Outdoor learning

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conceição, Maria L J
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10314/2130
Resumo: O presente documento é o Relatório Final de Estágio enquadrado no regulamento n.º82/2012, o qual contempla três componentes essenciais. Na primeira faz-se o enquadramento das instituições onde se encontra a contextualização legal da formação de professores e as escolas que acolheram o processo de PES. Na segunda parte apresenta-se a descrição do grupo/turma e do processo de Prática de Ensino Supervisionada. Por fim, na terceira parte, desenvolvemos uma proposta de uma prática docente relacionada com a superação de um problema e/ou implementação de uma medida relativa ao tema escolhido, diretamente relacionada com os programas das áreas disciplinares, do ciclo onde se realizou o estágio. Esta proposta realizou-se na PES II, na Escola Básica n.º 1 do Espírito Santo, com os alunos do 4º ano, tendo como tema "Outdoor Learning". O desenvolvimento do mesmo ocorreu através de uma visita de estudo a uma zona rural. Os alunos foram distribuídos por grupos e seguiram mensagens que continham instruções, problemas e recolha de objetos, bem como um mapa previamente analisado. Estas mensagens foram elaboradas com os conteúdos abordados anteriormente nas áreas de Português, Matemática e Estudo do Meio. Os resultados obtidos foram bastante satisfatórios já que os alunos conseguiram trabalhar em grupo, seguir instruções, resolver problemas e orientar-se.
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