Vinculação e problemas de comportamento avaliados por crianças e pais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/81441 https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.05.2350 |
Resumo: | A teoria da vinculação, salienta a importância das relações precoces na estruturação do self, e conceção dos outros. O presente estudo analisa relações entre vinculação aos pais e problemas de comportamento reportados por 258 crianças (9-12 anos) e seus pais. O Inventário de Vinculação aos Pais e Pares e o Questionário de Forças e Dificuldades foram utilizados. Dimensões seguras da vinculação – “Comunicação-proximidade” e “Aceitação mútua-compreensão”) correlacionam negativamente com problemas internalizados, e “Afastamento-rejeição” positivamente com problemas in/externalizados. Os rapazes reportam mais problemas exteriorizados, e a hiperatividade é o comportamento mais reportado por crianças e seus pais. |
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Vinculação e problemas de comportamento avaliados por crianças e paisAttachment and problems behaviors assessed by children and parentsVinculaçãoComportamentos de externalização/internalizaçãoSDQIPPA-RAttachmentExternalized problemsInternalized problemsA teoria da vinculação, salienta a importância das relações precoces na estruturação do self, e conceção dos outros. O presente estudo analisa relações entre vinculação aos pais e problemas de comportamento reportados por 258 crianças (9-12 anos) e seus pais. O Inventário de Vinculação aos Pais e Pares e o Questionário de Forças e Dificuldades foram utilizados. Dimensões seguras da vinculação – “Comunicação-proximidade” e “Aceitação mútua-compreensão”) correlacionam negativamente com problemas internalizados, e “Afastamento-rejeição” positivamente com problemas in/externalizados. Os rapazes reportam mais problemas exteriorizados, e a hiperatividade é o comportamento mais reportado por crianças e seus pais.Attachment theory, one of the most consistent psychosocial and personality developmental theories, has reinforced the role of early relationships in structuring the self, and representations of others. This study assesses relations between attachment to parents and behaviour problems reported by 258 children (9-12 years), and their parents. Inventory of Parent and Peer Attachment and Strengths and Difficulties Questionnaire were used. Secure attachment dimensions’ – “Communication-proximity”, and “Mutual-acceptance” correlates negatively with internalized behaviours, and “Alienation” correlates positively with in/externalized problems. Boys reported more frequent externalizing problems, and hyperactivity is the most reported problem by children and parents.Universidad de A Coruña2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10316/81441http://hdl.handle.net/10316/81441https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.05.2350por2386-7418http://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/view/reipe.2017.0.05.2350Machado, Teresa SousaDiogo, CarineMiguel, José PachecoSilva, José Tomás dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2021-10-27T11:37:15Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/81441Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:03:31.176644Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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