Relatório de Estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Jorge Miguel Brandão
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/8674
Resumo: O desafio de ser (um bom) professor está intimamente relacionado com a predisposição para se querer ensinar. Está no gosto, na vontade, na persistência e no estudo continuado. O presente relatório de estágio tem como objetivo central dar a conhecer o percurso evolutivo do professor estagiário ao longo da prática pedagógica, reconhecendo a sua evolução pessoal e profissional. No âmbito da unidade curricular Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio, inserida no mestrado de Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, desenvolveu-se um trabalho que, por mais fecundo que tenha sido em experiências, não é mais – espera-se – do que o início de uma longa caminhada em prol da educação. Uma caminhada que se valoriza pelo seu percurso, destacando-se aqui o papel do par pedagógico, dos orientadores cooperantes e dos supervisores institucionais. A cooperação entre os demais elementos permitiu uma (re)construção constante de conhecimentos, assentes numa base reflexiva. Procurou-se aprofundar os saberes teórico-didáticos em função das exigências e necessidades dos contextos de intervenção, norteados pelo trabalho colaborativo, sempre útil e profícuo. O desenvolvimento de competências que a prática pedagógica possibilitou ancorou-se nos princípios basilares da metodologia investigação-ação, com o objetivo de uma análise crítica das suas práticas, por forma a melhorá-las. O presente relatório de estágio assume-se como documento ímpar e pessoal – espelho que mostra o rosto do professor estagiário enquanto indivíduo em formação. Única se revelou também a experiência que foi ensinar no 1.º e no 2.º ciclos do Ensino Básico.
id RCAP_cde213d1f8930653676362b34f6425aa
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/8674
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de EstágioDe letra em letra a aprender a ser professorPrática EducativaDesenvolvimento Pessoal e ProfissionalAtitude reflexivaContexto EducativoPedagogical PraxisPersonal and Professional DevelopmentReflective attitudeEducational ContextDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO desafio de ser (um bom) professor está intimamente relacionado com a predisposição para se querer ensinar. Está no gosto, na vontade, na persistência e no estudo continuado. O presente relatório de estágio tem como objetivo central dar a conhecer o percurso evolutivo do professor estagiário ao longo da prática pedagógica, reconhecendo a sua evolução pessoal e profissional. No âmbito da unidade curricular Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio, inserida no mestrado de Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, desenvolveu-se um trabalho que, por mais fecundo que tenha sido em experiências, não é mais – espera-se – do que o início de uma longa caminhada em prol da educação. Uma caminhada que se valoriza pelo seu percurso, destacando-se aqui o papel do par pedagógico, dos orientadores cooperantes e dos supervisores institucionais. A cooperação entre os demais elementos permitiu uma (re)construção constante de conhecimentos, assentes numa base reflexiva. Procurou-se aprofundar os saberes teórico-didáticos em função das exigências e necessidades dos contextos de intervenção, norteados pelo trabalho colaborativo, sempre útil e profícuo. O desenvolvimento de competências que a prática pedagógica possibilitou ancorou-se nos princípios basilares da metodologia investigação-ação, com o objetivo de uma análise crítica das suas práticas, por forma a melhorá-las. O presente relatório de estágio assume-se como documento ímpar e pessoal – espelho que mostra o rosto do professor estagiário enquanto indivíduo em formação. Única se revelou também a experiência que foi ensinar no 1.º e no 2.º ciclos do Ensino Básico.The challenge of being a (good) teacher is intrinsically linked to a predisposition to teach. It's in the passion, the desire, the persistence, and the continued study. The main objective of this internship report is to document the development of the intern teacher over the course of the teaching period, taking into account his personal and professional development. As part of the module Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio, for the Master's course Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, the completion of this placement, for all its richness in experience, was - one hopes - no more than the beginning of a long journey in the name of education. A journey enriched by its own progression, particularly prominent here are the roles of the pedagogical peer, the cooperative guides and the institutional supervisors. The cooperation between the aforementioned elements enabled a constant (re) development of knowledge as a result of self-reflection. The theoretical-didactic competences seek to deepen themselves in reaction to the demands and needs of a given setting, guided by ever invaluable collaborative work. The development of skills that the teaching period enabled are rooted in the fundamental principles of investigation-action methodology, with a critical analysis of its practices with a view to improving them as its objective. This report is a personal and unique document that represents this intern teacher as an individual in the process of development. The experience of teaching at primary education level was equally as uniqueInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoGomes, José AntónioRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCoelho, Jorge Miguel Brandão2016-11-16T14:56:48Z201420142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/8674TID:201355256porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:49:54Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/8674Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:29:28.554473Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio
De letra em letra a aprender a ser professor
title Relatório de Estágio
spellingShingle Relatório de Estágio
Coelho, Jorge Miguel Brandão
Prática Educativa
Desenvolvimento Pessoal e Profissional
Atitude reflexiva
Contexto Educativo
Pedagogical Praxis
Personal and Professional Development
Reflective attitude
Educational Context
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de Estágio
title_full Relatório de Estágio
title_fullStr Relatório de Estágio
title_full_unstemmed Relatório de Estágio
title_sort Relatório de Estágio
author Coelho, Jorge Miguel Brandão
author_facet Coelho, Jorge Miguel Brandão
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gomes, José António
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, Jorge Miguel Brandão
dc.subject.por.fl_str_mv Prática Educativa
Desenvolvimento Pessoal e Profissional
Atitude reflexiva
Contexto Educativo
Pedagogical Praxis
Personal and Professional Development
Reflective attitude
Educational Context
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Prática Educativa
Desenvolvimento Pessoal e Profissional
Atitude reflexiva
Contexto Educativo
Pedagogical Praxis
Personal and Professional Development
Reflective attitude
Educational Context
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O desafio de ser (um bom) professor está intimamente relacionado com a predisposição para se querer ensinar. Está no gosto, na vontade, na persistência e no estudo continuado. O presente relatório de estágio tem como objetivo central dar a conhecer o percurso evolutivo do professor estagiário ao longo da prática pedagógica, reconhecendo a sua evolução pessoal e profissional. No âmbito da unidade curricular Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio, inserida no mestrado de Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, desenvolveu-se um trabalho que, por mais fecundo que tenha sido em experiências, não é mais – espera-se – do que o início de uma longa caminhada em prol da educação. Uma caminhada que se valoriza pelo seu percurso, destacando-se aqui o papel do par pedagógico, dos orientadores cooperantes e dos supervisores institucionais. A cooperação entre os demais elementos permitiu uma (re)construção constante de conhecimentos, assentes numa base reflexiva. Procurou-se aprofundar os saberes teórico-didáticos em função das exigências e necessidades dos contextos de intervenção, norteados pelo trabalho colaborativo, sempre útil e profícuo. O desenvolvimento de competências que a prática pedagógica possibilitou ancorou-se nos princípios basilares da metodologia investigação-ação, com o objetivo de uma análise crítica das suas práticas, por forma a melhorá-las. O presente relatório de estágio assume-se como documento ímpar e pessoal – espelho que mostra o rosto do professor estagiário enquanto indivíduo em formação. Única se revelou também a experiência que foi ensinar no 1.º e no 2.º ciclos do Ensino Básico.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014
2014-01-01T00:00:00Z
2016-11-16T14:56:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/8674
TID:201355256
url http://hdl.handle.net/10400.22/8674
identifier_str_mv TID:201355256
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131390845911040