Ecos do subdesenvolvimento : as ciências sociais no Brasil e a produção cultural de Rogério Sganzerla

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pace, Gabriel Paolillo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/40823
Resumo: A partir da revisão e análise da produção das ciências sociais brasileiras das décadas de 1950 a 1970, a presente dissertação procura caracterizar os conceitos de subdesenvolvimento e teoria da dependência. Em seguida, tendo como base estes conceitos, procura-se expandir a discussão ao lugar da cultura nas relações subdesenvolvidas e, mais especificamente, da produção cinematográfica. A caracterização deste estado no cinema brasileiro se faz mais clara, defende-se aqui, no movimento do Cinema Marginal e nas obras do cineasta Rogério Sganzerla, que, à luz da apropriação de sua condição de subdesenvolvimento, incorpora novas linguagens, estéticas e temáticas na produção do país. Investiga-se, desta maneira, a relação entre a teoria e a obra do diretor e a condição de subdesenvolvimento imposta ao Brasil pelo processo de desenvolvimento do capitalismo internacional. E adiciona-se como determinante nesta equação a presença maciça do cinema estrangeiro, principalmente o norte-americano, como o principal pilar de constrangimento da indústria cinematográfica brasileira e como principal modelo de oposição ou diálogo para os cineastas marginais no momento da criação de seus filmes.
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