Experiência algorítmica: ação e prática de dado na plataforma Instagram

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lemos, André
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Pastor, Leonardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Contracampo
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/40472
Resumo: O objetivo deste artigo é investigar a relação entre a prática de dado e as ações algorítmicas em plataformas digitais. Para isso, fazemos uma análise descritiva dos documentos do Instagram que são dirigidos aos seus usuários, identificando o que sugere ação e consequência prática das materialidades digitais em termos de produção, compartilhamento e coleta. Através deles, observamos a centralidade da experiência nesse tipo de construção informacional, desenvolvida na relação com processos de dataficação – a qual chamamos de experiência algorítmica. A partir de uma perspectiva pragmatista e neomaterialista, sugerimos segui-la buscando perceber as diferenças práticas produzidas no uso de plataformas digitais e identificando interações relevantes em práticas situadas.
id UFF-5_27547a0e64209016ea2d859ec2db55eb
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/40472
network_acronym_str UFF-5
network_name_str Contracampo
repository_id_str
spelling Experiência algorítmica: ação e prática de dado na plataforma InstagramExperiênciaAlgoritmosInstagramO objetivo deste artigo é investigar a relação entre a prática de dado e as ações algorítmicas em plataformas digitais. Para isso, fazemos uma análise descritiva dos documentos do Instagram que são dirigidos aos seus usuários, identificando o que sugere ação e consequência prática das materialidades digitais em termos de produção, compartilhamento e coleta. Através deles, observamos a centralidade da experiência nesse tipo de construção informacional, desenvolvida na relação com processos de dataficação – a qual chamamos de experiência algorítmica. A partir de uma perspectiva pragmatista e neomaterialista, sugerimos segui-la buscando perceber as diferenças práticas produzidas no uso de plataformas digitais e identificando interações relevantes em práticas situadas.Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense2021-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/4047210.22409/contracampo.v0i0.40472Contracampo; v. 39 n. 2 (2020): Trabalho de Plataforma II2238-25771414-748310.22409/contracampo.v39i2reponame:Contracampoinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporenghttps://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/40472/pdfhttps://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/40472/29083Copyright (c) 2020 Revista Contracampohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLemos, AndréPastor, Leonardo2020-08-26T23:28:24Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/40472Revistahttps://periodicos.uff.br/contracampoPUBhttps://periodicos.uff.br/contracampo/oai||contracampo.uff@gmail.com2238-25771414-7483opendoar:2020-08-26T23:28:24Contracampo - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Experiência algorítmica: ação e prática de dado na plataforma Instagram
title Experiência algorítmica: ação e prática de dado na plataforma Instagram
spellingShingle Experiência algorítmica: ação e prática de dado na plataforma Instagram
Lemos, André
Experiência
Algoritmos
Instagram
title_short Experiência algorítmica: ação e prática de dado na plataforma Instagram
title_full Experiência algorítmica: ação e prática de dado na plataforma Instagram
title_fullStr Experiência algorítmica: ação e prática de dado na plataforma Instagram
title_full_unstemmed Experiência algorítmica: ação e prática de dado na plataforma Instagram
title_sort Experiência algorítmica: ação e prática de dado na plataforma Instagram
author Lemos, André
author_facet Lemos, André
Pastor, Leonardo
author_role author
author2 Pastor, Leonardo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lemos, André
Pastor, Leonardo
dc.subject.por.fl_str_mv Experiência
Algoritmos
Instagram
topic Experiência
Algoritmos
Instagram
description O objetivo deste artigo é investigar a relação entre a prática de dado e as ações algorítmicas em plataformas digitais. Para isso, fazemos uma análise descritiva dos documentos do Instagram que são dirigidos aos seus usuários, identificando o que sugere ação e consequência prática das materialidades digitais em termos de produção, compartilhamento e coleta. Através deles, observamos a centralidade da experiência nesse tipo de construção informacional, desenvolvida na relação com processos de dataficação – a qual chamamos de experiência algorítmica. A partir de uma perspectiva pragmatista e neomaterialista, sugerimos segui-la buscando perceber as diferenças práticas produzidas no uso de plataformas digitais e identificando interações relevantes em práticas situadas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/40472
10.22409/contracampo.v0i0.40472
url https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/40472
identifier_str_mv 10.22409/contracampo.v0i0.40472
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/40472/pdf
https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/40472/29083
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Contracampo
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Contracampo
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense
dc.source.none.fl_str_mv Contracampo; v. 39 n. 2 (2020): Trabalho de Plataforma II
2238-2577
1414-7483
10.22409/contracampo.v39i2
reponame:Contracampo
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Contracampo
collection Contracampo
repository.name.fl_str_mv Contracampo - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv ||contracampo.uff@gmail.com
_version_ 1799705522649169920