O Instagram como ferramenta de pré-mediação da Geração Z
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/41649 |
Resumo: | Com toda a evolução da sociedade, surgiram novos modos de olhar o mundo através das redes sociais. Nesse sentido, a realidade surge como algo mediado e, por isso, evoluem conceitos que outrora não seriam abraçados. Assim, o ecossistema Instagram vem demonstrar toda esta evolução e, com a particularização da geração Z, conseguimos compreender quais as evoluções e como enfrentamos o mundo. Esta dissertação analisa o papel do Instagram na pré-mediação de experiências, mais propriamente na Geração Z. O estudo utilizou uma metodologia exploratória uma vez que se trata de um tema não só sobre comportamento humano, mas também da evolução constante de uma plataforma digital. Deste modo, a técnica de investigação definida apresenta-se sob forma de questionário. Com esta dissertação tornou-se possível compreender o modo de utilização e os sentimentos, tais como entusiasmo, segurança, tranquilidade, entre outros, que despoletavam o uso do Instagram. Foi ainda possível verificar qual seria o impacto no quotidiano do Homem face a esta pré-mediação, especificamente, nesta utilização por parte da geração Z e respetiva intencionalidade da mesma. |
id |
RCAP_ccd9b82624914df65e2a72c60370620d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/41649 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O Instagram como ferramenta de pré-mediação da Geração ZPré-mediaçãoInstagramExperiênciasSociedadeGeração ZMediaPre-mediationExperiencesSocietyGeneration ZDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoCom toda a evolução da sociedade, surgiram novos modos de olhar o mundo através das redes sociais. Nesse sentido, a realidade surge como algo mediado e, por isso, evoluem conceitos que outrora não seriam abraçados. Assim, o ecossistema Instagram vem demonstrar toda esta evolução e, com a particularização da geração Z, conseguimos compreender quais as evoluções e como enfrentamos o mundo. Esta dissertação analisa o papel do Instagram na pré-mediação de experiências, mais propriamente na Geração Z. O estudo utilizou uma metodologia exploratória uma vez que se trata de um tema não só sobre comportamento humano, mas também da evolução constante de uma plataforma digital. Deste modo, a técnica de investigação definida apresenta-se sob forma de questionário. Com esta dissertação tornou-se possível compreender o modo de utilização e os sentimentos, tais como entusiasmo, segurança, tranquilidade, entre outros, que despoletavam o uso do Instagram. Foi ainda possível verificar qual seria o impacto no quotidiano do Homem face a esta pré-mediação, especificamente, nesta utilização por parte da geração Z e respetiva intencionalidade da mesma.With all the evolution of society, new ways of looking at the world through social networks have emerged. In this sense, reality emerges as something mediated and, therefore, concepts that would not be embraced once evolve. Therefore, the Instagram ecosystem demonstrates all this evolution and with the particularization of generation Z, we can understand what developments and how we face the world. This dissertation analyzes the role of Instagram in the pre-mediation of experiences, more specifically in Generation Z. The study used an exploratory methodology since it is a theme not only about human behavior but also the constant evolution of a digital platform. That being so, the defined research technique is presented as a questionnaire. With this dissertation, it became possible to understand the way of use and feelings, such as enthusiasm, security, tranquility, among others, that triggered the use of Instagram. It was also possible to verify the impact on man's daily life in the face of this pre-mediation, specifically, in this use by generation Z.Afonso, Carla Susana Moiteiro GanitoVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaPereira, Mafalda Cristina Madeira2023-09-29T00:30:33Z2023-01-252022-092023-01-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/41649TID:203228022porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-03T01:42:47Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/41649Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:34:18.809081Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Instagram como ferramenta de pré-mediação da Geração Z |
title |
O Instagram como ferramenta de pré-mediação da Geração Z |
spellingShingle |
O Instagram como ferramenta de pré-mediação da Geração Z Pereira, Mafalda Cristina Madeira Pré-mediação Experiências Sociedade Geração Z Media Pre-mediation Experiences Society Generation Z Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
title_short |
O Instagram como ferramenta de pré-mediação da Geração Z |
title_full |
O Instagram como ferramenta de pré-mediação da Geração Z |
title_fullStr |
O Instagram como ferramenta de pré-mediação da Geração Z |
title_full_unstemmed |
O Instagram como ferramenta de pré-mediação da Geração Z |
title_sort |
O Instagram como ferramenta de pré-mediação da Geração Z |
author |
Pereira, Mafalda Cristina Madeira |
author_facet |
Pereira, Mafalda Cristina Madeira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Afonso, Carla Susana Moiteiro Ganito Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Mafalda Cristina Madeira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pré-mediação Experiências Sociedade Geração Z Media Pre-mediation Experiences Society Generation Z Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
topic |
Pré-mediação Experiências Sociedade Geração Z Media Pre-mediation Experiences Society Generation Z Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
description |
Com toda a evolução da sociedade, surgiram novos modos de olhar o mundo através das redes sociais. Nesse sentido, a realidade surge como algo mediado e, por isso, evoluem conceitos que outrora não seriam abraçados. Assim, o ecossistema Instagram vem demonstrar toda esta evolução e, com a particularização da geração Z, conseguimos compreender quais as evoluções e como enfrentamos o mundo. Esta dissertação analisa o papel do Instagram na pré-mediação de experiências, mais propriamente na Geração Z. O estudo utilizou uma metodologia exploratória uma vez que se trata de um tema não só sobre comportamento humano, mas também da evolução constante de uma plataforma digital. Deste modo, a técnica de investigação definida apresenta-se sob forma de questionário. Com esta dissertação tornou-se possível compreender o modo de utilização e os sentimentos, tais como entusiasmo, segurança, tranquilidade, entre outros, que despoletavam o uso do Instagram. Foi ainda possível verificar qual seria o impacto no quotidiano do Homem face a esta pré-mediação, especificamente, nesta utilização por parte da geração Z e respetiva intencionalidade da mesma. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09 2023-09-29T00:30:33Z 2023-01-25 2023-01-25T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/41649 TID:203228022 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/41649 |
identifier_str_mv |
TID:203228022 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132069660459008 |