Inovações na formação em saúde: O programa de educação pelo trabalho - saúde mental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa,Malena Storani Gonçalves
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Souza,Ândrea Cardoso de, Abrahão,Ana Lúcia, Marques,Dalvani
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602016000400006
Resumo: CONTEXTO: A qualificação dos profissionais de saúde ainda se constitui em um grande desafio para o fortalecimento da atenção psicossocial e do Sistema Único de Saúde (SUS). É preciso formar profissionais com habilidades e competências para a implementação de um cuidado em rede, cujo foco seja o usuário. OBJETIVOS: Avaliar se o Programa de Educação pelo Trabalho (PET-Saúde) na saúde mental tem se constituído em uma estratégia de educação permanente para os profissionais. METODOLOGIA: Estudo descritivo com abordagem qualitativa, realizado nos serviços de saúde mental que sediam a experiência do PET no município de Niterói, Rio de Janeiro. Os participantes da pesquisa foram preceptores do PET-Saúde Mental. Para a coleta de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas. O tratamento das informações foi ancorado na análise temática. Esta pesquisa foi aprovada pelo CEP sob n° 209.321. RESULTADOS: Foram entrevistados nove preceptores. A partir da análise do material foram identificadas três categorias analíticas: O PET-Saúde Mental como dispositivo de educação permanente; Ações de educação permanente presentes no PET-Saúde Mental na perspectiva dos preceptores; Potencialidades do PET-Saúde Mental como dispositivo de educação permanente. CONCLUSÕES: O PET-Saúde Mental tem se constituído em um disposto potente de novas modalidades de educação permanente em saúde. Este impele para um novo posicionamento dos profissionais diante de seus processos de formação em e nos serviços, convocando-os a ocuparem a centralidade nos processos de educação no cotidiano dos serviços.
id RCAP_ce3933cb5ea29a1f9e2c3491fd6c3f1c
oai_identifier_str oai:scielo:S1647-21602016000400006
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Inovações na formação em saúde: O programa de educação pelo trabalho - saúde mentalSaúde mentalEducação continuadaSaúde mentalEnsino em saúdeCONTEXTO: A qualificação dos profissionais de saúde ainda se constitui em um grande desafio para o fortalecimento da atenção psicossocial e do Sistema Único de Saúde (SUS). É preciso formar profissionais com habilidades e competências para a implementação de um cuidado em rede, cujo foco seja o usuário. OBJETIVOS: Avaliar se o Programa de Educação pelo Trabalho (PET-Saúde) na saúde mental tem se constituído em uma estratégia de educação permanente para os profissionais. METODOLOGIA: Estudo descritivo com abordagem qualitativa, realizado nos serviços de saúde mental que sediam a experiência do PET no município de Niterói, Rio de Janeiro. Os participantes da pesquisa foram preceptores do PET-Saúde Mental. Para a coleta de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas. O tratamento das informações foi ancorado na análise temática. Esta pesquisa foi aprovada pelo CEP sob n° 209.321. RESULTADOS: Foram entrevistados nove preceptores. A partir da análise do material foram identificadas três categorias analíticas: O PET-Saúde Mental como dispositivo de educação permanente; Ações de educação permanente presentes no PET-Saúde Mental na perspectiva dos preceptores; Potencialidades do PET-Saúde Mental como dispositivo de educação permanente. CONCLUSÕES: O PET-Saúde Mental tem se constituído em um disposto potente de novas modalidades de educação permanente em saúde. Este impele para um novo posicionamento dos profissionais diante de seus processos de formação em e nos serviços, convocando-os a ocuparem a centralidade nos processos de educação no cotidiano dos serviços.Sociedade Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental2016-10-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602016000400006Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental n.spe4 2016reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602016000400006Rosa,Malena Storani GonçalvesSouza,Ândrea Cardoso deAbrahão,Ana LúciaMarques,Dalvaniinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:24:42Zoai:scielo:S1647-21602016000400006Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:30:25.840979Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Inovações na formação em saúde: O programa de educação pelo trabalho - saúde mental
title Inovações na formação em saúde: O programa de educação pelo trabalho - saúde mental
spellingShingle Inovações na formação em saúde: O programa de educação pelo trabalho - saúde mental
Rosa,Malena Storani Gonçalves
Saúde mental
Educação continuada
Saúde mental
Ensino em saúde
title_short Inovações na formação em saúde: O programa de educação pelo trabalho - saúde mental
title_full Inovações na formação em saúde: O programa de educação pelo trabalho - saúde mental
title_fullStr Inovações na formação em saúde: O programa de educação pelo trabalho - saúde mental
title_full_unstemmed Inovações na formação em saúde: O programa de educação pelo trabalho - saúde mental
title_sort Inovações na formação em saúde: O programa de educação pelo trabalho - saúde mental
author Rosa,Malena Storani Gonçalves
author_facet Rosa,Malena Storani Gonçalves
Souza,Ândrea Cardoso de
Abrahão,Ana Lúcia
Marques,Dalvani
author_role author
author2 Souza,Ândrea Cardoso de
Abrahão,Ana Lúcia
Marques,Dalvani
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa,Malena Storani Gonçalves
Souza,Ândrea Cardoso de
Abrahão,Ana Lúcia
Marques,Dalvani
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde mental
Educação continuada
Saúde mental
Ensino em saúde
topic Saúde mental
Educação continuada
Saúde mental
Ensino em saúde
description CONTEXTO: A qualificação dos profissionais de saúde ainda se constitui em um grande desafio para o fortalecimento da atenção psicossocial e do Sistema Único de Saúde (SUS). É preciso formar profissionais com habilidades e competências para a implementação de um cuidado em rede, cujo foco seja o usuário. OBJETIVOS: Avaliar se o Programa de Educação pelo Trabalho (PET-Saúde) na saúde mental tem se constituído em uma estratégia de educação permanente para os profissionais. METODOLOGIA: Estudo descritivo com abordagem qualitativa, realizado nos serviços de saúde mental que sediam a experiência do PET no município de Niterói, Rio de Janeiro. Os participantes da pesquisa foram preceptores do PET-Saúde Mental. Para a coleta de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas. O tratamento das informações foi ancorado na análise temática. Esta pesquisa foi aprovada pelo CEP sob n° 209.321. RESULTADOS: Foram entrevistados nove preceptores. A partir da análise do material foram identificadas três categorias analíticas: O PET-Saúde Mental como dispositivo de educação permanente; Ações de educação permanente presentes no PET-Saúde Mental na perspectiva dos preceptores; Potencialidades do PET-Saúde Mental como dispositivo de educação permanente. CONCLUSÕES: O PET-Saúde Mental tem se constituído em um disposto potente de novas modalidades de educação permanente em saúde. Este impele para um novo posicionamento dos profissionais diante de seus processos de formação em e nos serviços, convocando-os a ocuparem a centralidade nos processos de educação no cotidiano dos serviços.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602016000400006
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602016000400006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602016000400006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental
dc.source.none.fl_str_mv Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental n.spe4 2016
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137369617596416