O texto expositivo-argumentativo: reflexão sobre o género e o agir do aluno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Carla
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/14178
Resumo: Este trabalho, realizado no âmbito do Interacionismo Sociodiscursivo, combina uma reflexão sobre a noção de género textual com a observação do agir do aluno, em particular, em momentos de escrita do texto expositivo-argumentativo, de correção do trabalho do colega e através de um questionário. É de admitir que uma metodologia descendente, assente num princípio retórico-hermenêutico, defendido por autores como Rastier e Bronkcart, deva estar subjacente ao ensino do género, articulando, o texto, como ponto de partida da aprendizagem, com o ensino da língua.
id RCAP_cde468f0e059d10a481f5ad5ccef3edc
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/14178
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O texto expositivo-argumentativo: reflexão sobre o género e o agir do alunoInteracionismo SociodiscursivoGénero de textoAgirSocio-Discursive InteracionismText genreHuman actionEste trabalho, realizado no âmbito do Interacionismo Sociodiscursivo, combina uma reflexão sobre a noção de género textual com a observação do agir do aluno, em particular, em momentos de escrita do texto expositivo-argumentativo, de correção do trabalho do colega e através de um questionário. É de admitir que uma metodologia descendente, assente num princípio retórico-hermenêutico, defendido por autores como Rastier e Bronkcart, deva estar subjacente ao ensino do género, articulando, o texto, como ponto de partida da aprendizagem, com o ensino da língua.This work, carried out under the Socio-Discursive Interacionism, combines a reflection on the notion of textual genre with the observation of the student’s actions, particularly when writing an expository-argumentative text, correction of a colleague’s work and through a questionnaire. It is admitted that a top-down methodology, based on a rhetoricalhermeneutical principle, advocated by authors such as Rastier and Bronckart, should underpin the teaching of genre, articulating the text, as a starting point of learning, with language teaching.Departamento de Letras, Universidade Federal de PernambucoRUNTeixeira, Carla2015-01-23T16:06:58Z2014-072014-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/14178porEutomia, Recife, 13 (1): 697-717, Jul. 20141982-6850info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:49:13Zoai:run.unl.pt:10362/14178Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:21:40.130153Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O texto expositivo-argumentativo: reflexão sobre o género e o agir do aluno
title O texto expositivo-argumentativo: reflexão sobre o género e o agir do aluno
spellingShingle O texto expositivo-argumentativo: reflexão sobre o género e o agir do aluno
Teixeira, Carla
Interacionismo Sociodiscursivo
Género de texto
Agir
Socio-Discursive Interacionism
Text genre
Human action
title_short O texto expositivo-argumentativo: reflexão sobre o género e o agir do aluno
title_full O texto expositivo-argumentativo: reflexão sobre o género e o agir do aluno
title_fullStr O texto expositivo-argumentativo: reflexão sobre o género e o agir do aluno
title_full_unstemmed O texto expositivo-argumentativo: reflexão sobre o género e o agir do aluno
title_sort O texto expositivo-argumentativo: reflexão sobre o género e o agir do aluno
author Teixeira, Carla
author_facet Teixeira, Carla
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Carla
dc.subject.por.fl_str_mv Interacionismo Sociodiscursivo
Género de texto
Agir
Socio-Discursive Interacionism
Text genre
Human action
topic Interacionismo Sociodiscursivo
Género de texto
Agir
Socio-Discursive Interacionism
Text genre
Human action
description Este trabalho, realizado no âmbito do Interacionismo Sociodiscursivo, combina uma reflexão sobre a noção de género textual com a observação do agir do aluno, em particular, em momentos de escrita do texto expositivo-argumentativo, de correção do trabalho do colega e através de um questionário. É de admitir que uma metodologia descendente, assente num princípio retórico-hermenêutico, defendido por autores como Rastier e Bronkcart, deva estar subjacente ao ensino do género, articulando, o texto, como ponto de partida da aprendizagem, com o ensino da língua.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07
2014-07-01T00:00:00Z
2015-01-23T16:06:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/14178
url http://hdl.handle.net/10362/14178
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Eutomia, Recife, 13 (1): 697-717, Jul. 2014
1982-6850
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Departamento de Letras, Universidade Federal de Pernambuco
publisher.none.fl_str_mv Departamento de Letras, Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137856910786560