12 Estudos para guitarra de Heitor Villa-Lobos: análise e edição comparativa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/23435 |
Resumo: | O ciclo de 12 Estudos para Guitarra de Heitor Villa-Lobos é uma obra de reconhecida importância na formação de um guitarrista. O autor deste trabalho pretende interpretar o ciclo completo no âmbito do Projeto Artístico do Mestrado em Música da Universidade de Aveiro. São conhecidos três conjuntos de manuscritos pela mão de Villa-Lobos (dois deles contendo a totalidade da obra) e uma versão editada pela casa Max Eschig em 1953, enquanto o compositor ainda vivia. Apesar de serem fontes da mesma obra, existem entre elas algumas diferenças pontuais e outras de dimensão considerável: há uma página e meia a mais no Estudo 10 de uma das fontes. Este trabalho tem o objetivo de analisar as diferenças encontradas nas fontes e sugerir uma possível escolha de material para interpretação baseada na análise anteriormente feita. Também pretende apresentar em formato de edição comparativa as fontes estudadas. |
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12 Estudos para guitarra de Heitor Villa-Lobos: análise e edição comparativaMúsicaGuitarraEstudos de caso - Heitor Villa-LobosCompositores - BrasilAnálise musicalO ciclo de 12 Estudos para Guitarra de Heitor Villa-Lobos é uma obra de reconhecida importância na formação de um guitarrista. O autor deste trabalho pretende interpretar o ciclo completo no âmbito do Projeto Artístico do Mestrado em Música da Universidade de Aveiro. São conhecidos três conjuntos de manuscritos pela mão de Villa-Lobos (dois deles contendo a totalidade da obra) e uma versão editada pela casa Max Eschig em 1953, enquanto o compositor ainda vivia. Apesar de serem fontes da mesma obra, existem entre elas algumas diferenças pontuais e outras de dimensão considerável: há uma página e meia a mais no Estudo 10 de uma das fontes. Este trabalho tem o objetivo de analisar as diferenças encontradas nas fontes e sugerir uma possível escolha de material para interpretação baseada na análise anteriormente feita. Também pretende apresentar em formato de edição comparativa as fontes estudadas.The 12 Studies for Guitar by Heitor Villa-Lobos is an important work for the development of a guitarist. The author of this paper pretends to play the full work for his Artistic Project for the Master in Music at Aveiro University. Three manuscripts are known by the hand of Villa-Lobos (two of them containing the totality of the work) and one edited version by the Editions Max Eschig in 1953, during the composer’s life. Although these are sources of the same work, differences can be seen when comparing them. In some cases these are just small differences, in other cases of significant importance: one and a half pages of material in Study nº 10 is present on two sources but not on the others. This paper aims to analyze the differences found on the sources and suggest a possible choice of the musical material to perform based on the analysis. It pretends as well to present in a comparative edition format all the sources studied.Universidade de Aveiro2018-06-07T18:26:43Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/23435TID:201942224porMorin, Tiago Filipe Antunes Barrosoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:45:38Zoai:ria.ua.pt:10773/23435Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:57:12.006433Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O ciclo de 12 Estudos para Guitarra de Heitor Villa-Lobos é uma obra de reconhecida importância na formação de um guitarrista. O autor deste trabalho pretende interpretar o ciclo completo no âmbito do Projeto Artístico do Mestrado em Música da Universidade de Aveiro. São conhecidos três conjuntos de manuscritos pela mão de Villa-Lobos (dois deles contendo a totalidade da obra) e uma versão editada pela casa Max Eschig em 1953, enquanto o compositor ainda vivia. Apesar de serem fontes da mesma obra, existem entre elas algumas diferenças pontuais e outras de dimensão considerável: há uma página e meia a mais no Estudo 10 de uma das fontes. Este trabalho tem o objetivo de analisar as diferenças encontradas nas fontes e sugerir uma possível escolha de material para interpretação baseada na análise anteriormente feita. Também pretende apresentar em formato de edição comparativa as fontes estudadas. |
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