Fatores de Satisfação no Trabalho no Ensino Superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chienda, Joaquina Noloti
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/11746
Resumo: O presente estudo teve como objetivo principal identificar os fatores que influenciam a satisfação no trabalho no ensino superior através da comparação entre duas instituições do setor público e privado situadas na cidade do Lubango (Angola). Para a sua concretização recorreu-se à abordagem qualitativa, através do método estudo de caso que nos permitiu fazer uma comparação da satisfação no trabalho entre funcionários do ISPH (público) e do ISPI (privado). A amostra de estudo utilizada é não-probabilística por conveniência constituída por 10 funcionários, sendo 5 do ISPH e os outros 5 do ISPI. A técnica utilizada para a recolha de dados foi um guião de entrevista com perguntas semiestruturadas aplicado online através da rede social WhatsApp, as entrevistas foram gravadas para posterior análise, os dados foram tratados usando a análise de conteúdo. De acordo com os resultados constatou-se que, dos seis fatores elegidos para este estudo, em ambas instituições, os funcionários entrevistados sentem-se satisfeitos com a maioria dos fatores de satisfação estudados nomeadamente a autonomia e poder de decisão, as relações com a chefia, as relações com os colegas de trabalho e as caraterísticas do trabalho. Ficou registado que os funcionários do ISPI mostraram certa vantagem com as caraterísticas do trabalho devido as boas condições materiais e humanas de trabalho que a instituição oferece, facto que não se comprova no ISPH porque os funcionários alegaram que a instituição carece de condições materiais e humanas de trabalho. Em ambas instituições estudadas, os principais fatores de insatisfação são as oportunidades de crescimento e promoções, assim como as remunerações e outros benefícios materiais. Quanto ao segundo fator mencionado, a única diferença verificada é o facto de os funcionários do ISPI terem declarado que os seus salários são pagos de acordo com as habilitações académicas, enquanto que para os funcionários do ISPH não. Mas esta diferença não foi considerada tão relevante porque o salário é apenas uma das componentes da remuneração e que no geral os funcionários do ISPI mostraram sentimentos de insatisfação com as remunerações e outros benefícios materiais.
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A técnica utilizada para a recolha de dados foi um guião de entrevista com perguntas semiestruturadas aplicado online através da rede social WhatsApp, as entrevistas foram gravadas para posterior análise, os dados foram tratados usando a análise de conteúdo. De acordo com os resultados constatou-se que, dos seis fatores elegidos para este estudo, em ambas instituições, os funcionários entrevistados sentem-se satisfeitos com a maioria dos fatores de satisfação estudados nomeadamente a autonomia e poder de decisão, as relações com a chefia, as relações com os colegas de trabalho e as caraterísticas do trabalho. Ficou registado que os funcionários do ISPI mostraram certa vantagem com as caraterísticas do trabalho devido as boas condições materiais e humanas de trabalho que a instituição oferece, facto que não se comprova no ISPH porque os funcionários alegaram que a instituição carece de condições materiais e humanas de trabalho. Em ambas instituições estudadas, os principais fatores de insatisfação são as oportunidades de crescimento e promoções, assim como as remunerações e outros benefícios materiais. Quanto ao segundo fator mencionado, a única diferença verificada é o facto de os funcionários do ISPI terem declarado que os seus salários são pagos de acordo com as habilitações académicas, enquanto que para os funcionários do ISPH não. Mas esta diferença não foi considerada tão relevante porque o salário é apenas uma das componentes da remuneração e que no geral os funcionários do ISPI mostraram sentimentos de insatisfação com as remunerações e outros benefícios materiais.This study aimed to identify the factors that influence job satisfaction in higher education by comparing two public and private sector institutions located in the city of Lubango (Angola). To achieve this, we used a qualitative approach, through the case study method that allowed us to compare job satisfaction between ISPH (public) and ISPI (private) employees. The study sample used is non-probabilistic for convenience consisting of 10 employees, 5 from ISPH and the other 5 from ISPI. The technique used for data collection was an interview guide with semi-structured questions applied online through the social network WhatsApp, the interviews were recorded for later analysis, the data were treated using content analysis. According to the results, it was found that, of the six factors chosen for this study, in both institutions, the interviewed employees feel satisfied with most of the satisfaction factors studied, namely the autonomy and decision-making power, the relations with the boss , relationships with co-workers and job characteristics. It was noted that ISPI employees showed a certain advantage with the work characteristics due to the good material and human working conditions that the institution offers, a fact that is not proven at ISPH because the employees claimed that the institution lacks material and human working conditions. job. In both institutions studied, the main factors of dissatisfaction are opportunities for growth and promotions, as well as remuneration and other material benefits. As for the second factor mentioned, the only difference noted is the fact that ISPI employees have declared that their salaries are paid according to academic qualifications, whereas for ISPH employees they are not. But this difference was not considered as relevant because the salary is only one component of the remuneration and that in general the ISPI employees showed feelings of dissatisfaction with the remunerations and other material benefits.Nunes, António João SantosuBibliorumChienda, Joaquina Noloti2022-01-12T16:49:57Z2020-12-182020-10-222020-12-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/11746TID:202856283porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:54:27Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/11746Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:51:27.819416Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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