Avaliação do Problem-Based Learning no curso de administração
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15488 |
Resumo: | O método Problem-Based Learning (PBL) tem como propósito tornar o aluno capaz de construir o aprendizado conceitual, procedimental e atitudinal por meio de problemas propostos que o expõe a situações motivadoras e o prepara para o mundo do trabalho com simulações próximas à realidade que enfrentará. Duas questões norteadoras foram formuladas: 1. Ao se avaliar o trabalho desenvolvido a partir do método PBL, aplicado no curso de Administração, pode-se afirmar que o mesmo está de acordo com os pressupostos teóricos do referido método?; 2. Quais os desafios para o aprimoramento do PBL no curso de Administração? O referido método, utilizado em uma universidade do interior do estado de São Paulo, no curso de Administração, nos motivou a realizar a pesquisa, e especificamente: 1. Avaliar a coerência entre os pressupostos teóricos e a aplicação do método; 2. Analisar os instrumentos didáticos atualmente empregados para o desenvolvimento do método, com a finalidade de verificar sua eficiência no que tange ao cumprimento dos objetivos traçados pelo PBL; 3. Identificar possíveis mudanças visando o aprimoramento da aplicação do método a partir das concepções de docentes e discentes. Analisamos, especificamente, as disciplinas de finanças, que envolvem conceitos teóricos e matemáticos. Para responder aos objetivos propostos, utilizamos três instrumentos na coleta de dados: análise documental do Projeto Pedagógico do curso e de materiais instrucionais utilizados para o desenvolvimento do PBL; entrevistas com todos os professores (cinco) do grupo de finanças, com o ex-diretor do Centro de Economia e Administração, com o ex-diretor da Faculdade de Administração e com o diretor em exercício da Faculdade de Administração; e aplicação de questionário com 50 alunos do curso de Administração que já cursaram a disciplina de finanças. Os resultados obtidos indicam que há coerência entre os pressupostos teóricos e a aplicação do PBL na disciplina de Administração Financeira, mas há, segundo os docentes, uma dificuldade na aplicação do referido método na disciplina de Matemática Financeira. Na visão dos alunos e docentes o método propicia a construção de conhecimentos conceituais e atitudinais. O trabalho enfatiza, ainda, as dificuldades e necessidades de aprimoramento na aplicação do referido método. Destacamos a necessidade de alguns aprimoramentos na prática docente no que se refere às exigências de preenchimento dos relatórios realizados pelos alunos; à discussão da definição dos papéis desenvolvidos pelos alunos (líder, redator, porta-voz e pesquisadores) no início de cada módulo; à recomendação de se ter um segundo docente trabalhando em conjunto em biblioteca e corrigindo os relatórios, reduzindo a carga de trabalho do professor titular; à discussão do grupo sobre a possibilidade de se inverter os pesos da avaliação formativa e somativa que hoje representam 40% e 60% respectivamente, salientando que os instrumentos de avaliação precisam ser revistos. É esperado que os resultados obtidos possam servir como fonte de informação e de aprimoramento do uso do método PBL em cursos do ensino superior, em especial, no curso de Administração. |
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Borochovicius, EliPontifícia Universidade Católica de CampinasTortella, Jussara Cristina Barboza2022-02-16T18:15:35Z2022-02-16T18:15:35Z2012-12-14http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/154883072482023273032O método Problem-Based Learning (PBL) tem como propósito tornar o aluno capaz de construir o aprendizado conceitual, procedimental e atitudinal por meio de problemas propostos que o expõe a situações motivadoras e o prepara para o mundo do trabalho com simulações próximas à realidade que enfrentará. Duas questões norteadoras foram formuladas: 1. Ao se avaliar o trabalho desenvolvido a partir do método PBL, aplicado no curso de Administração, pode-se afirmar que o mesmo está de acordo com os pressupostos teóricos do referido método?; 2. Quais os desafios para o aprimoramento do PBL no curso de Administração? O referido método, utilizado em uma universidade do interior do estado de São Paulo, no curso de Administração, nos motivou a realizar a pesquisa, e especificamente: 1. Avaliar a coerência entre os pressupostos teóricos e a aplicação do método; 2. Analisar os instrumentos didáticos atualmente empregados para o desenvolvimento do método, com a finalidade de verificar sua eficiência no que tange ao cumprimento dos objetivos traçados pelo PBL; 3. Identificar possíveis mudanças visando o aprimoramento da aplicação do método a partir das concepções de docentes e discentes. Analisamos, especificamente, as disciplinas de finanças, que envolvem conceitos teóricos e matemáticos. Para responder aos objetivos propostos, utilizamos três instrumentos na coleta de dados: análise documental do Projeto Pedagógico do curso e de materiais instrucionais utilizados para o desenvolvimento do PBL; entrevistas com todos os professores (cinco) do grupo de finanças, com o ex-diretor do Centro de Economia e Administração, com o ex-diretor da Faculdade de Administração e com o diretor em exercício da Faculdade de Administração; e aplicação de questionário com 50 alunos do curso de Administração que já cursaram a disciplina de finanças. Os resultados obtidos indicam que há coerência entre os pressupostos teóricos e a aplicação do PBL na disciplina de Administração Financeira, mas há, segundo os docentes, uma dificuldade na aplicação do referido método na disciplina de Matemática Financeira. Na visão dos alunos e docentes o método propicia a construção de conhecimentos conceituais e atitudinais. O trabalho enfatiza, ainda, as dificuldades e necessidades de aprimoramento na aplicação do referido método. Destacamos a necessidade de alguns aprimoramentos na prática docente no que se refere às exigências de preenchimento dos relatórios realizados pelos alunos; à discussão da definição dos papéis desenvolvidos pelos alunos (líder, redator, porta-voz e pesquisadores) no início de cada módulo; à recomendação de se ter um segundo docente trabalhando em conjunto em biblioteca e corrigindo os relatórios, reduzindo a carga de trabalho do professor titular; à discussão do grupo sobre a possibilidade de se inverter os pesos da avaliação formativa e somativa que hoje representam 40% e 60% respectivamente, salientando que os instrumentos de avaliação precisam ser revistos. É esperado que os resultados obtidos possam servir como fonte de informação e de aprimoramento do uso do método PBL em cursos do ensino superior, em especial, no curso de Administração.The Problem-Based Learning (PBL) method aims to make students capable of building their knowledge in conceptual, procedural and attitudinal ways by posing problems that will introduce them to situations designed to motivate them and prepare them for the working world. Problems are designed as simulations similar to real world challenges. Two questions were formulated: 1. When evaluating the work of the PBL method, applied to the course of business administration, can it be stated that it agrees with the theoretical assumptions of the PBL method? 2. What are the challenges to improving the PBL in the business administration course? This PBL method, used in a university in the state of São Paulo, in the course of business administration, led us to perform research, and specifically: 1. To evaluate the consistency between the theory and the application of method; 2. Analyze the teaching tools currently used for the development of the method, in order, to verify its effectiveness with respect to meeting the objectives outlined by PBL; 3. Identify possible changes aimed at improving the application of the method based on ideas from teachers and students. We analyze specifically the disciplines of finance, involving theoretical and mathematical concepts. To meet the proposed objectives, we use three instruments for data collection: document analysis of the pedagogical project of the course and instructional materials used for the development of PBL, interviews with all (five) teachers of the finance department, with the former director the Center for Economics and Business Administration, with the former director of the School of Management and with the acting director of the School of Management, and finally with a questionnaire given to 50 students of business administration who have already studied finance. The results indicate that there is consistency between the theory and the application of PBL in the Financial Management discipline, but there are, according to the teachers, a difficulty in the applying the PBL method in Financial Mathematics. In view of both the students and teachers, the PBL method enables the building of conceptual and attitudinal knowledge. The paper also emphasizes the difficulties with the PBL method and necessity for improvement in the application of the PBL method. We emphasize the need for some improvement in teaching practice with regard to the requirements for completing the reports made by the students; the discussion of the definition of the roles undertaken by students (leader, writer, spokesman and researchers) at the beginning of each module; the recommendation of having another second teacher working with the primary teacher in library and correcting reports, reducing the workload of the primary teacher; the panel discussion on the possibility of reversing the weights of formative and summative assessment which currently represent 40% and 60% respectively, highlighting assessment instruments which need to be reviewed. It is expected that the results of our study can be used as a source of information and improvement of the PBLporPUC-Campinasavaliaçãoensino superiorPBLevaluationhigher educationPBLAvaliação do Problem-Based Learning no curso de administraçãoEvaluation of Problem-Based Learning in the Administration courseinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP7126514256674237Tassoni, Elvira Cristina MartinsAragão, José Euzébio de Oliveira Souza70253806795582167942182121890152CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais AplicadasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoORIGINALcchsa_ppgedu_me_Eli_B.pdfcchsa_ppgedu_me_Eli_B.pdfapplication/pdf4590576http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15488/1/cchsa_ppgedu_me_Eli_B.pdfb74f3f05ccb00fa051cd79b60654df27MD51123456789/154882022-09-02 11:36:29.242oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15488Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
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