A reforma do ensino liceal de 1936 e a construção do liceu salazarista
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1997 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/28024 |
Resumo: | Tese de Mestrado em Ciências da Educação (Teoria e Desenvolvimento Curricular) apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 1997 |
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A reforma do ensino liceal de 1936 e a construção do liceu salazaristaTeses de mestrado - 1997Avaliação curricularReforma do ensinoEnsino licealEstabelecimentos de ensinoDitaduraPolítica educativaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoTese de Mestrado em Ciências da Educação (Teoria e Desenvolvimento Curricular) apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 1997O Tema desta investigação está desde logo implícito no título que lhe foi dado: "A Reforma Educativa do Ensino Liceal de 1936 e a construção do Liceu Salazarista". Através de uma análise, ou melhor, de uma dada avaliação daquela reforma, procurámos identificar pontos fortes de um modelo instrutivo e educativo para o ensino liceal, que iremos verificar se poderá ser designado, como "Liceu Salazarista". Queremos observar se os pontos fortes deste modelo serão visíveis nos objectivos gerais subjacentes ao ensino liceal, nos objectivos explícitos e implícitos das várias disciplinas, nos conteúdos programáticos, nos métodos propostos bem como na sua aplicação e ainda nas actividades extra-cuniculares. Pretendemos, afinal, averiguar até que ponto estas dimensões terão tido um papel fundamental na transmissão de valores, atitudes e comportamentos. A documentação a partir da qual realizámos o presente trabalho a fim de abordar as dimensões assinaladas, pode ser classificada em três grandes grupos. No primeiro destes conjuntos documentais englobamos as séries legislativas emanadas, pelo Ministério da Instrução Pública e pelo seu sucessor Ministério da Educação Nacional. De entre a legislação estudada, destacamos os Decretos-Lei nº 27.084 e nº 27.085 do dia 14 de Outubro de 1936, como base fundamental para a análise da nova estrutura do Ensino Liceal. Mas se estes foram os documentos normativos privilegiados, muitos outros foram imprescindíveis a fim de podermos situar no tempo as continuidades e descontinuidades que os Decretos referidos introduziam no sistema de ensino. Este primeiro núcleo documental forneceu-nos informações relativamente ao discurso do poder em termos de política educativa e de política curricular. (...)Fernandes, Rogério, 1933-2010Repositório da Universidade de LisboaCarvalho, Guida Maria Aguiar de2017-06-07T12:41:32Z19971997-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/28024porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:19:16Zoai:repositorio.ul.pt:10451/28024Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:44:14.900322Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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