Respostas educativas para alunos com multideficiência: conceções e práticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Apolinário, Mónica Paula Sousa
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/5647
Resumo: Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Especial
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spelling Respostas educativas para alunos com multideficiência: conceções e práticasConceções educativasPráticas educativasEnvolvimento parentalInclusãoMultideficiênciaEducational practicesConceptions practicesParental involvementInclusionMultiple disabilitiesDissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação EspecialAs limitações apresentadas pelas crianças e os jovens com multideficiência (MD) influenciam o seu desenvolvimento, a aprendizagem e as interações que estabelecem com o meio, levando-as a manifestar necessidades muito particulares e a precisar de um apoio permanente e específico. Exigem ainda a implementação de práticas educativas adequadas às suas características e capazes de responder às suas necessidades e às preocupações das respetivas famílias. Este estudo, realizado numa escola do 1.º Ciclo com uma Unidade de Apoio Especializado à Educação de Alunos com Multideficiência (UAM), pretendeu investigar em que medida as preocupações e necessidades das famílias são integradas nos objetivos e práticas educativas da escola. Para tal considerámos três objetivos. O primeiro objetivo consistiu em conhecer as conceções e as práticas desenvolvidas por cinco docentes de ensino regular (ER) e um professor de educação especial (EE) com cinco alunos com MD. Os resultados obtidos nas entrevistas semiestruturadas e nas observações realizadas revelam que os alunos frequentavam a sala da UAM e a sala do ensino regular da turma de referência uma parte do tempo e que o professor de EE tem conceções favoráveis à educação de alunos com MD no ensino regular, sendo estas mais afirmativas do que as dos docentes do ER. Com o segundo objetivo pretendeu-se conhecer as necessidades e as preocupações das famílias dos alunos com MD com quem os seis docentes trabalhavam, bem como a sua opinião sobre as práticas educativas desenvolvidas pelos professores que trabalham com os seus filhos. Para o efeito realizaram-se entrevistas semiestruturadas aos pais. Os resultados indicam que as necessidades e preocupações dos pais relacionam-se essencialmente com o investimento na comunicação; o desenvolvimento da mobilidade e da motricidade; da capacidade de memorização e da autonomia. O terceiro objetivo procurou perceber de que modo as conceções e as práticas educativas desenvolvidas pelos docentes se articulam com as necessidades e preocupações manifestadas pelos pais nas entrevistas. Os resultados revelam que as práticas educativas do professor de EE parecem satisfazer, em parte, estas necessidades, contrariamente às práticas dos docentes de ER, com exceção da prática de uma docente. Percebemos ainda que os pais têm uma participação pouco ativa no processo escolar dos seus filhos, sendo que a comunicação estabelecida entre a escola e a família ocorre essencialmente nos momentos de avaliação.ABSTRACT The limitations presented by children and youth with multiple disabilities (MD) influence their development, their learning capacities and the interactions they establish with their environment, causing very particular needs and requiring permanent and specific support. These limitations also demand for appropriate educational practices adequate to their needs and to the main concerns of their families. This study was conducted in an elementary school with a Multiple Disabilities Unit (MDU), aiming to explore how far the main concerns and needs of students families are embedded in the objectives and educational practices of the school. We have considered three goals. The first goal was to understand the conceptions and practices developed by five regular education teachers (RET) and one special education teacher (SET) teaching five MD students. The results of semi-structured interviews and observations in their classrooms reveals that students spend most of their time in the MDU and only a part in the regular classroom. Also that the SET had more positive conceptions about the inclusion of MD students than RET. The second goal intended to understand the needs and concerns of MD students´ families with whom all six teachers worked, as well as their views on the teachers educational practices. For this purpose semi-structured interviews were carried out to parents. Results indicate that the needs and concerns of parents relate mainly to communication; the development of mobility and motor skills; the memorization capacity and autonomy. The third goal sought to understand how the conceptions and educational practices developed by teachers are linked with the needs and concerns raised by parents during the interviews. The results revealed that SET educational practices seem to satisfy, in part, these needs, contrary to the practices of RET except in the case of one of the teachers. Results also showed that parents have a little participation in the educational process of their children, and that communication between school and family essentially occurs in evaluation periods.Silva, Francisco Vaz daNunes, ClarisseRCIPLApolinário, Mónica Paula Sousa2016-02-08T10:14:19Z2015-122015-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/5647porApolinário, M. P.. (2015). 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