A formação de comunidades de aprendizagem e a reflexão crítica em cursos EAD
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34624/id.v5i2.4400 |
Resumo: | From a social criticism standpoint, the study deals with learning communities and the critical formation of subjects in distance education. It recognizes that the quality of ICT mediated education depends on social interaction in virtual spaces, which can turn out to be a space of possibility to promote critical thinking. An empirical model was developed to analyse the relationship between the existence of learning communities and deepness of critical thinking. The instrument uses categories of analysis such as affection, cohesion and interaction to identify the existence of learning communities, and levels of critical thinking such as identification, description, exploration, application and integration of problems. The results contribute to the exploration of distance courses through qualitative research, while being able to confirm the hypothesis of the importance of learning communities to critical thinking in learning processes. |
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A formação de comunidades de aprendizagem e a reflexão crítica em cursos EADFrom a social criticism standpoint, the study deals with learning communities and the critical formation of subjects in distance education. It recognizes that the quality of ICT mediated education depends on social interaction in virtual spaces, which can turn out to be a space of possibility to promote critical thinking. An empirical model was developed to analyse the relationship between the existence of learning communities and deepness of critical thinking. The instrument uses categories of analysis such as affection, cohesion and interaction to identify the existence of learning communities, and levels of critical thinking such as identification, description, exploration, application and integration of problems. The results contribute to the exploration of distance courses through qualitative research, while being able to confirm the hypothesis of the importance of learning communities to critical thinking in learning processes.El artículo trata de la importancia de la existencia de comunidades de aprendizaje en cursos a distancia. Reconoce que la calidad de la educación ofrecida a través de tecnologías de información y de comunicación depende de las interacciones sociales en los espacios virtuales de comunicación bidireccional, que pueden promover una reflexión crítica profundizada. Contribuye a la investigación cualitativa en educación a distancia mediante la presentación de una herramienta empírica de investigación en los entornos virtuales de enseñanza y aprendizaje. Analiza las características de la formación de una comunidad de aprendizaje y su relación con la profundidad de reflexión crítica en el curso de Traducción e Interpretación en Lenguaje Brasileño de Signos de la Universidad de Santa Catarina, Brasil a través de la codificación de mensajes para identificar la existencia de indicadores de formación de comunidades de aprendizaje, tales como el afecto, la cohesión y la interacción, así como los niveles de profundidad de la reflexión crítica, con indicadores como la identificación, descripción, exploración, aplicación e integración de problemas. Los resultados del análisis contribuyen a la explotación de cursos a partir de una investigación cualitativa, al tiempo que confirma la estrecha relación entre la profundidad de la reflexión crítica y la existencia de comunidades de aprendizaje.O artigo trata da importância da existência de comunidades de aprendizagem em cursos na modalidade a distância. Reconhece que a qualidade da educação oferecida através de tecnologias de informação e comunicação depende das interações sociais acolhidas em espaços virtuais de comunicação bidirecional, que podem promover uma reflexão crítica aprofundada. Contribui para a pesquisa qualitativa em educação a distância ao apresentar um instrumento empírico de pesquisa em ambientes virtuais de ensino e aprendizagem. Analisa as características da formação de uma comunidade de aprendizagem e sua relação com a profundidade de reflexão crítica no Curso de Bacharelado em Interpretação e Tradução em Letras-LIBRAS da UFSC através da codificação de mensagens quanto à existência de indicadores de formação de comunidades de aprendizagem, como afetividade, coesão e interação; e também quanto a níveis de profundidade de reflexão crítica, com indicadores como identificação, descrição, exploração, aplicação e integração do problema. Os resultados da análise contribuem para a exploração de cursos a partir de uma pesquisa qualitativa, enquanto confirmam a estreita relação entre profundidade de reflexão crítica e a existência de comunidades de aprendizagem.Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) / Universidade de Aveiro2013-04-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/id.v5i2.4400https://doi.org/10.34624/id.v5i2.4400Indagatio Didactica; Vol 5 No 2 (2013); 543-560Indagatio Didactica; Vol. 5 Núm. 2 (2013); 543-560Indagatio Didactica; Vol. 5 No 2 (2013); 543-560Indagatio Didactica; vol. 5 n.º 2 (2013); 543-5601647-3582reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/4400https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/4400/3328Lapa, Andrea Brandãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-22T10:16:22Zoai:proa.ua.pt:article/4400Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:30:09.486064Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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