Vinculação e problemas de comportamento avaliados por crianças e pais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Teresa Sousa
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Diogo, Carine, Miguel, José Pacheco, Silva, José Tomás da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/81441
https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.05.2350
Resumo: A teoria da vinculação, salienta a importância das relações precoces na estruturação do self, e conceção dos outros. O presente estudo analisa relações entre vinculação aos pais e problemas de comportamento reportados por 258 crianças (9-12 anos) e seus pais. O Inventário de Vinculação aos Pais e Pares e o Questionário de Forças e Dificuldades foram utilizados. Dimensões seguras da vinculação – “Comunicação-proximidade” e “Aceitação mútua-compreensão”) correlacionam negativamente com problemas internalizados, e “Afastamento-rejeição” positivamente com problemas in/externalizados. Os rapazes reportam mais problemas exteriorizados, e a hiperatividade é o comportamento mais reportado por crianças e seus pais.
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