Diferentes tipos de tarefas matemáticas: uma experiência no 5.º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Ana Sofia
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Gomes, Alexandra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/56131
Resumo: O presente artigo resulta de um projeto de interven ção pedag ógica, desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular da Pr atica de Ensino Supervisionada. Ser a apresentada uma parte desse projeto cujo tema principal se relaciona com a explora ção de diferentes tipos de tarefas matem aticas que permitam aos alunos ter experiências matem aticas mais ricas e desa adoras. Tendo por base uma metodologia de investiga ção de car ater qualitativo pretendeu-se recolher um conjunto de dados ricos em pormenores descritivos do que aconteceu em sala de aula para posteriormente analisar e tentar perceber comportamentos, discussões e resolu ções apresentadas pelos alunos. Os resultados obtidos demonstraram que e poss vel articular diferentes tipos de tarefas matem áticas, com um grau de desa fio mais elevado com o programa curricular, uma vez que os alunos conseguiram resolver as tarefas apresentadas, participando em discussões promotoras de aprendizagens signi cativas. Neste artigo serão apresentadas duas tarefas que foram exploradas com a turma de 5.º ano de escolaridade.
id RCAP_ccd5560c18f2b17e0b4bacec8294cbe1
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/56131
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Diferentes tipos de tarefas matemáticas: uma experiência no 5.º ano de escolaridadeTarefas matemáticasTipos de tarefasEnsino básicoCiências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente artigo resulta de um projeto de interven ção pedag ógica, desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular da Pr atica de Ensino Supervisionada. Ser a apresentada uma parte desse projeto cujo tema principal se relaciona com a explora ção de diferentes tipos de tarefas matem aticas que permitam aos alunos ter experiências matem aticas mais ricas e desa adoras. Tendo por base uma metodologia de investiga ção de car ater qualitativo pretendeu-se recolher um conjunto de dados ricos em pormenores descritivos do que aconteceu em sala de aula para posteriormente analisar e tentar perceber comportamentos, discussões e resolu ções apresentadas pelos alunos. Os resultados obtidos demonstraram que e poss vel articular diferentes tipos de tarefas matem áticas, com um grau de desa fio mais elevado com o programa curricular, uma vez que os alunos conseguiram resolver as tarefas apresentadas, participando em discussões promotoras de aprendizagens signi cativas. Neste artigo serão apresentadas duas tarefas que foram exploradas com a turma de 5.º ano de escolaridade.CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugal; Fundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) no âmbito do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança, da Universidade do Minho) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562info:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidade do MinhoMartins, Ana SofiaGomes, Alexandra2018-092018-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/56131porMartins, A.S. & Gomes, A. (2018). Diferentes tipos de tarefas matemáticas: uma experiência no 5.º ano de escolaridade. Jornal das Primeiras Matemáticas, n.º 10, pp. 17-24.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:04:22Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/56131Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:54:40.642088Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Diferentes tipos de tarefas matemáticas: uma experiência no 5.º ano de escolaridade
title Diferentes tipos de tarefas matemáticas: uma experiência no 5.º ano de escolaridade
spellingShingle Diferentes tipos de tarefas matemáticas: uma experiência no 5.º ano de escolaridade
Martins, Ana Sofia
Tarefas matemáticas
Tipos de tarefas
Ensino básico
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Diferentes tipos de tarefas matemáticas: uma experiência no 5.º ano de escolaridade
title_full Diferentes tipos de tarefas matemáticas: uma experiência no 5.º ano de escolaridade
title_fullStr Diferentes tipos de tarefas matemáticas: uma experiência no 5.º ano de escolaridade
title_full_unstemmed Diferentes tipos de tarefas matemáticas: uma experiência no 5.º ano de escolaridade
title_sort Diferentes tipos de tarefas matemáticas: uma experiência no 5.º ano de escolaridade
author Martins, Ana Sofia
author_facet Martins, Ana Sofia
Gomes, Alexandra
author_role author
author2 Gomes, Alexandra
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Ana Sofia
Gomes, Alexandra
dc.subject.por.fl_str_mv Tarefas matemáticas
Tipos de tarefas
Ensino básico
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Tarefas matemáticas
Tipos de tarefas
Ensino básico
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente artigo resulta de um projeto de interven ção pedag ógica, desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular da Pr atica de Ensino Supervisionada. Ser a apresentada uma parte desse projeto cujo tema principal se relaciona com a explora ção de diferentes tipos de tarefas matem aticas que permitam aos alunos ter experiências matem aticas mais ricas e desa adoras. Tendo por base uma metodologia de investiga ção de car ater qualitativo pretendeu-se recolher um conjunto de dados ricos em pormenores descritivos do que aconteceu em sala de aula para posteriormente analisar e tentar perceber comportamentos, discussões e resolu ções apresentadas pelos alunos. Os resultados obtidos demonstraram que e poss vel articular diferentes tipos de tarefas matem áticas, com um grau de desa fio mais elevado com o programa curricular, uma vez que os alunos conseguiram resolver as tarefas apresentadas, participando em discussões promotoras de aprendizagens signi cativas. Neste artigo serão apresentadas duas tarefas que foram exploradas com a turma de 5.º ano de escolaridade.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09
2018-09-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/56131
url http://hdl.handle.net/1822/56131
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Martins, A.S. & Gomes, A. (2018). Diferentes tipos de tarefas matemáticas: uma experiência no 5.º ano de escolaridade. Jornal das Primeiras Matemáticas, n.º 10, pp. 17-24.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132329615032320