Discriminamos quando compramos? Pessoas negras na publicidade e o comportamento do consumidor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosário, Beatriz do
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Lins, Samuel, Lima, Aline Venceslau Vieira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia e Saber Social
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/83396
Resumo: Determinados grupos sociais permanecem vítimas de discriminação, o que se reflete também na publicidade, que elege para as campanhas, preferencialmente, indivíduos do grupo maioritário. Este estudo propõe-se a avaliar em que medida o racismo e a presença de uma modelo negra num anúncio publicitário influenciam o comportamento do/a consumidor/a. Foi conduzido um estudo experimental, quantitativo, com 454 portugueses/as, com idades entre os 18 e os 76 anos (M=30.8, DP=13.6). Através de um questionário online, foi apresentada uma situação de compra, após a visualização de um anúncio publicitário. Foram criados três cenários experimentais com anúncios publicitários diferentes: um com uma modelo negra, um com uma modelo branca e um onde não surge nenhuma modelo. As emoções mais positivas revelaram ser um bom preditor para a tendência de comprar por impulso. No cenário com a modelo branca, a identificação com a modelo mostrou, igualmente, ser um preditor importante para os/as participantes.
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