Experiência algorítmica: ação e prática de dado na plataforma Instagram
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Contracampo |
Texto Completo: | https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/40472 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é investigar a relação entre a prática de dado e as ações algorítmicas em plataformas digitais. Para isso, fazemos uma análise descritiva dos documentos do Instagram que são dirigidos aos seus usuários, identificando o que sugere ação e consequência prática das materialidades digitais em termos de produção, compartilhamento e coleta. Através deles, observamos a centralidade da experiência nesse tipo de construção informacional, desenvolvida na relação com processos de dataficação – a qual chamamos de experiência algorítmica. A partir de uma perspectiva pragmatista e neomaterialista, sugerimos segui-la buscando perceber as diferenças práticas produzidas no uso de plataformas digitais e identificando interações relevantes em práticas situadas. |
id |
UFF-5_27547a0e64209016ea2d859ec2db55eb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/40472 |
network_acronym_str |
UFF-5 |
network_name_str |
Contracampo |
repository_id_str |
|
spelling |
Experiência algorítmica: ação e prática de dado na plataforma InstagramExperiênciaAlgoritmosInstagramO objetivo deste artigo é investigar a relação entre a prática de dado e as ações algorítmicas em plataformas digitais. Para isso, fazemos uma análise descritiva dos documentos do Instagram que são dirigidos aos seus usuários, identificando o que sugere ação e consequência prática das materialidades digitais em termos de produção, compartilhamento e coleta. Através deles, observamos a centralidade da experiência nesse tipo de construção informacional, desenvolvida na relação com processos de dataficação – a qual chamamos de experiência algorítmica. A partir de uma perspectiva pragmatista e neomaterialista, sugerimos segui-la buscando perceber as diferenças práticas produzidas no uso de plataformas digitais e identificando interações relevantes em práticas situadas.Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense2021-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/4047210.22409/contracampo.v0i0.40472Contracampo; v. 39 n. 2 (2020): Trabalho de Plataforma II2238-25771414-748310.22409/contracampo.v39i2reponame:Contracampoinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporenghttps://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/40472/pdfhttps://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/40472/29083Copyright (c) 2020 Revista Contracampohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLemos, AndréPastor, Leonardo2020-08-26T23:28:24Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/40472Revistahttps://periodicos.uff.br/contracampoPUBhttps://periodicos.uff.br/contracampo/oai||contracampo.uff@gmail.com2238-25771414-7483opendoar:2020-08-26T23:28:24Contracampo - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Experiência algorítmica: ação e prática de dado na plataforma Instagram |
title |
Experiência algorítmica: ação e prática de dado na plataforma Instagram |
spellingShingle |
Experiência algorítmica: ação e prática de dado na plataforma Instagram Lemos, André Experiência Algoritmos |
title_short |
Experiência algorítmica: ação e prática de dado na plataforma Instagram |
title_full |
Experiência algorítmica: ação e prática de dado na plataforma Instagram |
title_fullStr |
Experiência algorítmica: ação e prática de dado na plataforma Instagram |
title_full_unstemmed |
Experiência algorítmica: ação e prática de dado na plataforma Instagram |
title_sort |
Experiência algorítmica: ação e prática de dado na plataforma Instagram |
author |
Lemos, André |
author_facet |
Lemos, André Pastor, Leonardo |
author_role |
author |
author2 |
Pastor, Leonardo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lemos, André Pastor, Leonardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Experiência Algoritmos |
topic |
Experiência Algoritmos |
description |
O objetivo deste artigo é investigar a relação entre a prática de dado e as ações algorítmicas em plataformas digitais. Para isso, fazemos uma análise descritiva dos documentos do Instagram que são dirigidos aos seus usuários, identificando o que sugere ação e consequência prática das materialidades digitais em termos de produção, compartilhamento e coleta. Através deles, observamos a centralidade da experiência nesse tipo de construção informacional, desenvolvida na relação com processos de dataficação – a qual chamamos de experiência algorítmica. A partir de uma perspectiva pragmatista e neomaterialista, sugerimos segui-la buscando perceber as diferenças práticas produzidas no uso de plataformas digitais e identificando interações relevantes em práticas situadas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/40472 10.22409/contracampo.v0i0.40472 |
url |
https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/40472 |
identifier_str_mv |
10.22409/contracampo.v0i0.40472 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/40472/pdf https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/40472/29083 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Contracampo https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Contracampo https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense |
dc.source.none.fl_str_mv |
Contracampo; v. 39 n. 2 (2020): Trabalho de Plataforma II 2238-2577 1414-7483 10.22409/contracampo.v39i2 reponame:Contracampo instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Contracampo |
collection |
Contracampo |
repository.name.fl_str_mv |
Contracampo - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||contracampo.uff@gmail.com |
_version_ |
1799705522649169920 |