A Comunicação Matemática Por Meio Das Tarefas De Investigação: Caminhos Alternativos Para O Ensino E Aprendizagem De Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Benedito Edson Cardoso
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Lacerda, Alan Gonçalves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tangram (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12237
Resumo: Neste trabalho objetivamos analisar e discutir as ações comunicativas e as tarefas de investigação para o ensino de matemática. Trouxemos como aporte teórico Rodrigues, Menezes e Ponte (2018); Bondie e Zusho (2016); Guerreiro (2014); Menezes et al (2014); Alrø e Skovsmose (2010). Para a metodologia, apresentamos e discutimos três tarefas investigativas: “Cubos com autocolantes”, “Dobras e mais dobras” e “Sequencia pictórica”. Os resultados apontam que as tarefas de investigações explorada por meio da comunicação matemática contribuem para o processo de ensino e de aprendizagem trazendo uma criticidade sobre as tarefas, além de contribuir para as exposições de ideias e defesas dos pontos de vista dos educandos.
id UFGD-9_ed001a862e1f75c6ba7c26a000ace872
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12237
network_acronym_str UFGD-9
network_name_str Tangram (Dourados)
repository_id_str
spelling A Comunicação Matemática Por Meio Das Tarefas De Investigação: Caminhos Alternativos Para O Ensino E Aprendizagem De MatemáticaComunicação. tarefas. Ensino. Aprendizagem.Comunicação matemáticaNeste trabalho objetivamos analisar e discutir as ações comunicativas e as tarefas de investigação para o ensino de matemática. Trouxemos como aporte teórico Rodrigues, Menezes e Ponte (2018); Bondie e Zusho (2016); Guerreiro (2014); Menezes et al (2014); Alrø e Skovsmose (2010). Para a metodologia, apresentamos e discutimos três tarefas investigativas: “Cubos com autocolantes”, “Dobras e mais dobras” e “Sequencia pictórica”. Os resultados apontam que as tarefas de investigações explorada por meio da comunicação matemática contribuem para o processo de ensino e de aprendizagem trazendo uma criticidade sobre as tarefas, além de contribuir para as exposições de ideias e defesas dos pontos de vista dos educandos.Federal University of Grande Dourados (UFGD)2021-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/1223710.30612/tangram.v4i4.12237TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 4 n. 4 (2021); 163- 1812595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12237/8284Copyright (c) 2021 TANGRAM - Revista de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessMachado, Benedito Edson CardosoLacerda, Alan Gonçalves2021-12-01T14:23:39Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12237Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2021-12-01T14:23:39Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv A Comunicação Matemática Por Meio Das Tarefas De Investigação: Caminhos Alternativos Para O Ensino E Aprendizagem De Matemática
title A Comunicação Matemática Por Meio Das Tarefas De Investigação: Caminhos Alternativos Para O Ensino E Aprendizagem De Matemática
spellingShingle A Comunicação Matemática Por Meio Das Tarefas De Investigação: Caminhos Alternativos Para O Ensino E Aprendizagem De Matemática
Machado, Benedito Edson Cardoso
Comunicação. tarefas. Ensino. Aprendizagem.
Comunicação matemática
title_short A Comunicação Matemática Por Meio Das Tarefas De Investigação: Caminhos Alternativos Para O Ensino E Aprendizagem De Matemática
title_full A Comunicação Matemática Por Meio Das Tarefas De Investigação: Caminhos Alternativos Para O Ensino E Aprendizagem De Matemática
title_fullStr A Comunicação Matemática Por Meio Das Tarefas De Investigação: Caminhos Alternativos Para O Ensino E Aprendizagem De Matemática
title_full_unstemmed A Comunicação Matemática Por Meio Das Tarefas De Investigação: Caminhos Alternativos Para O Ensino E Aprendizagem De Matemática
title_sort A Comunicação Matemática Por Meio Das Tarefas De Investigação: Caminhos Alternativos Para O Ensino E Aprendizagem De Matemática
author Machado, Benedito Edson Cardoso
author_facet Machado, Benedito Edson Cardoso
Lacerda, Alan Gonçalves
author_role author
author2 Lacerda, Alan Gonçalves
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Benedito Edson Cardoso
Lacerda, Alan Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação. tarefas. Ensino. Aprendizagem.
Comunicação matemática
topic Comunicação. tarefas. Ensino. Aprendizagem.
Comunicação matemática
description Neste trabalho objetivamos analisar e discutir as ações comunicativas e as tarefas de investigação para o ensino de matemática. Trouxemos como aporte teórico Rodrigues, Menezes e Ponte (2018); Bondie e Zusho (2016); Guerreiro (2014); Menezes et al (2014); Alrø e Skovsmose (2010). Para a metodologia, apresentamos e discutimos três tarefas investigativas: “Cubos com autocolantes”, “Dobras e mais dobras” e “Sequencia pictórica”. Os resultados apontam que as tarefas de investigações explorada por meio da comunicação matemática contribuem para o processo de ensino e de aprendizagem trazendo uma criticidade sobre as tarefas, além de contribuir para as exposições de ideias e defesas dos pontos de vista dos educandos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12237
10.30612/tangram.v4i4.12237
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12237
identifier_str_mv 10.30612/tangram.v4i4.12237
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12237/8284
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 TANGRAM - Revista de Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 TANGRAM - Revista de Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
dc.source.none.fl_str_mv TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 4 n. 4 (2021); 163- 181
2595-0967
reponame:Tangram (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Tangram (Dourados)
collection Tangram (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv edvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1797220479916834816