História da Matemática no ensino da Matemática: tarefas matemáticas para trabalhar a Matemática a partir da história da Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Eunice Joana Ribeiro
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/7242
Resumo: Atualmente a crescente evolução das ciências exige uma Matemática cada vez mais complexa. Assim, as exigências e especificidades da Matemática fazem surgir variadas conceções. A generalidade das conceções apontadas, à disciplina, apresenta um aspeto comum: a desconsideração da Matemática como uma atividade humana, desenvolvida para satisfazer as necessidades do Homem. Naturalmente, sendo a matemática produto da atividade humana poderá, também, ser considerada como um produto cultural, pois, acaba por integrar a cultura do povo que a desenvolveu. É importante que tanto os professores como os alunos encarem a Matemática tal como ela é, ou seja, uma atividade humana, um produto cultural, um conjunto de conhecimentos uno, entre outras considerações verídicas. A História da Matemática pode auxiliar essa mudança, uma vez que, dá a conhecer as motivações, causas e personagens que desenvolveram esta ciência, ao mesmo tempo que permite verificar a unicidade dos conteúdos. A História da Matemática quando devidamente integrada no ensino acarreta inúmeras potencialidades, contudo, são apontadas algumas objeções, das quais possuem fundamento a escassez de recursos que auxiliem a concretização dessa integração. Certamente, a História da Matemática não é um assunto da atualidade, sendo que ganhou destaque, aquando da reformulação da Universidade de Coimbra, cujos estatutos instituíram a obrigatoriedade do estudo da temática. A inclusão da História da Matemática nos Programas de Matemática foi bastante reforçada nos documentos homologados nos anos 1991 e 2007, situação que, com a homologação do Programa de Matemática, no ano 2013, mudou radicalmente. No novo documento, a História da Matemática foi totalmente desvalorizada, sendo a prioridade o desenvolvimento do conhecimento e dos procedimentos matemáticos. Apesar da desconsideração da temática no Programa Curricular em vigor, tanto a formação de professores, como os manuais escolares continuam a valorizar a temática, sendo notória a sua inclusão.
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