Ecos do subdesenvolvimento : as ciências sociais no Brasil e a produção cultural de Rogério Sganzerla
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/40823 |
Resumo: | A partir da revisão e análise da produção das ciências sociais brasileiras das décadas de 1950 a 1970, a presente dissertação procura caracterizar os conceitos de subdesenvolvimento e teoria da dependência. Em seguida, tendo como base estes conceitos, procura-se expandir a discussão ao lugar da cultura nas relações subdesenvolvidas e, mais especificamente, da produção cinematográfica. A caracterização deste estado no cinema brasileiro se faz mais clara, defende-se aqui, no movimento do Cinema Marginal e nas obras do cineasta Rogério Sganzerla, que, à luz da apropriação de sua condição de subdesenvolvimento, incorpora novas linguagens, estéticas e temáticas na produção do país. Investiga-se, desta maneira, a relação entre a teoria e a obra do diretor e a condição de subdesenvolvimento imposta ao Brasil pelo processo de desenvolvimento do capitalismo internacional. E adiciona-se como determinante nesta equação a presença maciça do cinema estrangeiro, principalmente o norte-americano, como o principal pilar de constrangimento da indústria cinematográfica brasileira e como principal modelo de oposição ou diálogo para os cineastas marginais no momento da criação de seus filmes. |
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Ecos do subdesenvolvimento : as ciências sociais no Brasil e a produção cultural de Rogério SganzerlaSganzerla, Rogério, 1946-2004Cineastas - Brasil - séc.20Cinema - Brasil - séc.20Indústria da cultura - Brasil - séc.20Brasil - Vida intelectual - séc.20Brasil - Condições económicas - séc.20Teses de mestrado - 2019Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasA partir da revisão e análise da produção das ciências sociais brasileiras das décadas de 1950 a 1970, a presente dissertação procura caracterizar os conceitos de subdesenvolvimento e teoria da dependência. Em seguida, tendo como base estes conceitos, procura-se expandir a discussão ao lugar da cultura nas relações subdesenvolvidas e, mais especificamente, da produção cinematográfica. A caracterização deste estado no cinema brasileiro se faz mais clara, defende-se aqui, no movimento do Cinema Marginal e nas obras do cineasta Rogério Sganzerla, que, à luz da apropriação de sua condição de subdesenvolvimento, incorpora novas linguagens, estéticas e temáticas na produção do país. Investiga-se, desta maneira, a relação entre a teoria e a obra do diretor e a condição de subdesenvolvimento imposta ao Brasil pelo processo de desenvolvimento do capitalismo internacional. E adiciona-se como determinante nesta equação a presença maciça do cinema estrangeiro, principalmente o norte-americano, como o principal pilar de constrangimento da indústria cinematográfica brasileira e como principal modelo de oposição ou diálogo para os cineastas marginais no momento da criação de seus filmes.Starting from the analysis of Brazilian social sciences’ production from the 1950s and 1960s, this dissertation aims to distinguish the concepts of underdevelopment and dependency. Then, based on these concepts, we seek to expand the discussion to the place of the culture in underdeveloped countries and, more specifically, its film production. The characterization of this state in Brazilian cinema becomes clearer, as we state here, in the Marginal Cinema movement and in the work of filmmaker Rogério Sganzerla, who, appropriating the underdeveloped condition, incorporates new languages, aesthetics and themes in his country's filmography. This way, the relationship between the director’s theory and films and the condition of underdevelopment imposed on Brazil by the process of development of international capitalism is investigated. And the determinant factor in this equation is the massive presence of foreign cinema, especially the North American, as the main pillar of constraints for the Brazilian film industry and as the main model of opposition or dialogue for the marginal filmmakers at the moment of the creation of their films.Frangella, SimoneRepositório da Universidade de LisboaPace, Gabriel Paolillo2020-01-15T10:19:12Z2019-11-112019-09-132019-11-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/40823TID:202332004porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:40:30Zoai:repositorio.ul.pt:10451/40823Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:54:30.952081Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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