25 años de investigación en didáctica de la lengua

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camps, Anna
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: spa
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/9825
Resumo: Na celebração dos 25 anos da criação da Faculdade de Ciências da Educação da Universidade Autónoma de Barcelona, a autora proferiu uma conferência em que fez uma revisão geral das linhas prioritárias da investigação na área da Didática da Língua na referida universidade e na generalidade do contexto espanhol, salientando a situação da lecionação da didática na altura em que este âmbito de conhecimento era considerado área de investigação universitária. No início deste período, da Didática da Língua e Literatura, foi necessário definir o objeto da sua investigação, criar doutoramentos que cobrissem a dita investigação e homologar os professores nesta área. Durante estes 25 anos, as investigações sobre os processos de leitura e escrita, e sobre as situações sociais em que ocorrem, têm constituído o eixo principal dos estudos sobre o ensino e a aprendizagem da língua. Surge ultimamente uma nova linha, enraizada na capacidade metalinguística manifesta nos mesmos processos lecto-escritores, colocando o enfoque na necessidade de conhecimentos gramaticais por parte dos aprendizes. Destaca, no momento atual, o estudo da interrelação entre as diferentes habilidades linguísticas, por exemplo entre a leitura e a escrita, e entre a escrita e o conhecimento gramatical.
id RCAP_ce4575e1a02528beb11ef9a5d043ed3f
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9825
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling 25 años de investigación en didáctica de la lenguaDidática da línguaLinhas de investigaçãoEnsino leituraEnsino da escritaEnsino da gramáticaDidactic of languageResearch trendsTeaching of readingTeaching of writingGrammatical teachingL'enseignement des languesLignes de rechercheEnseignement de la lectureEnseignement de l'écritureEnseignement de la grammaireNa celebração dos 25 anos da criação da Faculdade de Ciências da Educação da Universidade Autónoma de Barcelona, a autora proferiu uma conferência em que fez uma revisão geral das linhas prioritárias da investigação na área da Didática da Língua na referida universidade e na generalidade do contexto espanhol, salientando a situação da lecionação da didática na altura em que este âmbito de conhecimento era considerado área de investigação universitária. No início deste período, da Didática da Língua e Literatura, foi necessário definir o objeto da sua investigação, criar doutoramentos que cobrissem a dita investigação e homologar os professores nesta área. Durante estes 25 anos, as investigações sobre os processos de leitura e escrita, e sobre as situações sociais em que ocorrem, têm constituído o eixo principal dos estudos sobre o ensino e a aprendizagem da língua. Surge ultimamente uma nova linha, enraizada na capacidade metalinguística manifesta nos mesmos processos lecto-escritores, colocando o enfoque na necessidade de conhecimentos gramaticais por parte dos aprendizes. Destaca, no momento atual, o estudo da interrelação entre as diferentes habilidades linguísticas, por exemplo entre a leitura e a escrita, e entre a escrita e o conhecimento gramatical.Abstract During the 25-year-old-celebration of the establishment of the Faculty of Education of the Autonomous University of Barcelona, the author has given a conference in which she made a general review on the priority lines of investigation within the field of the Teaching of Language in said university and on the whole of the Spanish context, emphasising the situation about the schooling of the Teaching in a time where this scope of knowledge was considered a university field of investigation. At the beginning of this period, the Teaching of Language and Literature found it necessary to shape the object of its investigation, to set doctorate degrees that would cover that investigation, and to homologate professors in this field. During this 25 years, the investigations about the reading and writing processes and about the social circumstances in which they occur have been the reference axis of the studies about teaching and learning of the language. Recently a new line has emerged rooted in the noticeable metalinguistic ability in those same reading and writing processes, focusing on the need of grammar knowledge from the apprentices. It stresses, at the present moment, the study of interrelation among the different language abilities, for instance between reading and writing, and between writing and grammar knowledge.Résumé La célébration des 25 ans de la création de la Faculté des Sciences de l’Éducation de l’Université Autonome de Barcelone, l’auteur a proféré une conférence passant en revue les lignes prioritaires de la recherche dans le domaine de la Didactique de la Langue, en la même université et dans le cadre général du contexte espagnol, soulignant la situation de l’enseignement de la didactique au moment ou il était considéré domaine de recherche universitaire. Au début de cette période de la Didactique de la Langue et Littérature il fut nécessaire définir l’objet de sa recherche, créer des doctorats qui recouvrent cette recherche et homologuer les professeurs dans ce domaine. Tout au long de ces 25 ans, les recherches sur les processus de lecture et d’écriture, et sur les situations sociales en lesquelles ils se déroulent, a été l’axe principal des études sur l’enseignement et l’apprentissage de la langue. Tout récemment surgit une nouvelle ligne, ancré dans la capacité métalinguistique manifestée en les mêmes processus lecto-écrivants, mettant l’accent sur la nécessité de connaissances grammaticales de la part des apprentis. À présent, se démarque l’étude de l’interrelation entre les différentes habilités linguistiques, par exemple entre la lecture et l’écriture, et entre l’écriture et la connaissance grammaticale.Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Escola Superior de Educação de LisboaRCIPLCamps, Anna2019-04-08T10:07:24Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/9825spaCamps, A. (2017), 25 años de investigación en didáctica de la llengua, Da Investigação às Práticas, 7 (1), 31 – 40.2182-1372http://dx.doi.org/10.25757/invep.v7i1.135info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:59:00Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9825Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:18:21.583241Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv 25 años de investigación en didáctica de la lengua
title 25 años de investigación en didáctica de la lengua
spellingShingle 25 años de investigación en didáctica de la lengua
Camps, Anna
Didática da língua
Linhas de investigação
Ensino leitura
Ensino da escrita
Ensino da gramática
Didactic of language
Research trends
Teaching of reading
Teaching of writing
Grammatical teaching
L'enseignement des langues
Lignes de recherche
Enseignement de la lecture
Enseignement de l'écriture
Enseignement de la grammaire
title_short 25 años de investigación en didáctica de la lengua
title_full 25 años de investigación en didáctica de la lengua
title_fullStr 25 años de investigación en didáctica de la lengua
title_full_unstemmed 25 años de investigación en didáctica de la lengua
title_sort 25 años de investigación en didáctica de la lengua
author Camps, Anna
author_facet Camps, Anna
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Camps, Anna
dc.subject.por.fl_str_mv Didática da língua
Linhas de investigação
Ensino leitura
Ensino da escrita
Ensino da gramática
Didactic of language
Research trends
Teaching of reading
Teaching of writing
Grammatical teaching
L'enseignement des langues
Lignes de recherche
Enseignement de la lecture
Enseignement de l'écriture
Enseignement de la grammaire
topic Didática da língua
Linhas de investigação
Ensino leitura
Ensino da escrita
Ensino da gramática
Didactic of language
Research trends
Teaching of reading
Teaching of writing
Grammatical teaching
L'enseignement des langues
Lignes de recherche
Enseignement de la lecture
Enseignement de l'écriture
Enseignement de la grammaire
description Na celebração dos 25 anos da criação da Faculdade de Ciências da Educação da Universidade Autónoma de Barcelona, a autora proferiu uma conferência em que fez uma revisão geral das linhas prioritárias da investigação na área da Didática da Língua na referida universidade e na generalidade do contexto espanhol, salientando a situação da lecionação da didática na altura em que este âmbito de conhecimento era considerado área de investigação universitária. No início deste período, da Didática da Língua e Literatura, foi necessário definir o objeto da sua investigação, criar doutoramentos que cobrissem a dita investigação e homologar os professores nesta área. Durante estes 25 anos, as investigações sobre os processos de leitura e escrita, e sobre as situações sociais em que ocorrem, têm constituído o eixo principal dos estudos sobre o ensino e a aprendizagem da língua. Surge ultimamente uma nova linha, enraizada na capacidade metalinguística manifesta nos mesmos processos lecto-escritores, colocando o enfoque na necessidade de conhecimentos gramaticais por parte dos aprendizes. Destaca, no momento atual, o estudo da interrelação entre as diferentes habilidades linguísticas, por exemplo entre a leitura e a escrita, e entre a escrita e o conhecimento gramatical.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
2019-04-08T10:07:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/9825
url http://hdl.handle.net/10400.21/9825
dc.language.iso.fl_str_mv spa
language spa
dc.relation.none.fl_str_mv Camps, A. (2017), 25 años de investigación en didáctica de la llengua, Da Investigação às Práticas, 7 (1), 31 – 40.
2182-1372
http://dx.doi.org/10.25757/invep.v7i1.135
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Escola Superior de Educação de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Escola Superior de Educação de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133447917142016