O módulo e a estrutura modular : a dinâmica de projeto e o desenvolvimento da criatividade e da flexibilidade através e da aprendizagem cooperativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/29592 |
Resumo: | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino das Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2016 |
id |
RCAP_cd21bcdbcf49efebcd8f64331e093f72 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/29592 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O módulo e a estrutura modular : a dinâmica de projeto e o desenvolvimento da criatividade e da flexibilidade através e da aprendizagem cooperativaCooperaçãoCriatividadeFlexibilidadeAbstraçãoVisualizaçãoRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2016Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino das Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2016O presente relatório tem como objetivo descrever e analisar a Iniciação à Prática profissional IV, realizada na disciplina de Educação Visual, numa turma de 9º ano do Colégio Pedro Arrupe, em Lisboa. A atividade realizada procurou desenvolver competências cognitivas, sócio-emocionais e motoras, como a criatividade, a flexibilidade, a capacidade de visualização e o pensamento crítico. Para isso, os alunos foram desafiados a trabalhar em cooperação de forma a criar novas ideias dentro das várias áreas de projeto previstas nas metas curriculares do 3º ciclo do ensino básico. A Unidade de trabalho foi estruturada a partir da Taxonomia dos objetivos educacionais de Bloom, que se mostrou uma valiosa ferramenta não só para os professores, mas também para os alunos ao tornar claro todo o processo de aprendizagem que deveriam percorrer. A atividade mostrou ser uma mais valia, não só para o desenvolvimento de competências cognitivas, mas também de competências sociais. No relatório encontra-se uma primeira parte dedicada ao enquadramento teórico da atividade, à qual se segue a descrição referente à operacionalização do projeto. Por fim, é feita uma reflexão crítica da prática pedagógica, a partir da qual são realizadas as conclusões finais deste estudo.This report aims to describe and analyze the Introduction to Professional Practice IV, performed in the discipline of Visual Education, a class of 9th grade of Colégio Pedro Arrupe in Lisbon. The activity performed sought to develop cognitive, socio-emotional and motor skills, such as creativity, flexibility, visualization and critical thinking. For this, the students were challenged to work in cooperation in order to create new ideas within the various project areas set out in the curriculum goals of the 3rd cycle of basic education. The project was structured from the Bloom´s Taxonomy of educational objectives, who proved to be a valuable tool not only for teachers but also for students to make clear the learning process. The activity proved to be an asset not only to the development of cognitive skills but also social skills. The first part of this report was dedicated to the theoretical framework of the activity, which is followed by the description relating to the implementation of the project. Finally, it made a critical reflection of the teaching practice, from which are made the final conclusions of this study.Santos, Sara Bahia dos, 1959-Repositório da Universidade de LisboaCoelho, Tiago Pinto, 1987-2017-11-03T14:54:53Z20162015-10-062016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/29592TID:201916215porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:21:53Zoai:repositorio.ul.pt:10451/29592Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:45:30.169171Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O módulo e a estrutura modular : a dinâmica de projeto e o desenvolvimento da criatividade e da flexibilidade através e da aprendizagem cooperativa |
title |
O módulo e a estrutura modular : a dinâmica de projeto e o desenvolvimento da criatividade e da flexibilidade através e da aprendizagem cooperativa |
spellingShingle |
O módulo e a estrutura modular : a dinâmica de projeto e o desenvolvimento da criatividade e da flexibilidade através e da aprendizagem cooperativa Coelho, Tiago Pinto, 1987- Cooperação Criatividade Flexibilidade Abstração Visualização Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2016 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
O módulo e a estrutura modular : a dinâmica de projeto e o desenvolvimento da criatividade e da flexibilidade através e da aprendizagem cooperativa |
title_full |
O módulo e a estrutura modular : a dinâmica de projeto e o desenvolvimento da criatividade e da flexibilidade através e da aprendizagem cooperativa |
title_fullStr |
O módulo e a estrutura modular : a dinâmica de projeto e o desenvolvimento da criatividade e da flexibilidade através e da aprendizagem cooperativa |
title_full_unstemmed |
O módulo e a estrutura modular : a dinâmica de projeto e o desenvolvimento da criatividade e da flexibilidade através e da aprendizagem cooperativa |
title_sort |
O módulo e a estrutura modular : a dinâmica de projeto e o desenvolvimento da criatividade e da flexibilidade através e da aprendizagem cooperativa |
author |
Coelho, Tiago Pinto, 1987- |
author_facet |
Coelho, Tiago Pinto, 1987- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santos, Sara Bahia dos, 1959- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coelho, Tiago Pinto, 1987- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cooperação Criatividade Flexibilidade Abstração Visualização Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2016 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Cooperação Criatividade Flexibilidade Abstração Visualização Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2016 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino das Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2016 |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-10-06 2016 2016-01-01T00:00:00Z 2017-11-03T14:54:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/29592 TID:201916215 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/29592 |
identifier_str_mv |
TID:201916215 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134377670606848 |