A autoavaliação e o acompanhamento da prática letiva nas escolas do Alentejo litoral – um olhar externo
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/8239 |
Resumo: | A pressão sobre a escola e a sua exposição pública são inquestionáveis e crescentes. Muitas escolas têm usado essa pressão como oportunidade para envolver as suas comunidades educativas na busca da melhoria eficaz. A adesão de um número cada vez maior de escolas a práticas regulares de autoavaliação mostra quão poderoso pode ser este processo na inovação e melhoria interna centrada na escola, alicerçado necessariamente na atualização da formação específica dos docentes. No presente estudo assumiu-se como objetivo conhecer a situação das escolas secundárias do Alentejo Litoral, nos domínios da prestação do serviço educativo, mais precisamente, a articulação e sequencialidade e o acompanhamento da prática letiva em sala de aula; da organização e gestão escolar, no que se refere à gestão de recursos humanos e da capacidade de autorregulação e melhoria da escola, através do olhar externo da Inspeção Geral de Educação, a partir da análise dos relatórios e contraditórios da avaliação externa de sete escolas secundárias e profissionais públicas da NUT III Alentejo Litoral. |
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A autoavaliação e o acompanhamento da prática letiva nas escolas do Alentejo litoral – um olhar externoautoavaliação da escolasupervisão da prática letivaavaliação do desempenho docenteA pressão sobre a escola e a sua exposição pública são inquestionáveis e crescentes. Muitas escolas têm usado essa pressão como oportunidade para envolver as suas comunidades educativas na busca da melhoria eficaz. A adesão de um número cada vez maior de escolas a práticas regulares de autoavaliação mostra quão poderoso pode ser este processo na inovação e melhoria interna centrada na escola, alicerçado necessariamente na atualização da formação específica dos docentes. No presente estudo assumiu-se como objetivo conhecer a situação das escolas secundárias do Alentejo Litoral, nos domínios da prestação do serviço educativo, mais precisamente, a articulação e sequencialidade e o acompanhamento da prática letiva em sala de aula; da organização e gestão escolar, no que se refere à gestão de recursos humanos e da capacidade de autorregulação e melhoria da escola, através do olhar externo da Inspeção Geral de Educação, a partir da análise dos relatórios e contraditórios da avaliação externa de sete escolas secundárias e profissionais públicas da NUT III Alentejo Litoral.Centro de Investigação em Educação e Psicologia - Universidade de Évora2013-01-31T12:24:00Z2013-01-312012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/8239http://hdl.handle.net/10174/8239porMateus, L. & Fialho, I. (2012). A autoavaliação e o acompanhamento da prática letiva nas escolas do Alentejo litoral – um olhar externo. Educação. Temas e problemas - Escola, 1010lilia.mateus@esaic.ptifialho@uevora.pt229Mateus, LíliaFialho, Isabelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:49:01Zoai:dspace.uevora.pt:10174/8239Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:02:32.876385Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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