology of literature and cinema), which can base ground and demarcate the limits of the assumption that “reading” fictional narratives can develop caring skills in professionals with such responsibility. Specifically, the analysis focused on the evidences and theories that underlie and demarcate the potential impact of this “reading” on an individualized and concentrated attention to the patient, empathy, alliance, evaluation accuracy, personalization of care and construction of an identity aligned with these competencies.Keywords: Caring skills. Narrative. Psychology of art.Universidade Feevale2020-05-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfmultipart/relatedhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/211110.25112/rco.v2i0.2111Revista Conhecimento Online; v. 2 (2020): Maio / Agosto - A diversidade em Saúde; 71-912176-850110.25112/rco.v2i0reponame:Conhecimento Onlineinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/2111/2557http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/2111/2577Copyright (c) 2020 Revista Conhecimento Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessDuarte, António Manuel2021-12-07T15:35:34Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2111Revistahttps://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonlineONGhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/oaijacinta@feevale.br||mauricio@feevale.br2176-85012176-8501opendoar:2021-12-07T15:35:34Conhecimento Online - Universidade Feevale (Feevale)false
dc.title.none.fl_str_mv A “LEITURA” DE NARRATIVAS FICCIONAIS COMO FORMA DE DESENVOLVER COMPETÊNCIAS DE CUIDADO
title A “LEITURA” DE NARRATIVAS FICCIONAIS COMO FORMA DE DESENVOLVER COMPETÊNCIAS DE CUIDADO
spellingShingle A “LEITURA” DE NARRATIVAS FICCIONAIS COMO FORMA DE DESENVOLVER COMPETÊNCIAS DE CUIDADO
Duarte, António Manuel
title_short A “LEITURA” DE NARRATIVAS FICCIONAIS COMO FORMA DE DESENVOLVER COMPETÊNCIAS DE CUIDADO
title_full A “LEITURA” DE NARRATIVAS FICCIONAIS COMO FORMA DE DESENVOLVER COMPETÊNCIAS DE CUIDADO
title_fullStr A “LEITURA” DE NARRATIVAS FICCIONAIS COMO FORMA DE DESENVOLVER COMPETÊNCIAS DE CUIDADO
title_full_unstemmed A “LEITURA” DE NARRATIVAS FICCIONAIS COMO FORMA DE DESENVOLVER COMPETÊNCIAS DE CUIDADO
title_sort A “LEITURA” DE NARRATIVAS FICCIONAIS COMO FORMA DE DESENVOLVER COMPETÊNCIAS DE CUIDADO
author Duarte, António Manuel
author_facet Duarte, António Manuel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, António Manuel
description RESUMOEsta análise teórica teve por objectivo identificar evidências e perspectivas teóricas, na área de investigação da psicologia da arte (sobretudo da psicologia da literatura e do cinema), que possam fundamentar e demarcar os limites do pressuposto de que a “leitura” de narrativas ficcionais pode desenvolver competências de cuidado. Especificamente, a análise efectuada centra-se nas evidências e teorias que fundamentam e demarcam o potencial impacto da referida “leitura” na atenção individualizada e concentrada ao paciente, na empatia, na estruturação da aliança pessoal, na precisão da avaliação, na personalização do cuidado prestado e na construção de uma identidade alinhada com estas competências.Palavras-chave: Competências de cuidado. Narrativa. Psicologia da arte. ABSTRACTThe goal of this theoretical analysis was to identify evidences and theoretical perspectives in the area of psychology of art (especially in the psychology of literature and cinema), which can base ground and demarcate the limits of the assumption that “reading” fictional narratives can develop caring skills in professionals with such responsibility. Specifically, the analysis focused on the evidences and theories that underlie and demarcate the potential impact of this “reading” on an individualized and concentrated attention to the patient, empathy, alliance, evaluation accuracy, personalization of care and construction of an identity aligned with these competencies.Keywords: Caring skills. Narrative. Psychology of art.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/2111
10.25112/rco.v2i0.2111
url http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/2111
identifier_str_mv 10.25112/rco.v2i0.2111
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/2111/2557
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/2111/2577
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Conhecimento Online
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Conhecimento Online
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
multipart/related
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
dc.source.none.fl_str_mv Revista Conhecimento Online; v. 2 (2020): Maio / Agosto - A diversidade em Saúde; 71-91
2176-8501
10.25112/rco.v2i0
reponame:Conhecimento Online
instname:Universidade Feevale (Feevale)
instacron:Feevale
instname_str Universidade Feevale (Feevale)
instacron_str Feevale
institution Feevale
reponame_str Conhecimento Online
collection Conhecimento Online
repository.name.fl_str_mv Conhecimento Online - Universidade Feevale (Feevale)
repository.mail.fl_str_mv jacinta@feevale.br||mauricio@feevale.br
_version_ 1809464525865353216