SONS E SILÊNCIOS: A IMPORTÂNCIA DA MUSICOTERAPIA EM INDIVÍDUOS COM PERTURBAÇÃO DO ESPETRO DO AUTISMO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Patrícia Raquel
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Diálogo
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/819
Resumo: Este estudo procurou demostrar como a musicoterapia, como técnica terapeuta, contribui para o desenvolvimento integral e harmonioso, no sentido de uma boa integração social, comportamental, cognitiva e emocional de indivíduos com a Perturbação do Espetro do Autismo (PEA). Abordamos a musicoterapia como técnica aplicada a indivíduos com Necessidades Educativas Especiais (NEE), com o objetivo de incrementar potencialidades nos indivíduos. Utilizamos metodologia qualitativa e quantitativa. Considerando a adequação dos participantes aos objetivos da investigação, utilizamos uma amostra de conveniência, ou seja, uma amostragem não probabilística. Para a obtenção da informação mais detalhada recorremos a análises dos registos do musicoterapeuta. Os instrumentos utilizados foram, o questionário e a entrevista semiestruturada elaborado pelo investigador,  e fizemos registo da nossa observação de campo. Concluímos que a musicoterapia é, de facto, um caminho exploratório da dimensão humana em toda a sua complexidade, emergindo canais de comunicação e cuja propagação tem possibilitado recentes e consistentes perspetivas de intervenção nos indivíduos com diagnóstico de Perturbação do Espetro do Autismo (PEA). 
id UFMS-2_519c322ea6fb3fc6464d3929ab9bc8f8
oai_identifier_str oai:periodicos.ufms.br:article/819
network_acronym_str UFMS-2
network_name_str Perspectivas em Diálogo
repository_id_str
spelling SONS E SILÊNCIOS: A IMPORTÂNCIA DA MUSICOTERAPIA EM INDIVÍDUOS COM PERTURBAÇÃO DO ESPETRO DO AUTISMOMúsicaMusicoterapiaPerturbação do Espetro do AutismoEducação EspecialIntervenção Precoce.Este estudo procurou demostrar como a musicoterapia, como técnica terapeuta, contribui para o desenvolvimento integral e harmonioso, no sentido de uma boa integração social, comportamental, cognitiva e emocional de indivíduos com a Perturbação do Espetro do Autismo (PEA). Abordamos a musicoterapia como técnica aplicada a indivíduos com Necessidades Educativas Especiais (NEE), com o objetivo de incrementar potencialidades nos indivíduos. Utilizamos metodologia qualitativa e quantitativa. Considerando a adequação dos participantes aos objetivos da investigação, utilizamos uma amostra de conveniência, ou seja, uma amostragem não probabilística. Para a obtenção da informação mais detalhada recorremos a análises dos registos do musicoterapeuta. Os instrumentos utilizados foram, o questionário e a entrevista semiestruturada elaborado pelo investigador,  e fizemos registo da nossa observação de campo. Concluímos que a musicoterapia é, de facto, um caminho exploratório da dimensão humana em toda a sua complexidade, emergindo canais de comunicação e cuja propagação tem possibilitado recentes e consistentes perspetivas de intervenção nos indivíduos com diagnóstico de Perturbação do Espetro do Autismo (PEA). Editora UFMS2015-05-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/819Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 2 n. 3 (2015); 18-382358-1840reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/819/550https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/819/551Silva, Patrícia Raquelinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-21T05:11:10Zoai:periodicos.ufms.br:article/819Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2019-12-21T05:11:10Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.none.fl_str_mv SONS E SILÊNCIOS: A IMPORTÂNCIA DA MUSICOTERAPIA EM INDIVÍDUOS COM PERTURBAÇÃO DO ESPETRO DO AUTISMO
title SONS E SILÊNCIOS: A IMPORTÂNCIA DA MUSICOTERAPIA EM INDIVÍDUOS COM PERTURBAÇÃO DO ESPETRO DO AUTISMO
spellingShingle SONS E SILÊNCIOS: A IMPORTÂNCIA DA MUSICOTERAPIA EM INDIVÍDUOS COM PERTURBAÇÃO DO ESPETRO DO AUTISMO
Silva, Patrícia Raquel
Música
Musicoterapia
Perturbação do Espetro do Autismo
Educação Especial
Intervenção Precoce.
title_short SONS E SILÊNCIOS: A IMPORTÂNCIA DA MUSICOTERAPIA EM INDIVÍDUOS COM PERTURBAÇÃO DO ESPETRO DO AUTISMO
title_full SONS E SILÊNCIOS: A IMPORTÂNCIA DA MUSICOTERAPIA EM INDIVÍDUOS COM PERTURBAÇÃO DO ESPETRO DO AUTISMO
title_fullStr SONS E SILÊNCIOS: A IMPORTÂNCIA DA MUSICOTERAPIA EM INDIVÍDUOS COM PERTURBAÇÃO DO ESPETRO DO AUTISMO
title_full_unstemmed SONS E SILÊNCIOS: A IMPORTÂNCIA DA MUSICOTERAPIA EM INDIVÍDUOS COM PERTURBAÇÃO DO ESPETRO DO AUTISMO
title_sort SONS E SILÊNCIOS: A IMPORTÂNCIA DA MUSICOTERAPIA EM INDIVÍDUOS COM PERTURBAÇÃO DO ESPETRO DO AUTISMO
author Silva, Patrícia Raquel
author_facet Silva, Patrícia Raquel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Patrícia Raquel
dc.subject.por.fl_str_mv Música
Musicoterapia
Perturbação do Espetro do Autismo
Educação Especial
Intervenção Precoce.
topic Música
Musicoterapia
Perturbação do Espetro do Autismo
Educação Especial
Intervenção Precoce.
description Este estudo procurou demostrar como a musicoterapia, como técnica terapeuta, contribui para o desenvolvimento integral e harmonioso, no sentido de uma boa integração social, comportamental, cognitiva e emocional de indivíduos com a Perturbação do Espetro do Autismo (PEA). Abordamos a musicoterapia como técnica aplicada a indivíduos com Necessidades Educativas Especiais (NEE), com o objetivo de incrementar potencialidades nos indivíduos. Utilizamos metodologia qualitativa e quantitativa. Considerando a adequação dos participantes aos objetivos da investigação, utilizamos uma amostra de conveniência, ou seja, uma amostragem não probabilística. Para a obtenção da informação mais detalhada recorremos a análises dos registos do musicoterapeuta. Os instrumentos utilizados foram, o questionário e a entrevista semiestruturada elaborado pelo investigador,  e fizemos registo da nossa observação de campo. Concluímos que a musicoterapia é, de facto, um caminho exploratório da dimensão humana em toda a sua complexidade, emergindo canais de comunicação e cuja propagação tem possibilitado recentes e consistentes perspetivas de intervenção nos indivíduos com diagnóstico de Perturbação do Espetro do Autismo (PEA). 
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-05-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/819
url https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/819
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/819/550
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/819/551
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 2 n. 3 (2015); 18-38
2358-1840
reponame:Perspectivas em Diálogo
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Perspectivas em Diálogo
collection Perspectivas em Diálogo
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br
_version_ 1799711245943701504