Interação escola, família e comunidade nas práticas de autoavaliação das escolas. Um estudo em escolas do alentejo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/3515 |
Resumo: | A instituição escolar é um organismo social que, para alcançar os objetivos educacionais, reúne pessoas que interagem mutuamente por meio de estruturas e processos organizativos exclusivos. É um sistema de relações humanas e sociais, com particularidades de interação entre as pessoas que a diferenciam de qualquer empresa convencional. Afigura-se essencial uma gestão holística e sustentável nas áreas da estratégia, criatividade e inovação, da gestão do capital humano e do conhecimento, sendo importante investir na formação, na comunicação/informação e na autorregulação/autoavaliação. Numa sociedade em constante transformação, que exige mudanças rápidas, parece necessário investir na comunicação, desenvolver as capacidades dos atores organizacionais e intensificar e rentabilizar as interações entre a escola, a família e a comunidade. Visando conhecer o grau de participação das famílias e comunidade educativa na concretização do processo de autoavaliação das escolas bem como identificar boas práticas nas interações entre as escolas, as famílias e a comunidade escolar, extra-escolar e educativa – nomeadamente em áreas como as da formação e da comunicação e informação –, o presente estudo, partindo dos dados constantes nos Relatórios da Avaliação Externa das Escolas, visa responder à problemática De que forma participam as famílias e a comunidade envolvente no processo de autoavaliação das organizações escolares? |
id |
RCAP_cdac94c710a180ff381307bbee5e74dd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/3515 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Interação escola, família e comunidade nas práticas de autoavaliação das escolas. Um estudo em escolas do alentejoavaliaçãoescolasfamíliacomunidades escolar e educativapráticasA instituição escolar é um organismo social que, para alcançar os objetivos educacionais, reúne pessoas que interagem mutuamente por meio de estruturas e processos organizativos exclusivos. É um sistema de relações humanas e sociais, com particularidades de interação entre as pessoas que a diferenciam de qualquer empresa convencional. Afigura-se essencial uma gestão holística e sustentável nas áreas da estratégia, criatividade e inovação, da gestão do capital humano e do conhecimento, sendo importante investir na formação, na comunicação/informação e na autorregulação/autoavaliação. Numa sociedade em constante transformação, que exige mudanças rápidas, parece necessário investir na comunicação, desenvolver as capacidades dos atores organizacionais e intensificar e rentabilizar as interações entre a escola, a família e a comunidade. Visando conhecer o grau de participação das famílias e comunidade educativa na concretização do processo de autoavaliação das escolas bem como identificar boas práticas nas interações entre as escolas, as famílias e a comunidade escolar, extra-escolar e educativa – nomeadamente em áreas como as da formação e da comunicação e informação –, o presente estudo, partindo dos dados constantes nos Relatórios da Avaliação Externa das Escolas, visa responder à problemática De que forma participam as famílias e a comunidade envolvente no processo de autoavaliação das organizações escolares?Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación2012-01-13T12:40:30Z2012-01-132011-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/3515http://hdl.handle.net/10174/3515porSilvestre, M. J.; Gomes, S.; Fialho, I. & Cid, M. (2011). Interação escola, família e comunidade nas práticas de Autoavaliação das escolas: um estudo em escolas do Alentejo. Libro de Actas do XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía. A Coruña. Universidade da Coruña [CD-ROM] ISSN: 1138-1663.La Coruña1138-1663simnaonaoDPEmariajosesg.silvestre@gmail.comscsdgomes@gmail.comifialho@uevora.ptmcid@uevora.pt229Silvestre, Maria JoséGomes, SóniaFialho, IsabelCid, Maríliainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:40:42Zoai:dspace.uevora.pt:10174/3515Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:58:56.815661Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Interação escola, família e comunidade nas práticas de autoavaliação das escolas. Um estudo em escolas do alentejo |
title |
Interação escola, família e comunidade nas práticas de autoavaliação das escolas. Um estudo em escolas do alentejo |
spellingShingle |
Interação escola, família e comunidade nas práticas de autoavaliação das escolas. Um estudo em escolas do alentejo Silvestre, Maria José avaliação escolas família comunidades escolar e educativa práticas |
title_short |
Interação escola, família e comunidade nas práticas de autoavaliação das escolas. Um estudo em escolas do alentejo |
title_full |
Interação escola, família e comunidade nas práticas de autoavaliação das escolas. Um estudo em escolas do alentejo |
title_fullStr |
Interação escola, família e comunidade nas práticas de autoavaliação das escolas. Um estudo em escolas do alentejo |
title_full_unstemmed |
Interação escola, família e comunidade nas práticas de autoavaliação das escolas. Um estudo em escolas do alentejo |
title_sort |
Interação escola, família e comunidade nas práticas de autoavaliação das escolas. Um estudo em escolas do alentejo |
author |
Silvestre, Maria José |
author_facet |
Silvestre, Maria José Gomes, Sónia Fialho, Isabel Cid, Marília |
author_role |
author |
author2 |
Gomes, Sónia Fialho, Isabel Cid, Marília |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silvestre, Maria José Gomes, Sónia Fialho, Isabel Cid, Marília |
dc.subject.por.fl_str_mv |
avaliação escolas família comunidades escolar e educativa práticas |
topic |
avaliação escolas família comunidades escolar e educativa práticas |
description |
A instituição escolar é um organismo social que, para alcançar os objetivos educacionais, reúne pessoas que interagem mutuamente por meio de estruturas e processos organizativos exclusivos. É um sistema de relações humanas e sociais, com particularidades de interação entre as pessoas que a diferenciam de qualquer empresa convencional. Afigura-se essencial uma gestão holística e sustentável nas áreas da estratégia, criatividade e inovação, da gestão do capital humano e do conhecimento, sendo importante investir na formação, na comunicação/informação e na autorregulação/autoavaliação. Numa sociedade em constante transformação, que exige mudanças rápidas, parece necessário investir na comunicação, desenvolver as capacidades dos atores organizacionais e intensificar e rentabilizar as interações entre a escola, a família e a comunidade. Visando conhecer o grau de participação das famílias e comunidade educativa na concretização do processo de autoavaliação das escolas bem como identificar boas práticas nas interações entre as escolas, as famílias e a comunidade escolar, extra-escolar e educativa – nomeadamente em áreas como as da formação e da comunicação e informação –, o presente estudo, partindo dos dados constantes nos Relatórios da Avaliação Externa das Escolas, visa responder à problemática De que forma participam as famílias e a comunidade envolvente no processo de autoavaliação das organizações escolares? |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-09-01T00:00:00Z 2012-01-13T12:40:30Z 2012-01-13 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/3515 http://hdl.handle.net/10174/3515 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/3515 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Silvestre, M. J.; Gomes, S.; Fialho, I. & Cid, M. (2011). Interação escola, família e comunidade nas práticas de Autoavaliação das escolas: um estudo em escolas do Alentejo. Libro de Actas do XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía. A Coruña. Universidade da Coruña [CD-ROM] ISSN: 1138-1663. La Coruña 1138-1663 sim nao nao DPE mariajosesg.silvestre@gmail.com scsdgomes@gmail.com ifialho@uevora.pt mcid@uevora.pt 229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136472276664320 |