O papel da inteligência emocional na relação entre a satisfação pós-compra por impulso e tendência para a compra no comportamento do consumidor
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/30092 |
Resumo: | O presente trabalho pretende estudar o efeito da satisfação pós-compra por impulso no comportamento do consumidor. Mais especificamente, este estudo analisa o efeito da satisfação pós-compra por impulso (Tempo 1) na tendência para comprar por impulso, e os seus efeitos na repetição e recomendação da compra (Tempo 2). Mais ainda, testámos o efeito moderador da inteligência emocional. Usámos um estudo de painel, com uma amostra de 259 indivíduos, e com dois momentos de recolha de dados, para testar as nossas hipóteses. Os resultados obtidos demonstraram que a tendência para comprar por impulso medeia a relação entre a satisfação pós-compra e o comportamento do consumidor (i.e., repetição e recomendação). Adicionalmente, a inteligência emocional moderou a relação entre a satisfação pós-compra e a tendência para a compra por impulso. Implicações teóricas e práticas são discutidas. |
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O papel da inteligência emocional na relação entre a satisfação pós-compra por impulso e tendência para a compra no comportamento do consumidorTendência para comprar por impulsoSatisfação pós-compra por impulsoRepetição de compras por impulsoRecomendação de compras por impulsoInteligência emocionalDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoO presente trabalho pretende estudar o efeito da satisfação pós-compra por impulso no comportamento do consumidor. Mais especificamente, este estudo analisa o efeito da satisfação pós-compra por impulso (Tempo 1) na tendência para comprar por impulso, e os seus efeitos na repetição e recomendação da compra (Tempo 2). Mais ainda, testámos o efeito moderador da inteligência emocional. Usámos um estudo de painel, com uma amostra de 259 indivíduos, e com dois momentos de recolha de dados, para testar as nossas hipóteses. Os resultados obtidos demonstraram que a tendência para comprar por impulso medeia a relação entre a satisfação pós-compra e o comportamento do consumidor (i.e., repetição e recomendação). Adicionalmente, a inteligência emocional moderou a relação entre a satisfação pós-compra e a tendência para a compra por impulso. Implicações teóricas e práticas são discutidas.The present work intends to study the effect of impulse post-purchase satisfaction on consumer behavior. More specifically, this study analyzes the effect of impulse post-purchase satisfaction (Time 1) on impulse buying tendency, and its effects on repetition and recommendation of the purchase (Time 2). Moreover, we tested the moderating effect of emotional intelligence. We used a panel study with a sample of 259 individuals and two moments of data collection to test our hypotheses. The results showed that the impulse buying tendency mediates the relationship between post-purchase satisfaction and consumer behavior (i.e., repetition and recommendation). In addition, emotional intelligence moderated the relationship between post-purchase satisfaction and the impulse buying tendency. Theoretical and practical implications are discussed.Lopez, AníbalRepositório ComumPataliy, Lyubov2019-11-11T18:03:32Z2019-09-06T00:00:00Z2019-09-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/30092202300315porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:24:55Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/30092Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:14:21.049935Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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