O módulo e a estrutura modular : a dinâmica de projeto e o desenvolvimento da criatividade e da flexibilidade através e da aprendizagem cooperativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Tiago Pinto, 1987-
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/29592
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino das Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2016
id RCAP_cd21bcdbcf49efebcd8f64331e093f72
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/29592
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O módulo e a estrutura modular : a dinâmica de projeto e o desenvolvimento da criatividade e da flexibilidade através e da aprendizagem cooperativaCooperaçãoCriatividadeFlexibilidadeAbstraçãoVisualizaçãoRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2016Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino das Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2016O presente relatório tem como objetivo descrever e analisar a Iniciação à Prática profissional IV, realizada na disciplina de Educação Visual, numa turma de 9º ano do Colégio Pedro Arrupe, em Lisboa. A atividade realizada procurou desenvolver competências cognitivas, sócio-emocionais e motoras, como a criatividade, a flexibilidade, a capacidade de visualização e o pensamento crítico. Para isso, os alunos foram desafiados a trabalhar em cooperação de forma a criar novas ideias dentro das várias áreas de projeto previstas nas metas curriculares do 3º ciclo do ensino básico. A Unidade de trabalho foi estruturada a partir da Taxonomia dos objetivos educacionais de Bloom, que se mostrou uma valiosa ferramenta não só para os professores, mas também para os alunos ao tornar claro todo o processo de aprendizagem que deveriam percorrer. A atividade mostrou ser uma mais valia, não só para o desenvolvimento de competências cognitivas, mas também de competências sociais. No relatório encontra-se uma primeira parte dedicada ao enquadramento teórico da atividade, à qual se segue a descrição referente à operacionalização do projeto. Por fim, é feita uma reflexão crítica da prática pedagógica, a partir da qual são realizadas as conclusões finais deste estudo.This report aims to describe and analyze the Introduction to Professional Practice IV, performed in the discipline of Visual Education, a class of 9th grade of Colégio Pedro Arrupe in Lisbon. The activity performed sought to develop cognitive, socio-emotional and motor skills, such as creativity, flexibility, visualization and critical thinking. For this, the students were challenged to work in cooperation in order to create new ideas within the various project areas set out in the curriculum goals of the 3rd cycle of basic education. The project was structured from the Bloom´s Taxonomy of educational objectives, who proved to be a valuable tool not only for teachers but also for students to make clear the learning process. The activity proved to be an asset not only to the development of cognitive skills but also social skills. The first part of this report was dedicated to the theoretical framework of the activity, which is followed by the description relating to the implementation of the project. Finally, it made a critical reflection of the teaching practice, from which are made the final conclusions of this study.Santos, Sara Bahia dos, 1959-Repositório da Universidade de LisboaCoelho, Tiago Pinto, 1987-2017-11-03T14:54:53Z20162015-10-062016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/29592TID:201916215porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:21:53Zoai:repositorio.ul.pt:10451/29592Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:45:30.169171Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O módulo e a estrutura modular : a dinâmica de projeto e o desenvolvimento da criatividade e da flexibilidade através e da aprendizagem cooperativa
title O módulo e a estrutura modular : a dinâmica de projeto e o desenvolvimento da criatividade e da flexibilidade através e da aprendizagem cooperativa
spellingShingle O módulo e a estrutura modular : a dinâmica de projeto e o desenvolvimento da criatividade e da flexibilidade através e da aprendizagem cooperativa
Coelho, Tiago Pinto, 1987-
Cooperação
Criatividade
Flexibilidade
Abstração
Visualização
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2016
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O módulo e a estrutura modular : a dinâmica de projeto e o desenvolvimento da criatividade e da flexibilidade através e da aprendizagem cooperativa
title_full O módulo e a estrutura modular : a dinâmica de projeto e o desenvolvimento da criatividade e da flexibilidade através e da aprendizagem cooperativa
title_fullStr O módulo e a estrutura modular : a dinâmica de projeto e o desenvolvimento da criatividade e da flexibilidade através e da aprendizagem cooperativa
title_full_unstemmed O módulo e a estrutura modular : a dinâmica de projeto e o desenvolvimento da criatividade e da flexibilidade através e da aprendizagem cooperativa
title_sort O módulo e a estrutura modular : a dinâmica de projeto e o desenvolvimento da criatividade e da flexibilidade através e da aprendizagem cooperativa
author Coelho, Tiago Pinto, 1987-
author_facet Coelho, Tiago Pinto, 1987-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Sara Bahia dos, 1959-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, Tiago Pinto, 1987-
dc.subject.por.fl_str_mv Cooperação
Criatividade
Flexibilidade
Abstração
Visualização
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2016
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Cooperação
Criatividade
Flexibilidade
Abstração
Visualização
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2016
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino das Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2016
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-06
2016
2016-01-01T00:00:00Z
2017-11-03T14:54:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/29592
TID:201916215
url http://hdl.handle.net/10451/29592
identifier_str_mv TID:201916215
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134377670606848