Uso de funções multiquádricas para representação multivariável dos coeficientes aerodinâmicos de perfis alares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Filipe Caetano
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/8945
Resumo: Dado um vetor (ou matriz) de valores de uma determinada função de uma ou mais variáveis, é por vezes desejável achar o valor da função entre dois quaisquer pontos conhecidos. A interpolação multivariável e a aproximação através de funções de base radial são métodos que visam aproximar um determinado conjunto de dados amostrais através de uma função contínua ao longo de todo o domínio, e com crescente taxa de utilização em variadas aplicações nas áreas da ciência e engenharia. O foco principal do trabalho incide nos principais fatores que afetam a precisão e desempenho das funções multiquádricas, tais como a localização e quantidade de centros, e a escolha do fator de forma, aplicado à obtenção dos coeficientes aerodinâmicos de um dado perfil alar. O objetivo passa por comparar três diferentes abordagens: aproximação através de funções multiquádricas, interpolação multivariável e análise direta recorrendo ao programa xFoil, no que toca ao seu desempenho e eficiência, de modo a concluir os prós e contras de cada uma das abordagens no que diz respeito à capacidade de aproximação dos coeficientes aerodinâmicos de perfis alares. Comparam-se as três abordagens no que toca à sua precisão ao longo de um determinado domínio, e o tempo necessário para gerar soluções pertencentes a esse mesmo domínio (soluções estas associadas aos valores dos coeficientes aerodinâmicos de perfis alares). Os métodos implementados de colocação dos centros e de cálculo do fator de forma foram validados e permitiram obter resultados satisfatórios de modo a gerar funções de aproximação multiquádrica, da forma mais automatizada possível. Estes permitiram aproximar os coeficientes aerodinâmicos de perfis alares como função do número de Reynolds, ângulo de ataque, corda do flap e deflexão do flap, tendo-se obtido precisões semelhantes quando comparando com o método de interpolação multivariável. No que toca ao tempo de processamento associado às funções multiquádricas, é necessário estabelecer um compromisso entre ter maior precisão e maior tempo de processamento (associado a uma maior quantidade de centros para gerar a função), ou menor precisão com um tempo de processamento inferior (associado a uma menor quantidade de centros). A escolha da quantidade de centros vai permitir aferir qual das abordagens apresenta maior rapidez de cálculo.
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O foco principal do trabalho incide nos principais fatores que afetam a precisão e desempenho das funções multiquádricas, tais como a localização e quantidade de centros, e a escolha do fator de forma, aplicado à obtenção dos coeficientes aerodinâmicos de um dado perfil alar. O objetivo passa por comparar três diferentes abordagens: aproximação através de funções multiquádricas, interpolação multivariável e análise direta recorrendo ao programa xFoil, no que toca ao seu desempenho e eficiência, de modo a concluir os prós e contras de cada uma das abordagens no que diz respeito à capacidade de aproximação dos coeficientes aerodinâmicos de perfis alares. Comparam-se as três abordagens no que toca à sua precisão ao longo de um determinado domínio, e o tempo necessário para gerar soluções pertencentes a esse mesmo domínio (soluções estas associadas aos valores dos coeficientes aerodinâmicos de perfis alares). Os métodos implementados de colocação dos centros e de cálculo do fator de forma foram validados e permitiram obter resultados satisfatórios de modo a gerar funções de aproximação multiquádrica, da forma mais automatizada possível. Estes permitiram aproximar os coeficientes aerodinâmicos de perfis alares como função do número de Reynolds, ângulo de ataque, corda do flap e deflexão do flap, tendo-se obtido precisões semelhantes quando comparando com o método de interpolação multivariável. No que toca ao tempo de processamento associado às funções multiquádricas, é necessário estabelecer um compromisso entre ter maior precisão e maior tempo de processamento (associado a uma maior quantidade de centros para gerar a função), ou menor precisão com um tempo de processamento inferior (associado a uma menor quantidade de centros). A escolha da quantidade de centros vai permitir aferir qual das abordagens apresenta maior rapidez de cálculo.Given an array (or matrix) of values for a function of one or more variables, it is often desired to find a value between two given points. Multivariate interpolation and approximation by radial basis functions are nearly new subjects in approximation theory that have a lot of applications in many Science and Engineering fields. During the last decades, radial basis functions (RBFs) have found increasingly widespread use for functional approximation of scattered data. This research work aims at benchmarking three different approaches: an approximation by radial basis functions, a multivariate interpolation and a direct analysis using the xFoil program, in terms of their effectiveness and efficiency in order to conclude about the pros and cons of each method in approximating the aerodynamic coefficients of airfoils. The main focus of this work will be to study the main factors that affect the accuracy of the multiquadric functions, including the location and quantity of central points and the choice of the form factor, in order to obtain the aerodynamic coefficients of airfoils. We will also compare both approaches regarding their precision throughout the selected domain and the time required to accomplish a several amount of solutions (associated with the aerodynamic coefficients). The implemented methods of central point’s placement and form factor calculation have been validated and have yielded satisfactory results in order to generate multiquadric approximation functions, as automatically as possible. These allowed the approximation of the aerodynamic coefficients of airfoils, as a function of Reynolds number, angle of attack, flap chord and flap deflection, obtaining similar precision when compared with the multivariable linear interpolation method. With regard to the processing time associated with multiquadric functions, a compromise needs to be struck between higher precision and longer processing time (associated with more centers to generate the function), or lower precision with shorter processing time ( associated with fewer centers). The choice of the number of central points, when stipulated by the user, will allow to determine which of the three approaches presents faster calculations.Gamboa, Pedro VieirauBibliorumRibeiro, Filipe Caetano2020-01-29T17:01:14Z2019-11-072019-10-042019-11-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/8945TID:202375200porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:49:22Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/8945Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:49:12.668904Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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