A habilidade escrita dos alunos no programa de educação bilingue no ensino básico em Moçambique

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nhongo, Názia Anita Cardoso
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/493
Resumo: Tese de mestrado, Língua e Cultura Portuguesa, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2009
id RCAP_cd455f69b3d67b305dbd85529bf10026
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/493
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A habilidade escrita dos alunos no programa de educação bilingue no ensino básico em MoçambiqueLíngua portuguesa - Estudo e ensino - MoçambiqueEnsino bilingue - MoçambiquePolítica da língua - MoçambiqueTese de mestrado, Língua e Cultura Portuguesa, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2009Numa realidade como a de Moçambique, em que coexistem línguas de diversas origens, incluindo as línguas moçambicanas e o Português, a introdução de línguas moçambicanas no ensino justifica-se pelo facto de serem línguas maternas da maioria da população que não conhece a língua portuguesa. O Projecto de Ensino Bilingue foi criado com o objectivo de fazer uma experiência de Escolarização Bilingue, com vista à melhoria da qualidade do Ensino Básico, em Moçambique. Um dos grandes objectivos do ensino bilingue para o ensino básico é que, ao fim do segundo ciclo, o aluno tenha adquirido as quatro habilidades linguísticas: ouvir, falar, ler e escrever em L2, de modo a usar esta língua como meio de ensino e aprendizagem a partir da 4ª classe. A partir de um estudo de caso, com recurso a técnicas qualitativas, efectuado entre estudantes, professores e encarregados de educação, de uma escola primária, numa área rural da província de Maputo, concluiu-se que os aprendentes não desenvolvem a sua habilidade escrita, nem dentro ou fora da sala de aulas. Este fenómeno aparenta estar fortemente relacionado com o facto de a prática de escrita ser assistemática, ocasional e não programada; e com a inadequação da formação dos professores e do programa do ensino bilingue; O presente trabalho, é um estudo de natureza didáctica com vista a descrever as possíveis técnicas de escrita usadas pelos professores para o ensino da escrita na sala de aula; analisar criticamente o programa de ensino bilingue implementado pelo MEC em Moçambique; relacionar a habilidade de escrita entre os alunos da 4ª classe (bilingue versus monolingue); e apontar os prováveis factores que entravam o sucesso (habilidade escrita) pedagógico do programa do ensino bilingue dos alunos da 4ª classe.In reality such as Mozambique, where there languages of different origins, including the Mozambican and Portuguese languages, the introduction of Mozambican languages in education is justified by the fact that they are mother tongues of the majority of the population that does not know the English language. The Project of Bilingual Education was established with the aim of making an experience of Bilingual Education, to improve the quality of basic education in Mozambique. A major objective of education for bilingual education is that the end of the second cycle, the student has acquired the four language skills: listening, speaking, reading and writing in L2, in order to use this language as a means of teaching and learning from the 4th class. From a case study, using qualitative techniques, carried out among students, teachers and parents, a primary school in a rural area of the province of Maputo, it was concluded that the learners do not develop their writing skills, either inside or outside the classroom. This phenomenon appears to be strongly related to the fact that the practice of writing is patchy, occasional and not planned, and the inadequacy of teacher training and program of bilingual education; This work is a study of didactic nature to describe the possible techniques of writing used by teachers to the teaching of writing in the classroom, examine critically the bilingual education program, implemented by the MEC in Mozambique, linking the ability to write among students in the 4th class (monolingual versus bilingual) and indicate the likely factors that hinder the success (writing skills) teaching the program for the education of bilingual students in the 4th grade.Grosso, Maria José dos Reis,1953-Ngunga, Armindo AtelelaRepositório da Universidade de LisboaNhongo, Názia Anita Cardoso2010-06-22T09:22:05Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdftext/xmlhttp://hdl.handle.net/10451/493porhttp://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000561536info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:39:15Zoai:repositorio.ul.pt:10451/493Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:27:19.365782Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A habilidade escrita dos alunos no programa de educação bilingue no ensino básico em Moçambique
title A habilidade escrita dos alunos no programa de educação bilingue no ensino básico em Moçambique
spellingShingle A habilidade escrita dos alunos no programa de educação bilingue no ensino básico em Moçambique
Nhongo, Názia Anita Cardoso
Língua portuguesa - Estudo e ensino - Moçambique
Ensino bilingue - Moçambique
Política da língua - Moçambique
title_short A habilidade escrita dos alunos no programa de educação bilingue no ensino básico em Moçambique
title_full A habilidade escrita dos alunos no programa de educação bilingue no ensino básico em Moçambique
title_fullStr A habilidade escrita dos alunos no programa de educação bilingue no ensino básico em Moçambique
title_full_unstemmed A habilidade escrita dos alunos no programa de educação bilingue no ensino básico em Moçambique
title_sort A habilidade escrita dos alunos no programa de educação bilingue no ensino básico em Moçambique
author Nhongo, Názia Anita Cardoso
author_facet Nhongo, Názia Anita Cardoso
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Grosso, Maria José dos Reis,1953-
Ngunga, Armindo Atelela
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Nhongo, Názia Anita Cardoso
dc.subject.por.fl_str_mv Língua portuguesa - Estudo e ensino - Moçambique
Ensino bilingue - Moçambique
Política da língua - Moçambique
topic Língua portuguesa - Estudo e ensino - Moçambique
Ensino bilingue - Moçambique
Política da língua - Moçambique
description Tese de mestrado, Língua e Cultura Portuguesa, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2009
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2009-01-01T00:00:00Z
2010-06-22T09:22:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/493
url http://hdl.handle.net/10451/493
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000561536
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
text/xml
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134154605985792