A autoavaliação e o acompanhamento da prática letiva nas escolas do Alentejo litoral – um olhar externo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mateus, Lília
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Fialho, Isabel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/8239
Resumo: A pressão sobre a escola e a sua exposição pública são inquestionáveis e crescentes. Muitas escolas têm usado essa pressão como oportunidade para envolver as suas comunidades educativas na busca da melhoria eficaz. A adesão de um número cada vez maior de escolas a práticas regulares de autoavaliação mostra quão poderoso pode ser este processo na inovação e melhoria interna centrada na escola, alicerçado necessariamente na atualização da formação específica dos docentes. No presente estudo assumiu-se como objetivo conhecer a situação das escolas secundárias do Alentejo Litoral, nos domínios da prestação do serviço educativo, mais precisamente, a articulação e sequencialidade e o acompanhamento da prática letiva em sala de aula; da organização e gestão escolar, no que se refere à gestão de recursos humanos e da capacidade de autorregulação e melhoria da escola, através do olhar externo da Inspeção Geral de Educação, a partir da análise dos relatórios e contraditórios da avaliação externa de sete escolas secundárias e profissionais públicas da NUT III Alentejo Litoral.
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