(Re)Organizando vidas: um programa de promoção do envelhecimento ativo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/45682 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Educação (especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária) |
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(Re)Organizando vidas: um programa de promoção do envelhecimento ativo(Re)Organizing lives: a program to promote active agingEnvelhecimento ativoQualidade de vidaIdososAnimação socioculturalActive agingLife qualityElderly peopleSocio-cultural animationCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação (especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária)O envelhecimento populacional é já considerado como um fenómeno global, facto que se deve, entre outros fatores, ao aumento da esperança média de vida e ao progresso das boas práticas de saúde. Porém, este envelhecimento desmedido acarreta inúmeras dificuldades e desencadeia desafios, que nem sempre são facilmente resolúveis. As instituições que acolhem pessoas da terceira idade são essenciais e uma realidade cada vez mais presente, hoje em dia. Este crescimento populacional na terceira idade que temos vindo a assistir e o ritmo de vida estonteante que carateriza esta sociedade, onde os afetos estão, infelizmente, guardados na gaveta de baixo, tornaram estes espaços organizações indispensáveis, quer para a harmonia do seio familiar das pessoas idosas, quer na prestação de cuidados, que muitas vezes não lhes são prestados da melhor forma, ora por falta de condições, ora de competências. Tendo em conta esta realidade, a presente intervenção teve como finalidade a promoção do envelhecimento ativo. Para tal, socorreu-se da metodologia de investigação-ação participativa, uma vez que se pretendia que o investigador e os agentes sociais participassem ativamente no processo, no sentido de mudar e transformar a realidade dos participantes. Ao longo do projeto, articulou-se a animação sociocultural como metodologia de intervenção, o que ajudou a colocar em prática as atividades planeadas. Assim, desenvolvemos diversos trabalhos que visavam o desenvolvimento pessoal, social, cognitivo e físico do idoso. Trabalhámos também com o intuito de proporcionar aos idosos novas aprendizagens, assim como, consciencializar os intervenientes para a importância da ocupação do tempo livre dos residentes. Os resultados obtidos, no final de esta intervenção, evidenciaram que os objetivos, inicialmente, delineados para o projeto foram alcançados. Com as atividades impulsionadas contribuímos para um envelhecimento ativo e digno dos idosos. Concluindo, comprovou-se, que se sentiam felizes, motivados e, principalmente, com mais vontade de viver.Population aging is already considered as a global phenomenon, which is due, among other factors, to the increased average life expectancy and the progress of good health practices. However, this excessive aging causes many difficulties and raises some challenges, which are not always easily solvable. The institutions holding the elderly are essential and an increasingly present reality today. This growth in the elderly population that we have been watching and the stunning pace of life that characterizes this society, where the affections are, unfortunately, stored in the bottom drawer, made these spaces essential organizations to the harmony of the family environment of the elderly and in the provision of care that is frequently not provided to them in the best way, due to the lack of conditions or to the lack of skills. Given this reality, this intervention was aimed at promoting active aging. To do so, we used the research-action methodology, since it was intended that the researcher and the social agents actively participated in the process, in order to change the reality of the participants. Throughout the project, socio-cultural animation was articulated as an intervention methodology, which helped to put into practice the planned activities. So, we developed several activities that aimed the personal, social, cognitive and physical development of the elderly. We also worked with the aim of providing to the old ones new learning, as well as, raise awareness among stakeholders for the importance of occupation the residents free time. The results obtained at the end of this intervention showed up that the objectives, initially, outlined for the project were achieved. With the activities driven, we contributed to an active and dignified aging. Concluding, it has been shown that they felt happier, motivated and, especially, with more will to live.Antunes, Maria da Conceição PintoUniversidade do MinhoGomes, Cristiana Raquel Oliveira2017-04-062017-04-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/45682por201684446info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-21T01:24:54Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/45682Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:31:55.636773Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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