Atividades de outdoor learning na educação pré-escolar - Potencialidades na promoção de atitudes pró-ambiente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Delgado, Catarina A A
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10314/4387
Resumo: O relatório que apresentamos foi estruturado de acordo com o regulamento da prática de ensino supervisionada dos cursos habilitadores à docência do Instituto Politécnico da Guarda. As práticas de ensino supervisionadas, realizadas em instituições de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, permitiram: o contacto com grupos de crianças de diferentes faixas etárias; vivenciar a realidade das instituições de educação; desenvolver técnicas de trabalho em grupo e refletir sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas. Neste relatório, apresenta-se uma investigação enquadrada na área da Educação Ambiental e desenvolvida com um grupo de 12 crianças (com idades compreendidas entre 3 e 4 anos) a frequentar a educação pré-escolar. Assim desenvolveu-se uma intervenção pedagógico-didática estruturada em quatro sessões e cuja finalidade foi analisar as potencialidades das atividades de Outdoor Learning, com recurso aos jogos didáticos, nas aprendizagens de atitudes pró-ambiente. Ensinar sobre ambiente é desenvolver competências de cidadania comprometida com a proteção e preservação do meio ambiente. A análise dos resultados deixa a convicção de que os recursos, a estratégia e a sequência da exploração didática revelaram potencialidades no desenvolvimento de aprendizagem de atitudes pró-ambiente. A educação pré-escolar pode desempenhar uma função relevante na educação para uma cidadania responsável e comprometida com práticas de sustentabilidade para com a natureza.
id RCAP_cd0c3ad80ccbfd72689b00dc1c28913a
oai_identifier_str oai:bdigital.ipg.pt:10314/4387
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Atividades de outdoor learning na educação pré-escolar - Potencialidades na promoção de atitudes pró-ambienteEducação Pré-EscolarOutdoor LearningJogos DidáticosAtitudes pró-ambienteO relatório que apresentamos foi estruturado de acordo com o regulamento da prática de ensino supervisionada dos cursos habilitadores à docência do Instituto Politécnico da Guarda. As práticas de ensino supervisionadas, realizadas em instituições de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, permitiram: o contacto com grupos de crianças de diferentes faixas etárias; vivenciar a realidade das instituições de educação; desenvolver técnicas de trabalho em grupo e refletir sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas. Neste relatório, apresenta-se uma investigação enquadrada na área da Educação Ambiental e desenvolvida com um grupo de 12 crianças (com idades compreendidas entre 3 e 4 anos) a frequentar a educação pré-escolar. Assim desenvolveu-se uma intervenção pedagógico-didática estruturada em quatro sessões e cuja finalidade foi analisar as potencialidades das atividades de Outdoor Learning, com recurso aos jogos didáticos, nas aprendizagens de atitudes pró-ambiente. Ensinar sobre ambiente é desenvolver competências de cidadania comprometida com a proteção e preservação do meio ambiente. A análise dos resultados deixa a convicção de que os recursos, a estratégia e a sequência da exploração didática revelaram potencialidades no desenvolvimento de aprendizagem de atitudes pró-ambiente. A educação pré-escolar pode desempenhar uma função relevante na educação para uma cidadania responsável e comprometida com práticas de sustentabilidade para com a natureza.Instituto Politécnico da Guarda2018-10-22T11:07:47Z2018-10-222018-09-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10314/4387http://hdl.handle.net/10314/4387TID:201986191porDelgado, Catarina A Ainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-14T02:58:18Zoai:bdigital.ipg.pt:10314/4387Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:43:26.159914Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Atividades de outdoor learning na educação pré-escolar - Potencialidades na promoção de atitudes pró-ambiente
title Atividades de outdoor learning na educação pré-escolar - Potencialidades na promoção de atitudes pró-ambiente
spellingShingle Atividades de outdoor learning na educação pré-escolar - Potencialidades na promoção de atitudes pró-ambiente
Delgado, Catarina A A
Educação Pré-Escolar
Outdoor Learning
Jogos Didáticos
Atitudes pró-ambiente
title_short Atividades de outdoor learning na educação pré-escolar - Potencialidades na promoção de atitudes pró-ambiente
title_full Atividades de outdoor learning na educação pré-escolar - Potencialidades na promoção de atitudes pró-ambiente
title_fullStr Atividades de outdoor learning na educação pré-escolar - Potencialidades na promoção de atitudes pró-ambiente
title_full_unstemmed Atividades de outdoor learning na educação pré-escolar - Potencialidades na promoção de atitudes pró-ambiente
title_sort Atividades de outdoor learning na educação pré-escolar - Potencialidades na promoção de atitudes pró-ambiente
author Delgado, Catarina A A
author_facet Delgado, Catarina A A
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Delgado, Catarina A A
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-Escolar
Outdoor Learning
Jogos Didáticos
Atitudes pró-ambiente
topic Educação Pré-Escolar
Outdoor Learning
Jogos Didáticos
Atitudes pró-ambiente
description O relatório que apresentamos foi estruturado de acordo com o regulamento da prática de ensino supervisionada dos cursos habilitadores à docência do Instituto Politécnico da Guarda. As práticas de ensino supervisionadas, realizadas em instituições de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, permitiram: o contacto com grupos de crianças de diferentes faixas etárias; vivenciar a realidade das instituições de educação; desenvolver técnicas de trabalho em grupo e refletir sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas. Neste relatório, apresenta-se uma investigação enquadrada na área da Educação Ambiental e desenvolvida com um grupo de 12 crianças (com idades compreendidas entre 3 e 4 anos) a frequentar a educação pré-escolar. Assim desenvolveu-se uma intervenção pedagógico-didática estruturada em quatro sessões e cuja finalidade foi analisar as potencialidades das atividades de Outdoor Learning, com recurso aos jogos didáticos, nas aprendizagens de atitudes pró-ambiente. Ensinar sobre ambiente é desenvolver competências de cidadania comprometida com a proteção e preservação do meio ambiente. A análise dos resultados deixa a convicção de que os recursos, a estratégia e a sequência da exploração didática revelaram potencialidades no desenvolvimento de aprendizagem de atitudes pró-ambiente. A educação pré-escolar pode desempenhar uma função relevante na educação para uma cidadania responsável e comprometida com práticas de sustentabilidade para com a natureza.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-22T11:07:47Z
2018-10-22
2018-09-18T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10314/4387
http://hdl.handle.net/10314/4387
TID:201986191
url http://hdl.handle.net/10314/4387
identifier_str_mv TID:201986191
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico da Guarda
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico da Guarda
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136927959482368