Interface para EAD: foco nas comunidades de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual do SENAI CIMATEC |
Texto Completo: | http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/717 |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo a Modelagem de Interface de um Sistema EAD que atendesse as necessidades de Comunidades de Aprendizagem, mas que não perdesse o foco na usabilidade dessa interface, ou seja, no design de interação. A proposta dessa interface deveria possuir características interacionistas baseando-se nos estudos da teoria do conhecimento e da modelagem da interatividade humana. O estudo aborda ainda abordou o contexto tecnológico da sociedade atual, tendendo para as características e atitudes dos sujeitos sociais, analisando a importância dos conceitos sócio-interacionistas, tendendo para o conceito das comunidades de aprendizagem. Para a Modelagem do Sistema foram apresentados os ambientes que iriam ser contemplados nessa proposta, assim como também uma rápida apresentação do estudo teórico referencial que foi desenvolvido pelos autores individuais de cada um dos ambientes. Ainda na parte da modelagem foram apresentados os critérios de usabilidade que a interface deveria contemplar. A idéia desse estudo surgiu a partir da necessidade percebida de um grupo de pesquisa que desenvolvia isoladamente ambientes virtuais de aprendizagem para atender às necessidades de comunidades de aprendizagem. Nesse sentido percebemos que os sistemas voltados a aprendizagem disponíveis no mercado são insuficientes para construção do conhecimento coletivo existentes, capazes de compor um Sistema de Educação a Distancia numa abordagem de comunidades de aprendizagem. Esse estudo delineou-se uma parte teórica e outra prática, quando foi avaliado a efetividade da interface proposta. Para a avaliação da efetividade da interface do Sistema proposto utilizamos a técnica heurística através de procedimentos analíticos realizados por especialistas na área baseado em um roteiro sem-estruturado. |
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Para a Modelagem do Sistema foram apresentados os ambientes que iriam ser contemplados nessa proposta, assim como também uma rápida apresentação do estudo teórico referencial que foi desenvolvido pelos autores individuais de cada um dos ambientes. Ainda na parte da modelagem foram apresentados os critérios de usabilidade que a interface deveria contemplar. A idéia desse estudo surgiu a partir da necessidade percebida de um grupo de pesquisa que desenvolvia isoladamente ambientes virtuais de aprendizagem para atender às necessidades de comunidades de aprendizagem. Nesse sentido percebemos que os sistemas voltados a aprendizagem disponíveis no mercado são insuficientes para construção do conhecimento coletivo existentes, capazes de compor um Sistema de Educação a Distancia numa abordagem de comunidades de aprendizagem. Esse estudo delineou-se uma parte teórica e outra prática, quando foi avaliado a efetividade da interface proposta. 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O presente trabalho teve como objetivo a Modelagem de Interface de um Sistema EAD que atendesse as necessidades de Comunidades de Aprendizagem, mas que não perdesse o foco na usabilidade dessa interface, ou seja, no design de interação. A proposta dessa interface deveria possuir características interacionistas baseando-se nos estudos da teoria do conhecimento e da modelagem da interatividade humana. O estudo aborda ainda abordou o contexto tecnológico da sociedade atual, tendendo para as características e atitudes dos sujeitos sociais, analisando a importância dos conceitos sócio-interacionistas, tendendo para o conceito das comunidades de aprendizagem. Para a Modelagem do Sistema foram apresentados os ambientes que iriam ser contemplados nessa proposta, assim como também uma rápida apresentação do estudo teórico referencial que foi desenvolvido pelos autores individuais de cada um dos ambientes. Ainda na parte da modelagem foram apresentados os critérios de usabilidade que a interface deveria contemplar. A idéia desse estudo surgiu a partir da necessidade percebida de um grupo de pesquisa que desenvolvia isoladamente ambientes virtuais de aprendizagem para atender às necessidades de comunidades de aprendizagem. Nesse sentido percebemos que os sistemas voltados a aprendizagem disponíveis no mercado são insuficientes para construção do conhecimento coletivo existentes, capazes de compor um Sistema de Educação a Distancia numa abordagem de comunidades de aprendizagem. Esse estudo delineou-se uma parte teórica e outra prática, quando foi avaliado a efetividade da interface proposta. Para a avaliação da efetividade da interface do Sistema proposto utilizamos a técnica heurística através de procedimentos analíticos realizados por especialistas na área baseado em um roteiro sem-estruturado. |
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