A “LEITURA” DE NARRATIVAS FICCIONAIS COMO FORMA DE DESENVOLVER COMPETÊNCIAS DE CUIDADO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conhecimento Online |
Texto Completo: | http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/2111 |
Resumo: | RESUMOEsta análise teórica teve por objectivo identificar evidências e perspectivas teóricas, na área de investigação da psicologia da arte (sobretudo da psicologia da literatura e do cinema), que possam fundamentar e demarcar os limites do pressuposto de que a “leitura” de narrativas ficcionais pode desenvolver competências de cuidado. Especificamente, a análise efectuada centra-se nas evidências e teorias que fundamentam e demarcam o potencial impacto da referida “leitura” na atenção individualizada e concentrada ao paciente, na empatia, na estruturação da aliança pessoal, na precisão da avaliação, na personalização do cuidado prestado e na construção de uma identidade alinhada com estas competências.Palavras-chave: Competências de cuidado. Narrativa. Psicologia da arte. ABSTRACTThe goal of this theoretical analysis was to identify evidences and theoretical perspectives in the area of psychology of art (especially in the psychology of literature and cinema), which can base ground and demarcate the limits of the assumption that “reading” fictional narratives can develop caring skills in professionals with such responsibility. Specifically, the analysis focused on the evidences and theories that underlie and demarcate the potential impact of this “reading” on an individualized and concentrated attention to the patient, empathy, alliance, evaluation accuracy, personalization of care and construction of an identity aligned with these competencies.Keywords: Caring skills. Narrative. Psychology of art. |
id |
Feevale-3_2031b62b484c891b1d29b3316a11a9d4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2111 |
network_acronym_str |
Feevale-3 |
network_name_str |
Conhecimento Online |
repository_id_str |
|
spelling |
A “LEITURA” DE NARRATIVAS FICCIONAIS COMO FORMA DE DESENVOLVER COMPETÊNCIAS DE CUIDADORESUMOEsta análise teórica teve por objectivo identificar evidências e perspectivas teóricas, na área de investigação da psicologia da arte (sobretudo da psicologia da literatura e do cinema), que possam fundamentar e demarcar os limites do pressuposto de que a “leitura” de narrativas ficcionais pode desenvolver competências de cuidado. Especificamente, a análise efectuada centra-se nas evidências e teorias que fundamentam e demarcam o potencial impacto da referida “leitura” na atenção individualizada e concentrada ao paciente, na empatia, na estruturação da aliança pessoal, na precisão da avaliação, na personalização do cuidado prestado e na construção de uma identidade alinhada com estas competências.Palavras-chave: Competências de cuidado. Narrativa. Psicologia da arte. ABSTRACTThe goal of this theoretical analysis was to identify evidences and theoretical perspectives in the area of psychology of art (especially in the psychology of literature and cinema), which can base ground and demarcate the limits of the assumption that “reading” fictional narratives can develop caring skills in professionals with such responsibility. Specifically, the analysis focused on the evidences and theories that underlie and demarcate the potential impact of this “reading” on an individualized and concentrated attention to the patient, empathy, alliance, evaluation accuracy, personalization of care and construction of an identity aligned with these competencies.Keywords: Caring skills. Narrative. Psychology of art.Universidade Feevale2020-05-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfmultipart/relatedhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/211110.25112/rco.v2i0.2111Revista Conhecimento Online; v. 2 (2020): Maio / Agosto - A diversidade em Saúde; 71-912176-850110.25112/rco.v2i0reponame:Conhecimento Onlineinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/2111/2557http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/2111/2577Copyright (c) 2020 Revista Conhecimento Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessDuarte, António Manuel2021-12-07T15:35:34Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2111Revistahttps://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonlineONGhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/oaijacinta@feevale.br||mauricio@feevale.br2176-85012176-8501opendoar:2021-12-07T15:35:34Conhecimento Online - Universidade Feevale (Feevale)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A “LEITURA” DE NARRATIVAS FICCIONAIS COMO FORMA DE DESENVOLVER COMPETÊNCIAS DE CUIDADO |
title |
A “LEITURA” DE NARRATIVAS FICCIONAIS COMO FORMA DE DESENVOLVER COMPETÊNCIAS DE CUIDADO |
spellingShingle |
A “LEITURA” DE NARRATIVAS FICCIONAIS COMO FORMA DE DESENVOLVER COMPETÊNCIAS DE CUIDADO Duarte, António Manuel |
title_short |
A “LEITURA” DE NARRATIVAS FICCIONAIS COMO FORMA DE DESENVOLVER COMPETÊNCIAS DE CUIDADO |
title_full |
A “LEITURA” DE NARRATIVAS FICCIONAIS COMO FORMA DE DESENVOLVER COMPETÊNCIAS DE CUIDADO |
title_fullStr |
A “LEITURA” DE NARRATIVAS FICCIONAIS COMO FORMA DE DESENVOLVER COMPETÊNCIAS DE CUIDADO |
title_full_unstemmed |
A “LEITURA” DE NARRATIVAS FICCIONAIS COMO FORMA DE DESENVOLVER COMPETÊNCIAS DE CUIDADO |
title_sort |
A “LEITURA” DE NARRATIVAS FICCIONAIS COMO FORMA DE DESENVOLVER COMPETÊNCIAS DE CUIDADO |
author |
Duarte, António Manuel |
author_facet |
Duarte, António Manuel |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Duarte, António Manuel |
description |
RESUMOEsta análise teórica teve por objectivo identificar evidências e perspectivas teóricas, na área de investigação da psicologia da arte (sobretudo da psicologia da literatura e do cinema), que possam fundamentar e demarcar os limites do pressuposto de que a “leitura” de narrativas ficcionais pode desenvolver competências de cuidado. Especificamente, a análise efectuada centra-se nas evidências e teorias que fundamentam e demarcam o potencial impacto da referida “leitura” na atenção individualizada e concentrada ao paciente, na empatia, na estruturação da aliança pessoal, na precisão da avaliação, na personalização do cuidado prestado e na construção de uma identidade alinhada com estas competências.Palavras-chave: Competências de cuidado. Narrativa. Psicologia da arte. ABSTRACTThe goal of this theoretical analysis was to identify evidences and theoretical perspectives in the area of psychology of art (especially in the psychology of literature and cinema), which can base ground and demarcate the limits of the assumption that “reading” fictional narratives can develop caring skills in professionals with such responsibility. Specifically, the analysis focused on the evidences and theories that underlie and demarcate the potential impact of this “reading” on an individualized and concentrated attention to the patient, empathy, alliance, evaluation accuracy, personalization of care and construction of an identity aligned with these competencies.Keywords: Caring skills. Narrative. Psychology of art. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/2111 10.25112/rco.v2i0.2111 |
url |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/2111 |
identifier_str_mv |
10.25112/rco.v2i0.2111 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/2111/2557 http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/2111/2577 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Conhecimento Online info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Conhecimento Online |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf multipart/related |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Conhecimento Online; v. 2 (2020): Maio / Agosto - A diversidade em Saúde; 71-91 2176-8501 10.25112/rco.v2i0 reponame:Conhecimento Online instname:Universidade Feevale (Feevale) instacron:Feevale |
instname_str |
Universidade Feevale (Feevale) |
instacron_str |
Feevale |
institution |
Feevale |
reponame_str |
Conhecimento Online |
collection |
Conhecimento Online |
repository.name.fl_str_mv |
Conhecimento Online - Universidade Feevale (Feevale) |
repository.mail.fl_str_mv |
jacinta@feevale.br||mauricio@feevale.br |
_version_ |
1809464525865353216 |