SONS E SILÊNCIOS: A IMPORTÂNCIA DA MUSICOTERAPIA EM INDIVÍDUOS COM PERTURBAÇÃO DO ESPETRO DO AUTISMO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Diálogo |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/819 |
Resumo: | Este estudo procurou demostrar como a musicoterapia, como técnica terapeuta, contribui para o desenvolvimento integral e harmonioso, no sentido de uma boa integração social, comportamental, cognitiva e emocional de indivíduos com a Perturbação do Espetro do Autismo (PEA). Abordamos a musicoterapia como técnica aplicada a indivíduos com Necessidades Educativas Especiais (NEE), com o objetivo de incrementar potencialidades nos indivíduos. Utilizamos metodologia qualitativa e quantitativa. Considerando a adequação dos participantes aos objetivos da investigação, utilizamos uma amostra de conveniência, ou seja, uma amostragem não probabilística. Para a obtenção da informação mais detalhada recorremos a análises dos registos do musicoterapeuta. Os instrumentos utilizados foram, o questionário e a entrevista semiestruturada elaborado pelo investigador, e fizemos registo da nossa observação de campo. Concluímos que a musicoterapia é, de facto, um caminho exploratório da dimensão humana em toda a sua complexidade, emergindo canais de comunicação e cuja propagação tem possibilitado recentes e consistentes perspetivas de intervenção nos indivíduos com diagnóstico de Perturbação do Espetro do Autismo (PEA). |
id |
UFMS-2_519c322ea6fb3fc6464d3929ab9bc8f8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufms.br:article/819 |
network_acronym_str |
UFMS-2 |
network_name_str |
Perspectivas em Diálogo |
repository_id_str |
|
spelling |
SONS E SILÊNCIOS: A IMPORTÂNCIA DA MUSICOTERAPIA EM INDIVÍDUOS COM PERTURBAÇÃO DO ESPETRO DO AUTISMOMúsicaMusicoterapiaPerturbação do Espetro do AutismoEducação EspecialIntervenção Precoce.Este estudo procurou demostrar como a musicoterapia, como técnica terapeuta, contribui para o desenvolvimento integral e harmonioso, no sentido de uma boa integração social, comportamental, cognitiva e emocional de indivíduos com a Perturbação do Espetro do Autismo (PEA). Abordamos a musicoterapia como técnica aplicada a indivíduos com Necessidades Educativas Especiais (NEE), com o objetivo de incrementar potencialidades nos indivíduos. Utilizamos metodologia qualitativa e quantitativa. Considerando a adequação dos participantes aos objetivos da investigação, utilizamos uma amostra de conveniência, ou seja, uma amostragem não probabilística. Para a obtenção da informação mais detalhada recorremos a análises dos registos do musicoterapeuta. Os instrumentos utilizados foram, o questionário e a entrevista semiestruturada elaborado pelo investigador, e fizemos registo da nossa observação de campo. Concluímos que a musicoterapia é, de facto, um caminho exploratório da dimensão humana em toda a sua complexidade, emergindo canais de comunicação e cuja propagação tem possibilitado recentes e consistentes perspetivas de intervenção nos indivíduos com diagnóstico de Perturbação do Espetro do Autismo (PEA). Editora UFMS2015-05-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/819Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 2 n. 3 (2015); 18-382358-1840reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/819/550https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/819/551Silva, Patrícia Raquelinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-21T05:11:10Zoai:periodicos.ufms.br:article/819Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2019-12-21T05:11:10Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
SONS E SILÊNCIOS: A IMPORTÂNCIA DA MUSICOTERAPIA EM INDIVÍDUOS COM PERTURBAÇÃO DO ESPETRO DO AUTISMO |
title |
SONS E SILÊNCIOS: A IMPORTÂNCIA DA MUSICOTERAPIA EM INDIVÍDUOS COM PERTURBAÇÃO DO ESPETRO DO AUTISMO |
spellingShingle |
SONS E SILÊNCIOS: A IMPORTÂNCIA DA MUSICOTERAPIA EM INDIVÍDUOS COM PERTURBAÇÃO DO ESPETRO DO AUTISMO Silva, Patrícia Raquel Música Musicoterapia Perturbação do Espetro do Autismo Educação Especial Intervenção Precoce. |
title_short |
SONS E SILÊNCIOS: A IMPORTÂNCIA DA MUSICOTERAPIA EM INDIVÍDUOS COM PERTURBAÇÃO DO ESPETRO DO AUTISMO |
title_full |
SONS E SILÊNCIOS: A IMPORTÂNCIA DA MUSICOTERAPIA EM INDIVÍDUOS COM PERTURBAÇÃO DO ESPETRO DO AUTISMO |
title_fullStr |
SONS E SILÊNCIOS: A IMPORTÂNCIA DA MUSICOTERAPIA EM INDIVÍDUOS COM PERTURBAÇÃO DO ESPETRO DO AUTISMO |
title_full_unstemmed |
SONS E SILÊNCIOS: A IMPORTÂNCIA DA MUSICOTERAPIA EM INDIVÍDUOS COM PERTURBAÇÃO DO ESPETRO DO AUTISMO |
title_sort |
SONS E SILÊNCIOS: A IMPORTÂNCIA DA MUSICOTERAPIA EM INDIVÍDUOS COM PERTURBAÇÃO DO ESPETRO DO AUTISMO |
author |
Silva, Patrícia Raquel |
author_facet |
Silva, Patrícia Raquel |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Patrícia Raquel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Música Musicoterapia Perturbação do Espetro do Autismo Educação Especial Intervenção Precoce. |
topic |
Música Musicoterapia Perturbação do Espetro do Autismo Educação Especial Intervenção Precoce. |
description |
Este estudo procurou demostrar como a musicoterapia, como técnica terapeuta, contribui para o desenvolvimento integral e harmonioso, no sentido de uma boa integração social, comportamental, cognitiva e emocional de indivíduos com a Perturbação do Espetro do Autismo (PEA). Abordamos a musicoterapia como técnica aplicada a indivíduos com Necessidades Educativas Especiais (NEE), com o objetivo de incrementar potencialidades nos indivíduos. Utilizamos metodologia qualitativa e quantitativa. Considerando a adequação dos participantes aos objetivos da investigação, utilizamos uma amostra de conveniência, ou seja, uma amostragem não probabilística. Para a obtenção da informação mais detalhada recorremos a análises dos registos do musicoterapeuta. Os instrumentos utilizados foram, o questionário e a entrevista semiestruturada elaborado pelo investigador, e fizemos registo da nossa observação de campo. Concluímos que a musicoterapia é, de facto, um caminho exploratório da dimensão humana em toda a sua complexidade, emergindo canais de comunicação e cuja propagação tem possibilitado recentes e consistentes perspetivas de intervenção nos indivíduos com diagnóstico de Perturbação do Espetro do Autismo (PEA). |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-05-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/819 |
url |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/819 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/819/550 https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/819/551 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 2 n. 3 (2015); 18-38 2358-1840 reponame:Perspectivas em Diálogo instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
Perspectivas em Diálogo |
collection |
Perspectivas em Diálogo |
repository.name.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br |
_version_ |
1799711245943701504 |