Estudo das atitudes em relação à estatística de estudantes do 3º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Ana Julieta Oliveira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/28792
Resumo: A atitude dos estudantes em relação à Estatística é um tema amplamente investigado a nível do ensino universitário. Para estudantes do 3º ciclo do ensino básico, população alvo deste estudo, são ainda raros (mesmo a nível internacional) os trabalhos que se encontram na literatura. Neste trabalho foi efetuada uma adaptação transcultural ao contexto educacional português do instrumento de medida selecionado, a escala de atitudes em relação à Estatística SATS 36© (Survey of Attitudes Toward Statistics©, versão Pos). A escala adaptada, com a adição de 6 questões sobre características dos estudantes, foi aplicada a um conjunto de 232 estudantes, com idades compreendidas entre 12 e 18 anos. Usando uma análise fatorial confirmatória, verificou-se que o modelo fatorial original proposto pela autora de SATS 36© e o modelo fatorial recentemente proposto na literatura, adequado para estudantes do ensino médio e secundário na Estónia, não se ajustam aos dados recolhidos sobre os estudantes do 3º ciclo do ensino português. Este facto levou à construção de um novo modelo, de 4 fatores, usando Análise Fatorial Exploratória. Constatou-se que, embora distintos, os modelos português e estonianos construídos para este nível de ensino apresentam um estrutura bastante similar.
id RCAP_cdb9d4000d5becea2529661ce902c329
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/28792
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estudo das atitudes em relação à estatística de estudantes do 3º ciclo do ensino básicoAtitudesEstatísticaEducação estatísticaInvestigaçãoSATS 36EstudantesEnsino básicoTraduçãoRetro traduçãoA atitude dos estudantes em relação à Estatística é um tema amplamente investigado a nível do ensino universitário. Para estudantes do 3º ciclo do ensino básico, população alvo deste estudo, são ainda raros (mesmo a nível internacional) os trabalhos que se encontram na literatura. Neste trabalho foi efetuada uma adaptação transcultural ao contexto educacional português do instrumento de medida selecionado, a escala de atitudes em relação à Estatística SATS 36© (Survey of Attitudes Toward Statistics©, versão Pos). A escala adaptada, com a adição de 6 questões sobre características dos estudantes, foi aplicada a um conjunto de 232 estudantes, com idades compreendidas entre 12 e 18 anos. Usando uma análise fatorial confirmatória, verificou-se que o modelo fatorial original proposto pela autora de SATS 36© e o modelo fatorial recentemente proposto na literatura, adequado para estudantes do ensino médio e secundário na Estónia, não se ajustam aos dados recolhidos sobre os estudantes do 3º ciclo do ensino português. Este facto levou à construção de um novo modelo, de 4 fatores, usando Análise Fatorial Exploratória. Constatou-se que, embora distintos, os modelos português e estonianos construídos para este nível de ensino apresentam um estrutura bastante similar.Students' attitude towards statistics is a highly researched subject at the university level. However, with students of the 3rd cycle of basic education, the focus of this study, there are still few studies found in the literature. In this work, a cross-cultural adaptation to the educational context of the selected measuring instrument SATS 36 © (Survey of Attitudes Toward Statistics©, Pos) was performed. The adapted scale, with the addition of 6 student resource questions, was applied to 232 students aged 12 to 18 years. Using Confirmatory Factor Analysis, it was found that the original factor model proposed by the author of SATS 36 © and a factorial model recently approached in the literature, suitable for high school students in Estonia, do not fit the data collected on students of the 3rd cycle of Portuguese education. This fact led to the construction of a new 4-factor model using Exploratory Factor Analysis. Although distinct, the english and estonian models built for this level of education exhibited a very similar structure.2020-07-06T23:53:46Z2019-12-01T00:00:00Z2019-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/28792porMorais, Ana Julieta Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:55:43Zoai:ria.ua.pt:10773/28792Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:01:15.930196Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estudo das atitudes em relação à estatística de estudantes do 3º ciclo do ensino básico
title Estudo das atitudes em relação à estatística de estudantes do 3º ciclo do ensino básico
spellingShingle Estudo das atitudes em relação à estatística de estudantes do 3º ciclo do ensino básico
Morais, Ana Julieta Oliveira
Atitudes
Estatística
Educação estatística
Investigação
SATS 36
Estudantes
Ensino básico
Tradução
Retro tradução
title_short Estudo das atitudes em relação à estatística de estudantes do 3º ciclo do ensino básico
title_full Estudo das atitudes em relação à estatística de estudantes do 3º ciclo do ensino básico
title_fullStr Estudo das atitudes em relação à estatística de estudantes do 3º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed Estudo das atitudes em relação à estatística de estudantes do 3º ciclo do ensino básico
title_sort Estudo das atitudes em relação à estatística de estudantes do 3º ciclo do ensino básico
author Morais, Ana Julieta Oliveira
author_facet Morais, Ana Julieta Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais, Ana Julieta Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Atitudes
Estatística
Educação estatística
Investigação
SATS 36
Estudantes
Ensino básico
Tradução
Retro tradução
topic Atitudes
Estatística
Educação estatística
Investigação
SATS 36
Estudantes
Ensino básico
Tradução
Retro tradução
description A atitude dos estudantes em relação à Estatística é um tema amplamente investigado a nível do ensino universitário. Para estudantes do 3º ciclo do ensino básico, população alvo deste estudo, são ainda raros (mesmo a nível internacional) os trabalhos que se encontram na literatura. Neste trabalho foi efetuada uma adaptação transcultural ao contexto educacional português do instrumento de medida selecionado, a escala de atitudes em relação à Estatística SATS 36© (Survey of Attitudes Toward Statistics©, versão Pos). A escala adaptada, com a adição de 6 questões sobre características dos estudantes, foi aplicada a um conjunto de 232 estudantes, com idades compreendidas entre 12 e 18 anos. Usando uma análise fatorial confirmatória, verificou-se que o modelo fatorial original proposto pela autora de SATS 36© e o modelo fatorial recentemente proposto na literatura, adequado para estudantes do ensino médio e secundário na Estónia, não se ajustam aos dados recolhidos sobre os estudantes do 3º ciclo do ensino português. Este facto levou à construção de um novo modelo, de 4 fatores, usando Análise Fatorial Exploratória. Constatou-se que, embora distintos, os modelos português e estonianos construídos para este nível de ensino apresentam um estrutura bastante similar.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-01T00:00:00Z
2019-12
2020-07-06T23:53:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/28792
url http://hdl.handle.net/10773/28792
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137668759552000