Relatório final da prática educativa supervisionada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Diana Raquel Madureira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/12620
Resumo: A aprendizagem é uma ação constante ao longo da vida, sendo através dela que se palmilha o longo caminho de construção da identidade profissional, preconizada pela Prática Educativa Supervisionada, repleta de experiências e de importantes momentos de partilha de saberes. Deste modo, a PES constituiu-se como um espaço de mobilização dos conhecimentos científicos, pedagógicos e didáticos que permitiram a realização de uma prática contextualizada, significativa, relevante, pertinente e adequada, possibilitando a adoção de uma postura ativa e indagadora, baseada na reflexão constante sobre e na ação, permitindo agir de forma adequada às exigências de cada contexto educativo. No seguimento do exposto, o Relatório de Estágio constitui-se como um espaço de apresentação de todas as vivências experienciadas pela mestranda, enquanto professora estagiária, tendo como objetivo a realização de uma análise crítica e refletida, apoiada nos pressupostos legais e teóricos relativos à Educação Básica e a tudo o que integra e contempla. A investigação desenvolvida em torno das práticas de ensino da História e Geografia de Portugal e do Estudo do Meio, no âmbito das Ciências Humanas e Sociais, tendo o modelo de “aula-oficina” de base Construtivista como referência, revelou-se uma mais-valia no desenvolvimento de capacidades e competências de investigação, bem como na perceção, por parte da mestranda, dos impactos das diferentes metodologias adotadas em sala de aula. Importa referir que contribuiu, igualmente, para a consolidação da ação educativa e de ideias e vincos pessoais da mestranda, enquanto futura profissional de educação, que objetiva uma Escola profícua em aprendizagens significativa
id RCAP_ce32e4f537e36d6eb1f902b1a5af62b3
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/12620
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório final da prática educativa supervisionadaUm compromisso para toda a vidaPrática de ensino supervisionadaMetodologias pedagógico-didáticasReflexão sobre e na açãoConstrutivismoaula-oficinaSupervised teaching practicePedagogical-didactic methodologiesReflection on and actionConstructivismClassroom-workshopDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA aprendizagem é uma ação constante ao longo da vida, sendo através dela que se palmilha o longo caminho de construção da identidade profissional, preconizada pela Prática Educativa Supervisionada, repleta de experiências e de importantes momentos de partilha de saberes. Deste modo, a PES constituiu-se como um espaço de mobilização dos conhecimentos científicos, pedagógicos e didáticos que permitiram a realização de uma prática contextualizada, significativa, relevante, pertinente e adequada, possibilitando a adoção de uma postura ativa e indagadora, baseada na reflexão constante sobre e na ação, permitindo agir de forma adequada às exigências de cada contexto educativo. No seguimento do exposto, o Relatório de Estágio constitui-se como um espaço de apresentação de todas as vivências experienciadas pela mestranda, enquanto professora estagiária, tendo como objetivo a realização de uma análise crítica e refletida, apoiada nos pressupostos legais e teóricos relativos à Educação Básica e a tudo o que integra e contempla. A investigação desenvolvida em torno das práticas de ensino da História e Geografia de Portugal e do Estudo do Meio, no âmbito das Ciências Humanas e Sociais, tendo o modelo de “aula-oficina” de base Construtivista como referência, revelou-se uma mais-valia no desenvolvimento de capacidades e competências de investigação, bem como na perceção, por parte da mestranda, dos impactos das diferentes metodologias adotadas em sala de aula. Importa referir que contribuiu, igualmente, para a consolidação da ação educativa e de ideias e vincos pessoais da mestranda, enquanto futura profissional de educação, que objetiva uma Escola profícua em aprendizagens significativaLearning is a constant action throughout life, and it is within it that long way of building the professional identity is made, provided by the Supervised Educational Practice, full of practical teaching experiences and moments of sharing and exchanging knowledge. Likewise, PES constituted a place for mobilizing scientific, pedagogical and didactic knowledge that enabled a contextualized, meaningful, relevant and pertinent practice to be carried out, making possible the adoption of an active and inquiring posture based on constant reflection over and about the action, allowing us to act appropriately to the demands of each educational context. Following the above, the Internship Report constitutes a predilect space to present all the experiences underwent by the master as a trainee teacher, with the goal of carrying out a critical and reflected analysis, supported by legal and theoretical assumptions related to Primary & Elemental Education and everything that integrates and contemplates it. The developed research over teaching practices of History and Geography of Portugal and the Study of the Environment in the scope of the Human and Social Sciences, with the workshop-based model of Constructivist as reference, proved an added value in the development of research capacities and competences, as well as the perception of its impact in the different methodologies adopted in the classroom by the teacher. It is important to mention that it has also contributed to the consolidation of the educational action and personal ideas and beliefs of the master student, as a future education professional, who aims at a proficient School in meaningful learning for students, where the teacher does not teach how to think like him, but without him.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoMaia, CristinaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoVieira, Diana Raquel Madureira2019-01-09T12:09:17Z201820182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/12620TID:202136507porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-31T01:47:06Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/12620Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:32:54.756744Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório final da prática educativa supervisionada
Um compromisso para toda a vida
title Relatório final da prática educativa supervisionada
spellingShingle Relatório final da prática educativa supervisionada
Vieira, Diana Raquel Madureira
Prática de ensino supervisionada
Metodologias pedagógico-didáticas
Reflexão sobre e na ação
Construtivismo
aula-oficina
Supervised teaching practice
Pedagogical-didactic methodologies
Reflection on and action
Constructivism
Classroom-workshop
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório final da prática educativa supervisionada
title_full Relatório final da prática educativa supervisionada
title_fullStr Relatório final da prática educativa supervisionada
title_full_unstemmed Relatório final da prática educativa supervisionada
title_sort Relatório final da prática educativa supervisionada
author Vieira, Diana Raquel Madureira
author_facet Vieira, Diana Raquel Madureira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Maia, Cristina
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Diana Raquel Madureira
dc.subject.por.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada
Metodologias pedagógico-didáticas
Reflexão sobre e na ação
Construtivismo
aula-oficina
Supervised teaching practice
Pedagogical-didactic methodologies
Reflection on and action
Constructivism
Classroom-workshop
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Prática de ensino supervisionada
Metodologias pedagógico-didáticas
Reflexão sobre e na ação
Construtivismo
aula-oficina
Supervised teaching practice
Pedagogical-didactic methodologies
Reflection on and action
Constructivism
Classroom-workshop
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description A aprendizagem é uma ação constante ao longo da vida, sendo através dela que se palmilha o longo caminho de construção da identidade profissional, preconizada pela Prática Educativa Supervisionada, repleta de experiências e de importantes momentos de partilha de saberes. Deste modo, a PES constituiu-se como um espaço de mobilização dos conhecimentos científicos, pedagógicos e didáticos que permitiram a realização de uma prática contextualizada, significativa, relevante, pertinente e adequada, possibilitando a adoção de uma postura ativa e indagadora, baseada na reflexão constante sobre e na ação, permitindo agir de forma adequada às exigências de cada contexto educativo. No seguimento do exposto, o Relatório de Estágio constitui-se como um espaço de apresentação de todas as vivências experienciadas pela mestranda, enquanto professora estagiária, tendo como objetivo a realização de uma análise crítica e refletida, apoiada nos pressupostos legais e teóricos relativos à Educação Básica e a tudo o que integra e contempla. A investigação desenvolvida em torno das práticas de ensino da História e Geografia de Portugal e do Estudo do Meio, no âmbito das Ciências Humanas e Sociais, tendo o modelo de “aula-oficina” de base Construtivista como referência, revelou-se uma mais-valia no desenvolvimento de capacidades e competências de investigação, bem como na perceção, por parte da mestranda, dos impactos das diferentes metodologias adotadas em sala de aula. Importa referir que contribuiu, igualmente, para a consolidação da ação educativa e de ideias e vincos pessoais da mestranda, enquanto futura profissional de educação, que objetiva uma Escola profícua em aprendizagens significativa
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018
2018-01-01T00:00:00Z
2019-01-09T12:09:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/12620
TID:202136507
url http://hdl.handle.net/10400.22/12620
identifier_str_mv TID:202136507
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131421892149248