Modernização da Linha do Leste : troço Elvas(inclusive)/Fronteira : faseamento construtivo
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/10229 |
Resumo: | Relatório de estágio curricular para a obtenção do grau de mestre em Engenharia Civil na Área de Especialização em Vias de Comunicação e Transportes |
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Modernização da Linha do Leste : troço Elvas(inclusive)/Fronteira : faseamento construtivoVia férreaRailwayRenovação integral de viaFull railway renovationFaseamento construtivoPhasing construction processSuperestruturaSuperstructurePlaneamentoPlanningRelatório de estágio curricular para a obtenção do grau de mestre em Engenharia Civil na Área de Especialização em Vias de Comunicação e TransportesO presente Trabalho Final de Mestrado (TFM), refere-se a um estágio, com a duração de oito meses, realizado na empresa SOMAFEL – Engenharia e Obras Ferroviárias, S. A. enquadrado na Modernização da Linha do Leste, mais concretamente no troço entre a estação de Elvas (inclusive) e a fronteira espanhola, e tem como objetivo a obtenção do grau de mestre em Engenharia Civil, na especialidade de Vias de Comunicação e Transportes. Ao longo da empreitada de modernização, que em termos gerais se traduziu numa ação de Renovação Integral de Via (RIV), bem como na alteração do layout da estação de Elvas, foi possível o acompanhamento e envolvimento em diversas atividades ligadas à especialidade da Via Férrea, mas igualmente em atividades complementares, nomeadamente ao nível do planeamento e faseamento construtivo, aspetos que para o caso em apreço assumem uma elevada importância uma vez que durante a realização da empreitada, a linha a intervencionar, salvo situações pontuais e de curta duração, se manteve em exploração. Os trabalhos realizados na modernização do troço em questão foram não só de natureza estritamente ferroviária, em especial operações de levantamento de via e de aparelhos de mudança de via (AMV), assentamento de via e novos AMV, balastragem e ataques pesados, execução de soldaduras, mas envolvendo igualmente a área da construção civil, nomeadamente ao nível do tratamento da plataforma ferroviária, reabilitação / reforço do sistema de drenagem (longitudinal e transversal), a construção de atravessamentos desnivelados (passagens superiores) e ainda a substituição de tabuleiros em pontes metálicas por novos tabuleiros em betão, sendo que, para além destas, foi ainda necessário considerar as tarefas inerentes à identificação e reposição dos serviços afetados. Sendo um dos pressupostos a não interrupção da exploração ferroviária foi assim imprescindível otimizar a realização dos trabalhos e maximizar os recursos a alocar, tanto ao nível dos equipamentos, como das equipas que lhe estão afetas, pelo que esta tarefa levou à necessidade de proceder, a partir do macro faseamento definido no projeto, à sua pormenorização/adequação e estabelecer as necessárias interligações e dependências entre as diferentes atividades a realizar em cada uma das intervenções previstas e devidamente articuladas com os reduzidos períodos de interdição disponibilizados. Dada a importância dos aspetos inerentes ao faseamento construtivo e à otimização de recursos em intervenções em linhas ferroviárias, em especial em situações em que a exploração se mantém, esta matéria foi aprofundada no âmbito do caso de estudo. O estudo do faseamento construtivo da estação, permitiu uma compatibilização deste com o plano de assentamento das barras de carril da estação, das diferentes linhas, uma otimização nos levantamentos, fazendo uma gestão dos equipamentos pesados de via, adaptada às condicionantes em obra, e soluções que melhorariam a operacionalidade das atividades a desenvolver durante a empreitada, como o carregamento do comboio de balastro. No caso do faseamento construtivo da plena via, foi possível uma redução dos equipamentos a alocar à empreitada, otimizando o processo de substituição do material de via existente por material provisório. Por fim foi possível obter alguma conclusões que se entendem que poderiam ter sido mais vantajosas para a realização dos trabalhos, nomeadamente na adaptação da circulação ferroviária durante o decorrer dos trabalhos, bem como algumas considerações quanto ao estado atual do sector da construção civil que carecem de medidas urgentes para colmatar as atuais falhas.The present Final master's work (TFM), it’s an internship, that took eight month and was taken at SOMAFEL – Engenharia e Obras Ferroviárias that integrates the east line modernization, in the connection between Elvas (inclusive) / Border and aims to the obtaining the masters’ degree in Civil Engineering, specialized in communications infrastructures and Transports. This modernization, that in general consist on a full reconstruction of the railway as well as a modification of the station layout, thru out it was possible, not only to monitoring the activities of the railway specialty, but also in complementary activities, such as Planning and the phasing process which assumes a fundamental relevance since the railway continues to be operating, except in few moments. The works developed in this modernization, were not only in the railway kind, in particularly operation like railway and turn out (AMV) lifting and settling, ballasting, tamping, welds execution, but also evolving civil construction namely railway platform treatment, rehabilitation / reinforcement of the draining system (longitudinal and transversal), construction of uneven traverses (superior crossings) and even the substitution of two bridge boards, from metallic material to concrete. Being one of the assumptions of minimizing disturbance on the railway operation there was a need to maximize the activities’ optimization, the correspondent human resources and equipment’s, that proceeded from the macro phasing defined in project to it detail / adequacy establishing the interconnection and dependency needed between the different activities to accomplish in each intervention predicted and properly articulated with the reduced periods of interdiction available. Given the importance of the inherent aspect of the construction phasing process and the optimization of the resources to intervene in railways, especially in situations the operation keeps on going, this matter has been detailed within the case study. The study of the construction phase of the station allowed a compatibility of this with the rail position plan of the station, of the different lines, an optimization in the lifting process, making a management of the railway heavy equipment, adapted to the constraints on the work site, and solutions that would improve the operability of the activities to be developed during the contract, such as the loading of the ballast train. In the case of the constructive phase of the main railway, it was possible to reduce the equipment to be allocated to the project, optimizing the process of replacing existing track material with temporary material. Finally, it was possible to get to some conclusions which could be considered as an advantage of carrying out the work, in particular the adaptation of rail traffic during the course of the work, as well as some considerations regarding the current state of the construction sector that are lacking measures to address the current shortcomings.Instituto Superior de Engenharia de LisboaMartins, Armando do CarmoRodrigues, Rui Miguel AntunesRCIPLLeitão, Nuno Gonçalo Guerreiro Bastos2019-06-27T20:26:36Z2019-02-142019-02-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/10229TID:202259366porLEITÃO, Nuno Gonçalo Guerreiro Bastos - Modernização da Linha do Leste : troço Elvas(inclusive)/Fronteira : faseamento construtivo. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2019. Dissertação de mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:59:55Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10229Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:18:41.619012Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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