Jogos infantis e desenvolvimento da coordenação interpessoal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Sofia Beatriz Sentieiro da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/10703
Resumo: No presente estudo pretendemos investigar como é que as crianças em idade pré-escolar interagem num jogo cooperativo que implica a perceção da sua capacidade de ação e da capacidade de ação de outras crianças, mais concretamente a perceção da affordance de alcançabilidade horizontal. Participaram no estudo 70 crianças dos 3 aos 6 anos. A tarefa experimental consistiu num jogo realizado a pares no qual uma das crianças tinha como objetivo percorrer um caminho de 6 metros colocando apenas um pé em marcas que iam sendo colocadas no chão pelo colega. Esta tarefa foi instruída aos participantes utilizando uma linguagem e imaginário adequados a estas faixas etárias (i.e., tinham como objetivo “atravessar um rio repleto de crocodilos utilizando apenas as alpondras que surgiam no caminho”). Os dados antropométricos e funcionais que permitiram caracterizar os participantes foram recolhidos através de medições realizadas previamente à realização da tarefa experimental. Os dados relativos à tarefa experimental propriamente dita foram recolhidos com recurso a meios audiovisuais (gravação em vídeo) sendo posteriormente analisados. Com a análise das diferentes variáveis consideradas (i.e., idade, dados antropométricos, amplitude do passo máximo, tempo total da realização da tarefa, tempo do passo, frequência absoluta da passada, frequência relativa da passada, amplitude média da passada, frequência absoluta da passada, frequência absoluta de falhas, índice de escalonamento à ação), verificámos que as crianças apresentam diferentes dinâmicas de coordenação interpessoal no desempenho da tarefa em função da faixa etária. Estes resultados sugerem que as crianças de faixas etárias mais elevadas têm um juízo percetivo mais ajustado das capacidades de ação (affordances) do parceiro. O facto das crianças mais velhas se terem revelado mais suscetíveis a distrações poderá estar relacionado com o nível de desafio da tarefa, constituindo a tarefa em termos de motivação uma affordance diferenciada em função da idade. Consideramos que a prática destes jogos em meio pré-escolar poderá beneficiar a coordenação interpessoal das crianças promovendo uma oportunidade para explorarem a sua alcançabilidade horizontal e em simultâneo desenvolverem a capacidade de cooperarem com o outro e de ajustarem a sua ação às possibilidades de ação (affordances) deste.
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