A complexidade do self e a sua relação com o autoconceito académico, auto-estima e rendimento académico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leal, Ana Lia Fernandes
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/3931
Resumo: Dissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário
id RCAP_6d71abfcfed0b8e76a917ea510faeb27
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/3931
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A complexidade do self e a sua relação com o autoconceito académico, auto-estima e rendimento académicoComplexidade do selfAutoconceitoAuto-estimaRendimento académicoAdolescênciaSelf-complexitySelf-conceptSelf-esteemAcademic achievementAdolescenceDissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto UniversitárioO modelo da complexidade do self sugere que a forma como um sujeito organiza cognitivamente o seu autoconceito, pode ajudá-lo a enfrentar condições adversas. No entanto, poderá a complexidade do self estar relacionada com o percurso escolar de um adolescente? Neste estudo, tentamos perceber a relação da complexidade do self com a auto-estima, com o autoconceito e com o autoconceito académico. Pretendemos igualmente estudar a relação da complexidade do self com o desenvolvimento do adolescente, e também, a relação do rendimento académico do adolescente com a auto-estima e com a complexidade do self total. Participaram 230 alunos do 7º, 8º e 9º ano de uma escola pública do distrito do Porto, dos quais 42 já tinham reprovado pelo menos uma vez. Os valores de complexidade do self total variaram entre o 0 e o 2.18, tendo sido mencionados uma média de 6 aspectos do self por aluno. Os resultados mostraram que a complexidade do self apenas se demonstrou associada ao autoconceito académico. Por outro lado, os alunos do 9º ano demonstraram possuir uma complexidade do self mais desenvolvida que os do 7º ano. Relativamente ao rendimento académico, não foram detectadas diferenças de auto-estima nem de complexidade do self total entre alunos com e sem reprovações.Abstract: V Abstract The self-complexity model suggests that the way a person cognitively organize their self-concept, help her to deal with adverse conditions. However, can self-complexity be related to the educational background of an adolescent? In this study, we tried to understand the relation of self-complexity with self-esteem, with self-concept and with academic self-concept. We also want to study the self-complexity during de adolescent development, and the relation of academic achievement with self-esteem and total self-complexity. The participants were 230 students in the 7th, 8th and 9th grades of a public school in the district of Porto, in which 42 had retaken at least once. The total self-complexity scores varied between 0 and 2.18 and was referred to an average of 6 self-aspects per pupil. The results showed that only academic self-concept was associated with self-complexity. On the other hand, 9th students had demonstrated a more developed self-complexity than the 7th students. With regard to academic achievement, there were no differences in self-esteem or total self-complexity between students with reproach or not.Peixoto, Francisco José BritoRepositório do ISPALeal, Ana Lia Fernandes2015-09-10T15:27:06Z2012-01-01T00:00:00Z2012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/3931porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:39:43Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/3931Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:21:47.141248Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A complexidade do self e a sua relação com o autoconceito académico, auto-estima e rendimento académico
title A complexidade do self e a sua relação com o autoconceito académico, auto-estima e rendimento académico
spellingShingle A complexidade do self e a sua relação com o autoconceito académico, auto-estima e rendimento académico
Leal, Ana Lia Fernandes
Complexidade do self
Autoconceito
Auto-estima
Rendimento académico
Adolescência
Self-complexity
Self-concept
Self-esteem
Academic achievement
Adolescence
title_short A complexidade do self e a sua relação com o autoconceito académico, auto-estima e rendimento académico
title_full A complexidade do self e a sua relação com o autoconceito académico, auto-estima e rendimento académico
title_fullStr A complexidade do self e a sua relação com o autoconceito académico, auto-estima e rendimento académico
title_full_unstemmed A complexidade do self e a sua relação com o autoconceito académico, auto-estima e rendimento académico
title_sort A complexidade do self e a sua relação com o autoconceito académico, auto-estima e rendimento académico
author Leal, Ana Lia Fernandes
author_facet Leal, Ana Lia Fernandes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Peixoto, Francisco José Brito
Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Leal, Ana Lia Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Complexidade do self
Autoconceito
Auto-estima
Rendimento académico
Adolescência
Self-complexity
Self-concept
Self-esteem
Academic achievement
Adolescence
topic Complexidade do self
Autoconceito
Auto-estima
Rendimento académico
Adolescência
Self-complexity
Self-concept
Self-esteem
Academic achievement
Adolescence
description Dissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2012-01-01T00:00:00Z
2015-09-10T15:27:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/3931
url http://hdl.handle.net/10400.12/3931
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130079172755456