Inovações na formação em saúde: O programa de educação pelo trabalho - saúde mental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602016000400006 |
Resumo: | CONTEXTO: A qualificação dos profissionais de saúde ainda se constitui em um grande desafio para o fortalecimento da atenção psicossocial e do Sistema Único de Saúde (SUS). É preciso formar profissionais com habilidades e competências para a implementação de um cuidado em rede, cujo foco seja o usuário. OBJETIVOS: Avaliar se o Programa de Educação pelo Trabalho (PET-Saúde) na saúde mental tem se constituído em uma estratégia de educação permanente para os profissionais. METODOLOGIA: Estudo descritivo com abordagem qualitativa, realizado nos serviços de saúde mental que sediam a experiência do PET no município de Niterói, Rio de Janeiro. Os participantes da pesquisa foram preceptores do PET-Saúde Mental. Para a coleta de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas. O tratamento das informações foi ancorado na análise temática. Esta pesquisa foi aprovada pelo CEP sob n° 209.321. RESULTADOS: Foram entrevistados nove preceptores. A partir da análise do material foram identificadas três categorias analíticas: O PET-Saúde Mental como dispositivo de educação permanente; Ações de educação permanente presentes no PET-Saúde Mental na perspectiva dos preceptores; Potencialidades do PET-Saúde Mental como dispositivo de educação permanente. CONCLUSÕES: O PET-Saúde Mental tem se constituído em um disposto potente de novas modalidades de educação permanente em saúde. Este impele para um novo posicionamento dos profissionais diante de seus processos de formação em e nos serviços, convocando-os a ocuparem a centralidade nos processos de educação no cotidiano dos serviços. |
id |
RCAP_ce3933cb5ea29a1f9e2c3491fd6c3f1c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1647-21602016000400006 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Inovações na formação em saúde: O programa de educação pelo trabalho - saúde mentalSaúde mentalEducação continuadaSaúde mentalEnsino em saúdeCONTEXTO: A qualificação dos profissionais de saúde ainda se constitui em um grande desafio para o fortalecimento da atenção psicossocial e do Sistema Único de Saúde (SUS). É preciso formar profissionais com habilidades e competências para a implementação de um cuidado em rede, cujo foco seja o usuário. OBJETIVOS: Avaliar se o Programa de Educação pelo Trabalho (PET-Saúde) na saúde mental tem se constituído em uma estratégia de educação permanente para os profissionais. METODOLOGIA: Estudo descritivo com abordagem qualitativa, realizado nos serviços de saúde mental que sediam a experiência do PET no município de Niterói, Rio de Janeiro. Os participantes da pesquisa foram preceptores do PET-Saúde Mental. Para a coleta de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas. O tratamento das informações foi ancorado na análise temática. Esta pesquisa foi aprovada pelo CEP sob n° 209.321. RESULTADOS: Foram entrevistados nove preceptores. A partir da análise do material foram identificadas três categorias analíticas: O PET-Saúde Mental como dispositivo de educação permanente; Ações de educação permanente presentes no PET-Saúde Mental na perspectiva dos preceptores; Potencialidades do PET-Saúde Mental como dispositivo de educação permanente. CONCLUSÕES: O PET-Saúde Mental tem se constituído em um disposto potente de novas modalidades de educação permanente em saúde. Este impele para um novo posicionamento dos profissionais diante de seus processos de formação em e nos serviços, convocando-os a ocuparem a centralidade nos processos de educação no cotidiano dos serviços.Sociedade Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental2016-10-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602016000400006Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental n.spe4 2016reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602016000400006Rosa,Malena Storani GonçalvesSouza,Ândrea Cardoso deAbrahão,Ana LúciaMarques,Dalvaniinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:24:42Zoai:scielo:S1647-21602016000400006Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:30:25.840979Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inovações na formação em saúde: O programa de educação pelo trabalho - saúde mental |
title |
Inovações na formação em saúde: O programa de educação pelo trabalho - saúde mental |
spellingShingle |
Inovações na formação em saúde: O programa de educação pelo trabalho - saúde mental Rosa,Malena Storani Gonçalves Saúde mental Educação continuada Saúde mental Ensino em saúde |
title_short |
Inovações na formação em saúde: O programa de educação pelo trabalho - saúde mental |
title_full |
Inovações na formação em saúde: O programa de educação pelo trabalho - saúde mental |
title_fullStr |
Inovações na formação em saúde: O programa de educação pelo trabalho - saúde mental |
title_full_unstemmed |
Inovações na formação em saúde: O programa de educação pelo trabalho - saúde mental |
title_sort |
Inovações na formação em saúde: O programa de educação pelo trabalho - saúde mental |
author |
Rosa,Malena Storani Gonçalves |
author_facet |
Rosa,Malena Storani Gonçalves Souza,Ândrea Cardoso de Abrahão,Ana Lúcia Marques,Dalvani |
author_role |
author |
author2 |
Souza,Ândrea Cardoso de Abrahão,Ana Lúcia Marques,Dalvani |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosa,Malena Storani Gonçalves Souza,Ândrea Cardoso de Abrahão,Ana Lúcia Marques,Dalvani |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Saúde mental Educação continuada Saúde mental Ensino em saúde |
topic |
Saúde mental Educação continuada Saúde mental Ensino em saúde |
description |
CONTEXTO: A qualificação dos profissionais de saúde ainda se constitui em um grande desafio para o fortalecimento da atenção psicossocial e do Sistema Único de Saúde (SUS). É preciso formar profissionais com habilidades e competências para a implementação de um cuidado em rede, cujo foco seja o usuário. OBJETIVOS: Avaliar se o Programa de Educação pelo Trabalho (PET-Saúde) na saúde mental tem se constituído em uma estratégia de educação permanente para os profissionais. METODOLOGIA: Estudo descritivo com abordagem qualitativa, realizado nos serviços de saúde mental que sediam a experiência do PET no município de Niterói, Rio de Janeiro. Os participantes da pesquisa foram preceptores do PET-Saúde Mental. Para a coleta de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas. O tratamento das informações foi ancorado na análise temática. Esta pesquisa foi aprovada pelo CEP sob n° 209.321. RESULTADOS: Foram entrevistados nove preceptores. A partir da análise do material foram identificadas três categorias analíticas: O PET-Saúde Mental como dispositivo de educação permanente; Ações de educação permanente presentes no PET-Saúde Mental na perspectiva dos preceptores; Potencialidades do PET-Saúde Mental como dispositivo de educação permanente. CONCLUSÕES: O PET-Saúde Mental tem se constituído em um disposto potente de novas modalidades de educação permanente em saúde. Este impele para um novo posicionamento dos profissionais diante de seus processos de formação em e nos serviços, convocando-os a ocuparem a centralidade nos processos de educação no cotidiano dos serviços. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602016000400006 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602016000400006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602016000400006 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental n.spe4 2016 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137369617596416 |