Motivação e desempenho num curso de simulação empresarial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/5619 |
Resumo: | No sentido de melhorar o desempenho dos graduados no mercado de trabalho, foi desenvolvido, segundo uma metodologia tipo PBL, um curso de Simulação Empresarial num curso de contabilidade. O foco deste trabalho centra-se na análise de qual o poder dos ambientes de aprendizagem inspirados em metodologias PBL nas motivações dos estudantes, e no entendimento de até que ponto a motivação influencia o seu desempenho. A investigação sugere que a presença de problemas profissionais reais envolvendo diferentes áreas de trabalho, a natureza inovadora da metodologia e as características pragmáticas da mesma, se constituem como elementos motivadores para os estudantes. Paralelamente, os mecanismos de feedback do trabalho realizado em conjunto com a oportunidade de reformulação dos erros cometidos assumem particular importância no entusiasmo e estímulo do estudante. O efeito que a crescente motivação tem sobre as aprendizagens e, em última análise, sobre os resultados dos alunos, é um paradigma central do modelo |
id |
RCAP_cd2976f4ec6b47ffd489d9a4207ce0cb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/5619 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Motivação e desempenho num curso de simulação empresarialEnsino superiorPBLMotivaçãoDesempenhoNo sentido de melhorar o desempenho dos graduados no mercado de trabalho, foi desenvolvido, segundo uma metodologia tipo PBL, um curso de Simulação Empresarial num curso de contabilidade. O foco deste trabalho centra-se na análise de qual o poder dos ambientes de aprendizagem inspirados em metodologias PBL nas motivações dos estudantes, e no entendimento de até que ponto a motivação influencia o seu desempenho. A investigação sugere que a presença de problemas profissionais reais envolvendo diferentes áreas de trabalho, a natureza inovadora da metodologia e as características pragmáticas da mesma, se constituem como elementos motivadores para os estudantes. Paralelamente, os mecanismos de feedback do trabalho realizado em conjunto com a oportunidade de reformulação dos erros cometidos assumem particular importância no entusiasmo e estímulo do estudante. O efeito que a crescente motivação tem sobre as aprendizagens e, em última análise, sobre os resultados dos alunos, é um paradigma central do modeloCIEd - Universidade do Minho2012-01-30T18:15:01Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/5619por0871-9187Pinheiro, Margarida M.Sarrico, Cláudia S.Santiago, Rui Armando Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:08:58Zoai:ria.ua.pt:10773/5619Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:43:47.214680Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Motivação e desempenho num curso de simulação empresarial |
title |
Motivação e desempenho num curso de simulação empresarial |
spellingShingle |
Motivação e desempenho num curso de simulação empresarial Pinheiro, Margarida M. Ensino superior PBL Motivação Desempenho |
title_short |
Motivação e desempenho num curso de simulação empresarial |
title_full |
Motivação e desempenho num curso de simulação empresarial |
title_fullStr |
Motivação e desempenho num curso de simulação empresarial |
title_full_unstemmed |
Motivação e desempenho num curso de simulação empresarial |
title_sort |
Motivação e desempenho num curso de simulação empresarial |
author |
Pinheiro, Margarida M. |
author_facet |
Pinheiro, Margarida M. Sarrico, Cláudia S. Santiago, Rui Armando Gomes |
author_role |
author |
author2 |
Sarrico, Cláudia S. Santiago, Rui Armando Gomes |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinheiro, Margarida M. Sarrico, Cláudia S. Santiago, Rui Armando Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino superior PBL Motivação Desempenho |
topic |
Ensino superior PBL Motivação Desempenho |
description |
No sentido de melhorar o desempenho dos graduados no mercado de trabalho, foi desenvolvido, segundo uma metodologia tipo PBL, um curso de Simulação Empresarial num curso de contabilidade. O foco deste trabalho centra-se na análise de qual o poder dos ambientes de aprendizagem inspirados em metodologias PBL nas motivações dos estudantes, e no entendimento de até que ponto a motivação influencia o seu desempenho. A investigação sugere que a presença de problemas profissionais reais envolvendo diferentes áreas de trabalho, a natureza inovadora da metodologia e as características pragmáticas da mesma, se constituem como elementos motivadores para os estudantes. Paralelamente, os mecanismos de feedback do trabalho realizado em conjunto com a oportunidade de reformulação dos erros cometidos assumem particular importância no entusiasmo e estímulo do estudante. O efeito que a crescente motivação tem sobre as aprendizagens e, em última análise, sobre os resultados dos alunos, é um paradigma central do modelo |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01T00:00:00Z 2011 2012-01-30T18:15:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/5619 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/5619 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
0871-9187 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CIEd - Universidade do Minho |
publisher.none.fl_str_mv |
CIEd - Universidade do Minho |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137488147578880 |