Educar para a cidadania a partir de tarefas matemáticas : uma experiência no 6º ano de escolaridade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/44182 |
Resumo: | Tese de mestrado, Educação (Didáctica da Matemática), Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa, 2008 |
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Educar para a cidadania a partir de tarefas matemáticas : uma experiência no 6º ano de escolaridadeCidadaniaTarefasEducação matemáticaAprendizagem da matemáticaTeses de mestrado - 2008Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoTese de mestrado, Educação (Didáctica da Matemática), Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa, 2008O presente estudo visa compreender as potencialidades da actividade escolar, baseada em tarefas matemáticas contextualizadas na realidade e na semi-realidade, na educação para a cidadania. Assenta nas seguintes questões: (a) Como é que o trabalho escolar em Matemática, baseado em tarefas com referência à realidade e à semi-realidade, contribui para desenvolver competências de cidadania, na sua vertente crítica e participativa? (b) Que dificuldades e motivações demonstram os alunos quando a sua actividade se centra em tarefas matemáticas com referência à realidade e à semi-realidade? (c) De que modo estas tarefas são percebidas e valorizadas pelos alunos? (d) Poderão estas actividades proporcionar, simultaneamente, o sucesso na disciplina de Matemática e o desenvolvimento de competências necessárias ao exercício da cidadania? No enquadramento teórico abordam-se três temas: (a) a Aprendizagem Escolar, (b) a Cidadania e (c) a Educação Matemática Crítica. O estudo seguiu uma metodologia de tipo interpretativo, baseada na recolha de dados de natureza qualitativa. Decorreu da implementação de uma proposta pedagógica numa turma de 6°ano e incidiu sobre os alunos desta turma em geral e, em particular, sobre um grupo de quatro dos seus elementos. A recolha de dados envolveu a elaboração de notas de campo, a gravação áudio das aulas, a realização de uma entrevista, aos alunos do grupo que se estudou mais pormenorizadamente, e a análise de documentos (resolução das tarefas, carta a um amigo e questionários). Os resultados deste estudo indicam que o trabalho escolar baseado nesta proposta pedagógica contribuiu para criar espaços de análise e discussão e consequentemente orientar o processo de ensino e aprendizagem rumo a uma educação para a cidadania. Os alunos (a) participaram activamente nas actividades, (b) tomaram decisões, (c) formularam opiniões e elaboraram argumentos baseados na reflexão crítica, em resultados matemáticos e nas suas vivências, (d) tomaram conhecimento do contributo da matemática na resolução de problemas da sociedade e (e) criticaram o modo como é usada. Os mesmos valorizaram a sua participação nesta experiência e reconheceram nela potencialidades. Do estudo realizado é possível concluir que a actividade escolar baseada em tarefas com referência à realidade pode constituir uma experiência com potencialidades ao nível do ensino da Matemática e da promoção de competências de cidadania: motiva os alunos, ajuda a estabelecer um ambiente em que os alunos participam activamente, facilita a compreensão de ideias matemáticas e, deste modo, tenderá a influenciar a visão dos alunos sobre a Matemática.This study aims to understand the potentialities of school activities, based in mathematics tasks based in reality, semi-reality, and citizenship education. The study is based in the following questions: (a) How does school work in Mathematics based in reality and semi-reality tasks contributes to the development of citizenship competences, either from a critical or a participative point of view? (b) What type of difficulties and motivations those the students show when their activity is centered in mathematical tasks based in reality and semi-reality? (c) In what way those tasks are perceived and valued by the students? (d) Can these tasks provide, simultaneously, success in Mathematics and the development of the necessary competences of citizenship? In the theoretical framework we can approach three areas of research: (a) School Learning, (b) Citizenship and (c) Critical Mathematical Educational. The study followed an interpretative research methodology, based in a qualitative data gathering. The study emerged from a pedagogical proposal implemented in a 6 grade class. The study had as target the whole class, but specially four of its students. Data collection involved the elaboration of field notes, audio recording of classes, interviews to the four students more directly involved in the study and documents analyses (problem solving tasks, letters to a friend and questionnaires). The results of the study show that the school work based in this pedagogical proposal has contributed to create analyses and discussion spaces and consequently to guide the teaching and learning process heading to citizenship education. The students (a) participated actively in the activities, (b) made decisions, (c) stated opinions and elaborated arguments based in their critical reflection, in mathematical results and in their personal experiences, (d) became knowledgeable of the contribution of mathematics in solving societies problems and (e) criticized the way it is used. The students have valued their participation in this experience and recognized its potentialities. From this study it is possible to conclude that to base school work in tasks related to reality can contribute to promote Mathematics learning and citizenship competences: it motivates students, it helps to create an environment where students participate actively, it facilitates the comprehension of Mathematical ideas and, in this way, influence students views about Mathematics.Matos, João Filipe, 1950-Repositório da Universidade de LisboaPedreiro, Amália Fernanda Alves, 1972-2020-07-28T08:39:29Z20082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/44182porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:45:03Zoai:repositorio.ul.pt:10451/44182Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:56:50.309268Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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