Coaching & Enfermagem: Uma Análise Qualitativa da Literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sarroeira, Cassilda
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Cunha, Fátima, Simões, Joaquim
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25746/ruiips.v8.i1.19877
Resumo: O coaching é um processo interativo e interpessoal que oferece suporte pessoal e profissional através da aquisição de conhecimentos, habilidades e ações que são fundamentais para a prática profissional. Objetivo: analisar na produção científica a utilização do coaching em Enfermagem. Método: Revisão da literatura, sustentada em pesquisa de caracter exploratório, em bases de dados: EBSCO|Proquest|RCAAP. Selecionados 13 artigos, submetidos a análise temática. Resultados: O coaching surge como estratégia utilizada pelos enfermeiros em diferentes áreas: na formação, na gestão, na prestação de cuidados, sendo tema de estudos de investigação. Identificaram-se nos artigos três tipologias de coaching: por pares, em saúde e interprofissional. Conclusões: em Enfermagem pode ser mobilizado em diferentes áreas, constitui-se como uma oportunidade e um desafio para os enfermeiros|coaches e para os seus clientes (utentes, pares, outros profissionais), promovendo a melhoria da qualidade ao nível mais individual e ao nível das instituições de ensino e de saúde.
id RCAP_cccd939e74964086ebdec48d3900641c
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/19877
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Coaching & Enfermagem: Uma Análise Qualitativa da LiteraturaCoaching & Enfermagem: Uma Análise Qualitativa da LiteraturaArtigosO coaching é um processo interativo e interpessoal que oferece suporte pessoal e profissional através da aquisição de conhecimentos, habilidades e ações que são fundamentais para a prática profissional. Objetivo: analisar na produção científica a utilização do coaching em Enfermagem. Método: Revisão da literatura, sustentada em pesquisa de caracter exploratório, em bases de dados: EBSCO|Proquest|RCAAP. Selecionados 13 artigos, submetidos a análise temática. Resultados: O coaching surge como estratégia utilizada pelos enfermeiros em diferentes áreas: na formação, na gestão, na prestação de cuidados, sendo tema de estudos de investigação. Identificaram-se nos artigos três tipologias de coaching: por pares, em saúde e interprofissional. Conclusões: em Enfermagem pode ser mobilizado em diferentes áreas, constitui-se como uma oportunidade e um desafio para os enfermeiros|coaches e para os seus clientes (utentes, pares, outros profissionais), promovendo a melhoria da qualidade ao nível mais individual e ao nível das instituições de ensino e de saúde.Coaching is an interactive and interpersonal process that offers personal and professional support through the acquisition of knowledge, skills and fundamental actions for professional practice. Objective: to analyze in scientific production the use of coaching in nursing development. Method: Literature review, supported by exploratory research in databases: EBSCO | Proquest | RCAAP. 13 articles selected, submitted to the thematic analysis. Results: coaching emerges as a strategy applied by nurses in different areas: education/training, management, care and as the subject of research studies. Three coaching types were identified in the articles: peer, health and interprofessional. Conclusions: in Nursing it can be mobilized in different areas, offering an opportunity and a challenge for nurses|coaches, for their clients (patients|peers|other professionals), promoting quality improvement at individual level, level of teaching and health institutions.Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém2020-04-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25746/ruiips.v8.i1.19877por2182-9608Sarroeira, CassildaCunha, FátimaSimões, Joaquiminfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:11:45ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Coaching & Enfermagem: Uma Análise Qualitativa da Literatura
Coaching & Enfermagem: Uma Análise Qualitativa da Literatura
title Coaching & Enfermagem: Uma Análise Qualitativa da Literatura
spellingShingle Coaching & Enfermagem: Uma Análise Qualitativa da Literatura
Sarroeira, Cassilda
Artigos
title_short Coaching & Enfermagem: Uma Análise Qualitativa da Literatura
title_full Coaching & Enfermagem: Uma Análise Qualitativa da Literatura
title_fullStr Coaching & Enfermagem: Uma Análise Qualitativa da Literatura
title_full_unstemmed Coaching & Enfermagem: Uma Análise Qualitativa da Literatura
title_sort Coaching & Enfermagem: Uma Análise Qualitativa da Literatura
author Sarroeira, Cassilda
author_facet Sarroeira, Cassilda
Cunha, Fátima
Simões, Joaquim
author_role author
author2 Cunha, Fátima
Simões, Joaquim
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sarroeira, Cassilda
Cunha, Fátima
Simões, Joaquim
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description O coaching é um processo interativo e interpessoal que oferece suporte pessoal e profissional através da aquisição de conhecimentos, habilidades e ações que são fundamentais para a prática profissional. Objetivo: analisar na produção científica a utilização do coaching em Enfermagem. Método: Revisão da literatura, sustentada em pesquisa de caracter exploratório, em bases de dados: EBSCO|Proquest|RCAAP. Selecionados 13 artigos, submetidos a análise temática. Resultados: O coaching surge como estratégia utilizada pelos enfermeiros em diferentes áreas: na formação, na gestão, na prestação de cuidados, sendo tema de estudos de investigação. Identificaram-se nos artigos três tipologias de coaching: por pares, em saúde e interprofissional. Conclusões: em Enfermagem pode ser mobilizado em diferentes áreas, constitui-se como uma oportunidade e um desafio para os enfermeiros|coaches e para os seus clientes (utentes, pares, outros profissionais), promovendo a melhoria da qualidade ao nível mais individual e ao nível das instituições de ensino e de saúde.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-11T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.25746/ruiips.v8.i1.19877
url https://doi.org/10.25746/ruiips.v8.i1.19877
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2182-9608
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém
publisher.none.fl_str_mv Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777301523389218816