GEOMOVE…porque todos somos migrantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pacheco, Elsa
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Soares, Laura Maria, Costa, António, Ferreira, Ana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://ojs.letras.up.pt/index.php/GETUP/article/view/1773
Resumo: Integrado no Projeto Sociedade, Escola e Investigação, uma iniciativa da Câmara Municipal do Porto que promove a articulação entre estudantes e docentes/investigadores de estabelecimentos do ensino básico/secundário e superior (faculdades e centros de investigação), apresenta-se o trabalho desenvolvido pela parceria estabelecida entre a Escola Secundária Alexandre Herculano e a Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Este trabalho, designado GEOMOVE – Reconstrução de Fluxos Migratórios, tem como objectivo principal perceber os contextos espaciais implicados na ‘história de vida’ dos estudantes e dos seus familiares, visando sensibilizar os intervenientes para um fenómeno atual – as migrações – através de um desenho conceptual e metodológico que se enquadra nos princípios da Educação para a Cidadania. Através da aplicação de um inquérito online, cujos resultados foram analisados estatisticamente e cartografados, de acordo com diferentes etapas que envolveram todos os intervenientes, demonstra-se como através de um trabalho projeto que envolve o espaço de vivência dos estudantes estes são sensibilizados para um problema real, envolvendo-os num estudo que, contribuindo para a sua ‘cultura científica’, pode ser a base do desenvolvimento de uma postura mais ativa perante os problemas da sociedade.
id RCAP_cdf725a7258b1cdaa2d97f25823e3ff5
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1773
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling GEOMOVE…porque todos somos migrantesIntegrado no Projeto Sociedade, Escola e Investigação, uma iniciativa da Câmara Municipal do Porto que promove a articulação entre estudantes e docentes/investigadores de estabelecimentos do ensino básico/secundário e superior (faculdades e centros de investigação), apresenta-se o trabalho desenvolvido pela parceria estabelecida entre a Escola Secundária Alexandre Herculano e a Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Este trabalho, designado GEOMOVE – Reconstrução de Fluxos Migratórios, tem como objectivo principal perceber os contextos espaciais implicados na ‘história de vida’ dos estudantes e dos seus familiares, visando sensibilizar os intervenientes para um fenómeno atual – as migrações – através de um desenho conceptual e metodológico que se enquadra nos princípios da Educação para a Cidadania. Através da aplicação de um inquérito online, cujos resultados foram analisados estatisticamente e cartografados, de acordo com diferentes etapas que envolveram todos os intervenientes, demonstra-se como através de um trabalho projeto que envolve o espaço de vivência dos estudantes estes são sensibilizados para um problema real, envolvendo-os num estudo que, contribuindo para a sua ‘cultura científica’, pode ser a base do desenvolvimento de uma postura mais ativa perante os problemas da sociedade.Faculdade de Letras da Universidade do Porto2017-04-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://ojs.letras.up.pt/index.php/GETUP/article/view/1773oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1773Journal of Geographical Education | U. Porto; No. 1 (2017)Revista de Educação Geográfica | U.P.; N.º 1 (2017)2184-0091reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://ojs.letras.up.pt/index.php/GETUP/article/view/1773https://ojs.letras.up.pt/index.php/GETUP/article/view/1773/2000Direitos de Autor (c) 2017 Geografia e Ensino | U. Portoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPacheco, ElsaSoares, Laura MariaCosta, AntónioFerreira, Ana2022-09-22T10:27:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1773Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:57:08.766978Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv GEOMOVE…porque todos somos migrantes
title GEOMOVE…porque todos somos migrantes
spellingShingle GEOMOVE…porque todos somos migrantes
Pacheco, Elsa
title_short GEOMOVE…porque todos somos migrantes
title_full GEOMOVE…porque todos somos migrantes
title_fullStr GEOMOVE…porque todos somos migrantes
title_full_unstemmed GEOMOVE…porque todos somos migrantes
title_sort GEOMOVE…porque todos somos migrantes
author Pacheco, Elsa
author_facet Pacheco, Elsa
Soares, Laura Maria
Costa, António
Ferreira, Ana
author_role author
author2 Soares, Laura Maria
Costa, António
Ferreira, Ana
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pacheco, Elsa
Soares, Laura Maria
Costa, António
Ferreira, Ana
description Integrado no Projeto Sociedade, Escola e Investigação, uma iniciativa da Câmara Municipal do Porto que promove a articulação entre estudantes e docentes/investigadores de estabelecimentos do ensino básico/secundário e superior (faculdades e centros de investigação), apresenta-se o trabalho desenvolvido pela parceria estabelecida entre a Escola Secundária Alexandre Herculano e a Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Este trabalho, designado GEOMOVE – Reconstrução de Fluxos Migratórios, tem como objectivo principal perceber os contextos espaciais implicados na ‘história de vida’ dos estudantes e dos seus familiares, visando sensibilizar os intervenientes para um fenómeno atual – as migrações – através de um desenho conceptual e metodológico que se enquadra nos princípios da Educação para a Cidadania. Através da aplicação de um inquérito online, cujos resultados foram analisados estatisticamente e cartografados, de acordo com diferentes etapas que envolveram todos os intervenientes, demonstra-se como através de um trabalho projeto que envolve o espaço de vivência dos estudantes estes são sensibilizados para um problema real, envolvendo-os num estudo que, contribuindo para a sua ‘cultura científica’, pode ser a base do desenvolvimento de uma postura mais ativa perante os problemas da sociedade.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-26T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.letras.up.pt/index.php/GETUP/article/view/1773
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1773
url https://ojs.letras.up.pt/index.php/GETUP/article/view/1773
identifier_str_mv oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1773
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.letras.up.pt/index.php/GETUP/article/view/1773
https://ojs.letras.up.pt/index.php/GETUP/article/view/1773/2000
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2017 Geografia e Ensino | U. Porto
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2017 Geografia e Ensino | U. Porto
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras da Universidade do Porto
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras da Universidade do Porto
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Geographical Education | U. Porto; No. 1 (2017)
Revista de Educação Geográfica | U.P.; N.º 1 (2017)
2184-0091
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130439505412096