O Instagram como ferramenta de pré-mediação da Geração Z

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Mafalda Cristina Madeira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/41649
Resumo: Com toda a evolução da sociedade, surgiram novos modos de olhar o mundo através das redes sociais. Nesse sentido, a realidade surge como algo mediado e, por isso, evoluem conceitos que outrora não seriam abraçados. Assim, o ecossistema Instagram vem demonstrar toda esta evolução e, com a particularização da geração Z, conseguimos compreender quais as evoluções e como enfrentamos o mundo. Esta dissertação analisa o papel do Instagram na pré-mediação de experiências, mais propriamente na Geração Z. O estudo utilizou uma metodologia exploratória uma vez que se trata de um tema não só sobre comportamento humano, mas também da evolução constante de uma plataforma digital. Deste modo, a técnica de investigação definida apresenta-se sob forma de questionário. Com esta dissertação tornou-se possível compreender o modo de utilização e os sentimentos, tais como entusiasmo, segurança, tranquilidade, entre outros, que despoletavam o uso do Instagram. Foi ainda possível verificar qual seria o impacto no quotidiano do Homem face a esta pré-mediação, especificamente, nesta utilização por parte da geração Z e respetiva intencionalidade da mesma.
id RCAP_ccd9b82624914df65e2a72c60370620d
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/41649
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O Instagram como ferramenta de pré-mediação da Geração ZPré-mediaçãoInstagramExperiênciasSociedadeGeração ZMediaPre-mediationExperiencesSocietyGeneration ZDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoCom toda a evolução da sociedade, surgiram novos modos de olhar o mundo através das redes sociais. Nesse sentido, a realidade surge como algo mediado e, por isso, evoluem conceitos que outrora não seriam abraçados. Assim, o ecossistema Instagram vem demonstrar toda esta evolução e, com a particularização da geração Z, conseguimos compreender quais as evoluções e como enfrentamos o mundo. Esta dissertação analisa o papel do Instagram na pré-mediação de experiências, mais propriamente na Geração Z. O estudo utilizou uma metodologia exploratória uma vez que se trata de um tema não só sobre comportamento humano, mas também da evolução constante de uma plataforma digital. Deste modo, a técnica de investigação definida apresenta-se sob forma de questionário. Com esta dissertação tornou-se possível compreender o modo de utilização e os sentimentos, tais como entusiasmo, segurança, tranquilidade, entre outros, que despoletavam o uso do Instagram. Foi ainda possível verificar qual seria o impacto no quotidiano do Homem face a esta pré-mediação, especificamente, nesta utilização por parte da geração Z e respetiva intencionalidade da mesma.With all the evolution of society, new ways of looking at the world through social networks have emerged. In this sense, reality emerges as something mediated and, therefore, concepts that would not be embraced once evolve. Therefore, the Instagram ecosystem demonstrates all this evolution and with the particularization of generation Z, we can understand what developments and how we face the world. This dissertation analyzes the role of Instagram in the pre-mediation of experiences, more specifically in Generation Z. The study used an exploratory methodology since it is a theme not only about human behavior but also the constant evolution of a digital platform. That being so, the defined research technique is presented as a questionnaire. With this dissertation, it became possible to understand the way of use and feelings, such as enthusiasm, security, tranquility, among others, that triggered the use of Instagram. It was also possible to verify the impact on man's daily life in the face of this pre-mediation, specifically, in this use by generation Z.Afonso, Carla Susana Moiteiro GanitoVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaPereira, Mafalda Cristina Madeira2023-09-29T00:30:33Z2023-01-252022-092023-01-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/41649TID:203228022porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-03T01:42:47Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/41649Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:34:18.809081Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O Instagram como ferramenta de pré-mediação da Geração Z
title O Instagram como ferramenta de pré-mediação da Geração Z
spellingShingle O Instagram como ferramenta de pré-mediação da Geração Z
Pereira, Mafalda Cristina Madeira
Pré-mediação
Instagram
Experiências
Sociedade
Geração Z
Media
Pre-mediation
Experiences
Society
Generation Z
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
title_short O Instagram como ferramenta de pré-mediação da Geração Z
title_full O Instagram como ferramenta de pré-mediação da Geração Z
title_fullStr O Instagram como ferramenta de pré-mediação da Geração Z
title_full_unstemmed O Instagram como ferramenta de pré-mediação da Geração Z
title_sort O Instagram como ferramenta de pré-mediação da Geração Z
author Pereira, Mafalda Cristina Madeira
author_facet Pereira, Mafalda Cristina Madeira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Afonso, Carla Susana Moiteiro Ganito
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Mafalda Cristina Madeira
dc.subject.por.fl_str_mv Pré-mediação
Instagram
Experiências
Sociedade
Geração Z
Media
Pre-mediation
Experiences
Society
Generation Z
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
topic Pré-mediação
Instagram
Experiências
Sociedade
Geração Z
Media
Pre-mediation
Experiences
Society
Generation Z
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
description Com toda a evolução da sociedade, surgiram novos modos de olhar o mundo através das redes sociais. Nesse sentido, a realidade surge como algo mediado e, por isso, evoluem conceitos que outrora não seriam abraçados. Assim, o ecossistema Instagram vem demonstrar toda esta evolução e, com a particularização da geração Z, conseguimos compreender quais as evoluções e como enfrentamos o mundo. Esta dissertação analisa o papel do Instagram na pré-mediação de experiências, mais propriamente na Geração Z. O estudo utilizou uma metodologia exploratória uma vez que se trata de um tema não só sobre comportamento humano, mas também da evolução constante de uma plataforma digital. Deste modo, a técnica de investigação definida apresenta-se sob forma de questionário. Com esta dissertação tornou-se possível compreender o modo de utilização e os sentimentos, tais como entusiasmo, segurança, tranquilidade, entre outros, que despoletavam o uso do Instagram. Foi ainda possível verificar qual seria o impacto no quotidiano do Homem face a esta pré-mediação, especificamente, nesta utilização por parte da geração Z e respetiva intencionalidade da mesma.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09
2023-09-29T00:30:33Z
2023-01-25
2023-01-25T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/41649
TID:203228022
url http://hdl.handle.net/10400.14/41649
identifier_str_mv TID:203228022
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132069660459008