O pensamento contrafactual em crianças: Actor versus ouvinte.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Estanislau, Ana Rita de Almeida
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/5245
Resumo: Dissertação de Mestrado apresentadaa no ISPA - Instituto Universitário
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spelling O pensamento contrafactual em crianças: Actor versus ouvinte.Pensamento contrafactualCriançasEfeito actor-ouvinteCounterfactual thinkingChildrenActor-listener effectDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDissertação de Mestrado apresentadaa no ISPA - Instituto UniversitárioO pensamento contrafactual tem sido maioritariamente estudado a partir de cenários; partindo sempre do pressuposto que o ser humano pensa da mesma forma sobre as histórias que lê e as situações que experiencia. Estudos recentes, com adultos, apontam lacunas à literatura existe, ao sugerirem que existem diferenças entre os contrafactuais gerados por actores e leitores. O presente estudo pretende perceber se, também, as crianças produzem contrafactuais diferentes em função da forma de exposição à situação. Em particular, perceber se existem diferenças entre os contrafactuais gerados por crianças de 6/7 anos e crianças de 9/10 anos. Participaram neste estudo 116 crianças (66 raparigas), pertencentes ao 1º e 4º ano de escolaridade. De ressalvar, que uma criança não foi incluída na análise estatística por não ter completado a tarefa dos contrafactuais. A replicação do estudo de Girotto et al. (2007), tornou-se possível através da sua adaptação a uma linguagem mais simples e adequada a crianças, tendo sido criadas duas situações diferentes – actor e ouvintes. Apesar de não terem sido encontradas diferenças significativas entre as crianças de diferentes idades, foi possível replicar o efeito encontrado em Girotto et al. (2007), com adultos. Os resultados sugerem que este efeito é encontrado na infância antes mesmo da idade em que se considera o pensamento contrafactual como totalmente desenvolvido. Em conclusão, também as crianças revelaram contrafactuais diferentes consoante a forma de exposição a situação, sugerindo a relevância da utilização de situações reais por forma a melhor compreender este tipo de pensamento na infância.ABSTRACT: Previous investigation about counterfactual thinking has been mostly based on scenarios; almost always assuming that the human being thinks the same way about stories that he reads and situations that he experiences. Recent studies, with adults, suggest that there are differences between counterfactuals generated by actors and readers. The present study intends to understand if the children too, produce different counterfactuals depending on the form of exposure to the situation. In particular, to see if there are differences between the counterfactuals generated by children with 6/7 years old and with 9/10 years old. There was a total of 116 children (66 girls), attending the 1st and 4th grade, that participated in this study. It should be noted that one child was not included in the statistic analysis, since he did not completed the counterfactual task. We were able to replicate Girotto et al. (2007) study, through a careful adaptation to a simpler language tailored to children, and created two different situations – actor and passive. Although no significant differences were found between children of different ages, it was possible to replicate the effect found in Girotto et al. (2007), with adults. The results suggest that this effect is found in childhood, even before the age at which counterfactual thinking is considered as fully developed. We conclude that children also revealed different counterfactuals depending on the form of exposure to the situation, suggesting the relevance of the use of real situations in order to better understand this type of thinking in childhood.Quelhas, Ana CristinaRepositório do ISPAEstanislau, Ana Rita de Almeida2017-02-09T20:23:55Z2016-01-01T00:00:00Z2016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/5245201560658porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:40:58Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/5245Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:23:03.646268Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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