Atividades de outdoor learning na educação pré-escolar - Potencialidades na promoção de atitudes pró-ambiente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10314/4387 |
Resumo: | O relatório que apresentamos foi estruturado de acordo com o regulamento da prática de ensino supervisionada dos cursos habilitadores à docência do Instituto Politécnico da Guarda. As práticas de ensino supervisionadas, realizadas em instituições de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, permitiram: o contacto com grupos de crianças de diferentes faixas etárias; vivenciar a realidade das instituições de educação; desenvolver técnicas de trabalho em grupo e refletir sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas. Neste relatório, apresenta-se uma investigação enquadrada na área da Educação Ambiental e desenvolvida com um grupo de 12 crianças (com idades compreendidas entre 3 e 4 anos) a frequentar a educação pré-escolar. Assim desenvolveu-se uma intervenção pedagógico-didática estruturada em quatro sessões e cuja finalidade foi analisar as potencialidades das atividades de Outdoor Learning, com recurso aos jogos didáticos, nas aprendizagens de atitudes pró-ambiente. Ensinar sobre ambiente é desenvolver competências de cidadania comprometida com a proteção e preservação do meio ambiente. A análise dos resultados deixa a convicção de que os recursos, a estratégia e a sequência da exploração didática revelaram potencialidades no desenvolvimento de aprendizagem de atitudes pró-ambiente. A educação pré-escolar pode desempenhar uma função relevante na educação para uma cidadania responsável e comprometida com práticas de sustentabilidade para com a natureza. |
id |
RCAP_cd0c3ad80ccbfd72689b00dc1c28913a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdigital.ipg.pt:10314/4387 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Atividades de outdoor learning na educação pré-escolar - Potencialidades na promoção de atitudes pró-ambienteEducação Pré-EscolarOutdoor LearningJogos DidáticosAtitudes pró-ambienteO relatório que apresentamos foi estruturado de acordo com o regulamento da prática de ensino supervisionada dos cursos habilitadores à docência do Instituto Politécnico da Guarda. As práticas de ensino supervisionadas, realizadas em instituições de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, permitiram: o contacto com grupos de crianças de diferentes faixas etárias; vivenciar a realidade das instituições de educação; desenvolver técnicas de trabalho em grupo e refletir sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas. Neste relatório, apresenta-se uma investigação enquadrada na área da Educação Ambiental e desenvolvida com um grupo de 12 crianças (com idades compreendidas entre 3 e 4 anos) a frequentar a educação pré-escolar. Assim desenvolveu-se uma intervenção pedagógico-didática estruturada em quatro sessões e cuja finalidade foi analisar as potencialidades das atividades de Outdoor Learning, com recurso aos jogos didáticos, nas aprendizagens de atitudes pró-ambiente. Ensinar sobre ambiente é desenvolver competências de cidadania comprometida com a proteção e preservação do meio ambiente. A análise dos resultados deixa a convicção de que os recursos, a estratégia e a sequência da exploração didática revelaram potencialidades no desenvolvimento de aprendizagem de atitudes pró-ambiente. A educação pré-escolar pode desempenhar uma função relevante na educação para uma cidadania responsável e comprometida com práticas de sustentabilidade para com a natureza.Instituto Politécnico da Guarda2018-10-22T11:07:47Z2018-10-222018-09-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10314/4387http://hdl.handle.net/10314/4387TID:201986191porDelgado, Catarina A Ainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-14T02:58:18Zoai:bdigital.ipg.pt:10314/4387Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:43:26.159914Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Atividades de outdoor learning na educação pré-escolar - Potencialidades na promoção de atitudes pró-ambiente |
title |
Atividades de outdoor learning na educação pré-escolar - Potencialidades na promoção de atitudes pró-ambiente |
spellingShingle |
Atividades de outdoor learning na educação pré-escolar - Potencialidades na promoção de atitudes pró-ambiente Delgado, Catarina A A Educação Pré-Escolar Outdoor Learning Jogos Didáticos Atitudes pró-ambiente |
title_short |
Atividades de outdoor learning na educação pré-escolar - Potencialidades na promoção de atitudes pró-ambiente |
title_full |
Atividades de outdoor learning na educação pré-escolar - Potencialidades na promoção de atitudes pró-ambiente |
title_fullStr |
Atividades de outdoor learning na educação pré-escolar - Potencialidades na promoção de atitudes pró-ambiente |
title_full_unstemmed |
Atividades de outdoor learning na educação pré-escolar - Potencialidades na promoção de atitudes pró-ambiente |
title_sort |
Atividades de outdoor learning na educação pré-escolar - Potencialidades na promoção de atitudes pró-ambiente |
author |
Delgado, Catarina A A |
author_facet |
Delgado, Catarina A A |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Delgado, Catarina A A |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pré-Escolar Outdoor Learning Jogos Didáticos Atitudes pró-ambiente |
topic |
Educação Pré-Escolar Outdoor Learning Jogos Didáticos Atitudes pró-ambiente |
description |
O relatório que apresentamos foi estruturado de acordo com o regulamento da prática de ensino supervisionada dos cursos habilitadores à docência do Instituto Politécnico da Guarda. As práticas de ensino supervisionadas, realizadas em instituições de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, permitiram: o contacto com grupos de crianças de diferentes faixas etárias; vivenciar a realidade das instituições de educação; desenvolver técnicas de trabalho em grupo e refletir sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas. Neste relatório, apresenta-se uma investigação enquadrada na área da Educação Ambiental e desenvolvida com um grupo de 12 crianças (com idades compreendidas entre 3 e 4 anos) a frequentar a educação pré-escolar. Assim desenvolveu-se uma intervenção pedagógico-didática estruturada em quatro sessões e cuja finalidade foi analisar as potencialidades das atividades de Outdoor Learning, com recurso aos jogos didáticos, nas aprendizagens de atitudes pró-ambiente. Ensinar sobre ambiente é desenvolver competências de cidadania comprometida com a proteção e preservação do meio ambiente. A análise dos resultados deixa a convicção de que os recursos, a estratégia e a sequência da exploração didática revelaram potencialidades no desenvolvimento de aprendizagem de atitudes pró-ambiente. A educação pré-escolar pode desempenhar uma função relevante na educação para uma cidadania responsável e comprometida com práticas de sustentabilidade para com a natureza. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-22T11:07:47Z 2018-10-22 2018-09-18T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10314/4387 http://hdl.handle.net/10314/4387 TID:201986191 |
url |
http://hdl.handle.net/10314/4387 |
identifier_str_mv |
TID:201986191 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico da Guarda |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico da Guarda |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136927959482368 |