Cultura organizacional em contexto educacional chinês e português: estudo de caso do Instituto de Letras e Ciências Humanas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques Maradey, Paola Belen
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/56190
Resumo: Dissertação de mestrado em Estudos Interculturais Português/Chinês (área de especialização em Tradução, Formação e Comunicação Empresarial)
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spelling Cultura organizacional em contexto educacional chinês e português: estudo de caso do Instituto de Letras e Ciências HumanasCultura organizacionalEducaçãoConfucionismoILCHOrganizational cultureEducationConfucianism组文化教育儒学人文学院 (ILCH)Humanidades::Outras HumanidadesDissertação de mestrado em Estudos Interculturais Português/Chinês (área de especialização em Tradução, Formação e Comunicação Empresarial)O presente estudo procura compreender de que forma os alunos chineses e os alunos portugueses diferem na sua perceção sobre a cultura organizacional do Instituto de Letras e Ciências Humanas (ILCH), da Universidade do Minho. O trabalho encontra-se subdividido em cinco capítulos. O primeiro irá abordar o conceito de Cultura e as suas componentes, tomando, essencialmente, como modelo as definições referidas por Geert Hofstede os Níveis de Cultura e as Dimensões de Cultura. Posteriormente, apresentar-se-á uma definição de Cultura no contexto organizacional, abordando alguns aspetos da cultura organizacional, e, assim, aplicando-os com maior detalhe no âmbito das organizações de ensino superior. No segundo capítulo, prosseguir-se-á com a caraterização das Dimensões de Cultura na sociedade chinesa e portuguesa, tomando novamente como modelo os contributos de Hofstede et al. (2017), com intuito de compreender as ideossincrasias culturais destas duas sociedades. Seguidamente, proceder-se-á à caraterização de Cultura nas organizações de ensino da China e de Portugal. No terceiro e último capítulo do enquadramento teórico será apresentada uma breve caraterização da Universidade do Minho e, em específico, do ILCH. Ainda a este respeito, serão fornecidos alguns dados acerca da presença de estudantes chineses no ensino superior português, especificamente na instuição acima referida. A metodologia adotada na elaboração deste estudo será exposta no quarto capítulo. No capítulo seguinte serão apresentados e discutidos os resultados alcançados e, por fim, serão referidas as conclusões obtidas. Estas sustêm que existe uma tendência para os estudantes chineses e portugueses serem influenciados pela sua Cultura e pelo próprio conceito de Cultura que possuem, o que, consequentemente, promoveu uma diferenciação na sua perceção sobre a cultura organizacional do ILCH.The present study aims to understand how Chinese and Portuguese students differ in their perception of the organizational culture of the University of Minho’s Institute of Letters and Human Sciences (ILCH). The work is subdivided into five chapters. The first will address the concept of Culture and its components, essentially taking as a model the definitions stated by Geert Hofstede - the Levels of Culture and the Dimensions of Culture. Subsequently, it will be presented a definition of Culture in the organizational context, approaching some aspects of the organizational culture, and, thus, applying them with greater detail in the scope of higher education organizations. In the second chapter, we will continue with the characterization of the Dimensions of Culture in the Chinese and Portuguese society, again taking as a model the contributions of Hofstede et al. (2017), in order to understand the cultural ideosincrasies of these two societies. Subsequently, Culture will be characterized in the educational organizations of China and Portugal. In the third and last chapter of the theoretical framework, it will be presented a brief characterization of the University of Minho, and, specifically, of the ILCH. In this regard, some data will be provided on the presence of Chinese students in Portuguese higher education institutions, specifically in the aforementioned. The methodology in this study adopted will be explained in the fourth chapter. In the following one, the results will be presented and discussed, and, finally, the conclusions obtained will be mentioned. These withstand that there is a tendency for Chinese and Portuguese students to be influenced by their Culture and by the very concept of Culture they possess, which consequently has promoted a differentiation in their perception of the ILCH’s organizational culture.本论文旨在研究中国学生和葡萄牙学生对葡萄牙米尼奥大学人文学院 ILCH组文化理解的差异。论文共五章,第章要以Geert Hofstede 的 文化分级及维度原型来阐述“文化”这概念以及它的组分,并对组中的 文化进行定,同时涉及到组文化学的内容,以来对高等教育组中的 文化进行更的展示。第章中会借鉴Hofstede 等人的研究果来展现中国社 会和葡萄牙社会中文化维度的相关特征,以基础来更好地理解个社会的文 化特点,之后会涉及到中国和葡萄牙教育组和机构的文化特点。第章和第 四章中将会对米尼奥大学尤其是人文学院的特征进行简要介绍,部分将会引用 在葡萄牙高等教育机构即以提及的米尼奥大学人文学院中求学的中国 学生的点,相关研究方法将于第四章进行阐述。在接来的章中将会对 收集到的数据进行分析,并展示得到的结论,即中国学生和葡萄牙学生都会 被 到自己国家的文化所 的影响,并由 而对组文化产生同的解。Vieira, Pedro A.Lam, SunUniversidade do MinhoMarques Maradey, Paola Belen20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/56190por201976269info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:58:04Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/56190Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:47:45.747393Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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