Perturbação do espetro do autismo: sinais de alerta e estratégias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Joana Silva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2213
Resumo: O tema escolhido para esta investigação foca-se no Autismo. A experiência profissional relacionada com o desconhecimento das estratégias utilizadas na sala de jardim-de-infância com crianças com Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) levantou grande interesse em aprofundar esta temática. Dado que os Educadores de Infância são dos primeiros intervenientes no processo educativo, procura-se saber com este estudo se as (os) educadoras (es) de infância identificam sinais de alerta no desenvolvimento das crianças em geral; percecionar quais os sinais de alerta, associados à PEA, que as (os) educadoras (es) identificam; e identificar quais as estratégias utilizadas pelas (os) educadoras (es), com as crianças que apresentam comportamentos associados/próximos à PEA. Ao longo da realização deste trabalho, e com base nas leituras para o enquadramento teórico, vários autores referiram a importância da eleição das competências sociais nestas crianças. Com base na análise dos questionários realizados no âmbito deste estudo pode-se afirmar que os resultados da investigação revelam que muitos educadores se mostram empenhados no apoio aos alunos com PEA. De acordo com os inquiridos e com os investigadores estudados na revisão da literatura é possível afirmar que os educadores podem identificar sinais de alerta no desenvolvimento das crianças em geral, bem como nas crianças com PEA. Temos também de conhecer algumas das estratégias possíveis de utilizar no jardim-de-infância com crianças com PEA.
id RCAP_cdc28fcef3ad5632f37fa0b51afbbce0
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2213
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Perturbação do espetro do autismo: sinais de alerta e estratégiasEducação especialAutismoO tema escolhido para esta investigação foca-se no Autismo. A experiência profissional relacionada com o desconhecimento das estratégias utilizadas na sala de jardim-de-infância com crianças com Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) levantou grande interesse em aprofundar esta temática. Dado que os Educadores de Infância são dos primeiros intervenientes no processo educativo, procura-se saber com este estudo se as (os) educadoras (es) de infância identificam sinais de alerta no desenvolvimento das crianças em geral; percecionar quais os sinais de alerta, associados à PEA, que as (os) educadoras (es) identificam; e identificar quais as estratégias utilizadas pelas (os) educadoras (es), com as crianças que apresentam comportamentos associados/próximos à PEA. Ao longo da realização deste trabalho, e com base nas leituras para o enquadramento teórico, vários autores referiram a importância da eleição das competências sociais nestas crianças. Com base na análise dos questionários realizados no âmbito deste estudo pode-se afirmar que os resultados da investigação revelam que muitos educadores se mostram empenhados no apoio aos alunos com PEA. De acordo com os inquiridos e com os investigadores estudados na revisão da literatura é possível afirmar que os educadores podem identificar sinais de alerta no desenvolvimento das crianças em geral, bem como nas crianças com PEA. Temos também de conhecer algumas das estratégias possíveis de utilizar no jardim-de-infância com crianças com PEA.The theme chosen for this investigation focuses on Autism. Professional experience related to the ignorance of the strategies used in the living room nursery with children with Autism Spectrum Disorder (PEA) has raised great interest in deepening this issue. Given that the kindergartners are stakeholders in the educational process, seeks to know with this study as (the) educators (es) of childhood identify warning signs in the development of children in general; to apprehend what are the warning signs associated with the PEA, that (the) educators (es) identify and identify what are the strategies used by (the) educators (es), with children who exhibit behaviors associated with/close to PEA. Throughout this study, through readings, several authors have pointed out the importance of the election of social skills in these children. Based on the analysis of the questionnaires carried out within the framework of the study it can be affirmed that the results of the investigation show that many educators are engaged in supporting students with PEA. According to the respondents and researchers studied in the literature review, it is possible to affirm that educators can identify warning signs in the development of children in General, as well as in children with PEA. We also need to meet some of the possible strategies used in kindergarten with children with PEA.2015-07-22T11:19:11Z2015-07-21T00:00:00Z2015-07-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2213TID:201349272porOliveira, Joana Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:56Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2213Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:04.240034Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Perturbação do espetro do autismo: sinais de alerta e estratégias
title Perturbação do espetro do autismo: sinais de alerta e estratégias
spellingShingle Perturbação do espetro do autismo: sinais de alerta e estratégias
Oliveira, Joana Silva
Educação especial
Autismo
title_short Perturbação do espetro do autismo: sinais de alerta e estratégias
title_full Perturbação do espetro do autismo: sinais de alerta e estratégias
title_fullStr Perturbação do espetro do autismo: sinais de alerta e estratégias
title_full_unstemmed Perturbação do espetro do autismo: sinais de alerta e estratégias
title_sort Perturbação do espetro do autismo: sinais de alerta e estratégias
author Oliveira, Joana Silva
author_facet Oliveira, Joana Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Joana Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação especial
Autismo
topic Educação especial
Autismo
description O tema escolhido para esta investigação foca-se no Autismo. A experiência profissional relacionada com o desconhecimento das estratégias utilizadas na sala de jardim-de-infância com crianças com Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) levantou grande interesse em aprofundar esta temática. Dado que os Educadores de Infância são dos primeiros intervenientes no processo educativo, procura-se saber com este estudo se as (os) educadoras (es) de infância identificam sinais de alerta no desenvolvimento das crianças em geral; percecionar quais os sinais de alerta, associados à PEA, que as (os) educadoras (es) identificam; e identificar quais as estratégias utilizadas pelas (os) educadoras (es), com as crianças que apresentam comportamentos associados/próximos à PEA. Ao longo da realização deste trabalho, e com base nas leituras para o enquadramento teórico, vários autores referiram a importância da eleição das competências sociais nestas crianças. Com base na análise dos questionários realizados no âmbito deste estudo pode-se afirmar que os resultados da investigação revelam que muitos educadores se mostram empenhados no apoio aos alunos com PEA. De acordo com os inquiridos e com os investigadores estudados na revisão da literatura é possível afirmar que os educadores podem identificar sinais de alerta no desenvolvimento das crianças em geral, bem como nas crianças com PEA. Temos também de conhecer algumas das estratégias possíveis de utilizar no jardim-de-infância com crianças com PEA.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-22T11:19:11Z
2015-07-21T00:00:00Z
2015-07-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/2213
TID:201349272
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/2213
identifier_str_mv TID:201349272
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131625166995456