Avaliação da ansiedade aos testes através de questionários de autorresposta: questionário de pensamentos automáticos face a situações de teste e questionário de comportamentos face a situações de teste

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Tânia Isabel Mendes
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/31539
Resumo: Dissertação de mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (Intervenções Cognitivo-Comportamentais nas Perturbações Psicológicas da Saúde), apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
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spelling Avaliação da ansiedade aos testes através de questionários de autorresposta: questionário de pensamentos automáticos face a situações de teste e questionário de comportamentos face a situações de testeAnsiedadeAdolescenteDissertação de mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (Intervenções Cognitivo-Comportamentais nas Perturbações Psicológicas da Saúde), apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.Tendo presente a utilidade de uma avaliação precisa e rigorosa, o presente estudo visou a elaboração de um questionário para avaliar cognições relacionadas com a Ansiedade aos Testes (AT) antes, durante e após a situação de teste – Questionário de Pensamentos Automáticos face a Situações de Teste (QPAST) – e de um questionário para avaliar comportamentos que poderão ocorrer nesses momentos – Questionário de Comportamentos face a Situações de Teste (QCST). Este estudo envolveu uma amostra de 338 adolescentes, entre os 14 e os 18 anos (M = 16.23; DP = 1.38), entre os 9º e 12º anos de escolaridade. Em cada questionário optou-se por considerar os itens relativos a cada momento temporal (antes, durante e depois) como se de uma subescala autónoma se tratasse, resultando em 6 subescalas (3 em cada questionário), que foram alvo de análises fatoriais e psicométricas. A estrutura fatorial do QPAST revelou a existência de 2 fatores em cada uma das subescalas: Antecipação do Fracasso e Medo da Avaliação Negativa, na subescala Antes; Avaliação Negativa do Desempenho e Medo da Avaliação Negativa, na subescala Durante; Autópsia e Medo da Avaliação Negativa, na subescala Depois. Os valores de consistência interna variaram de razoáveis a bons. O questionário evidenciou ainda boa estabilidade temporal e boa validade convergente e discriminante. Por outro lado, mantiveram-se apenas as subescalas Antes e Durante do QCST, uma vez que a subescala Depois não apresentou valores aceitáveis de consistência interna. As duas subescalas do QCST apresentaram uma estrutura unidimensional, com valores razoáveis para a consistência interna, bons para a estabilidade temporal. Recomendam-se mais estudos para avaliar as validades convergente e discriminante. Assim, o QPAST e o QCST parecem contribuir para a investigação e prática clínica relativa à AT, proporcionando instrumentos úteis e específicos para a sua avaliação.Bearing in mind the usefulness of a precise and rigorous, this study focused on the development of a questionnaire to assess cognitions related to Test Anxiety (TA) before, during and after the test situation - Automatic Thoughts Questionnaire in Test Situations (QPAST) – and a questionnaire to assess behaviors that may occur during those times – Behaviors Questionnaire in Test Situations (QCST). This study involved a sample of 338 adolescents between 14 and 18 years (M = 16:23; DP = 1.38), between 9º and 12º years of schooling. In each questionnaire it was decided to consider the items for each point in time (before, during and after) as if they were a separate subscale resulting in 6 subscales (3 in each questionnaire), which were subjected to factor analysis and psychometric study. The factor structure of QPAST revealed the existence of two factors in each of the subscales: Anticipation of Failure and Fear of Negative Evaluation, in the subscale Before; Negative Evaluatiation of Performance and Fear of Negative Evaluation, in the subscale During; and Autopsy and Fear of Negative Evaluation, in the subscale After. The internal consistency values ranged from reasonable to good. The questionnaire showed good temporal stability and good convergent and discriminant validity. On the other hand, the two subscales of the QCST (before and during the test) had a one-dimension structure. They yielded reasonable values for internal consistency and good for temporal stability. We recommend more studies to assess convergent and discriminant validity.2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/31539http://hdl.handle.net/10316/31539TID:201445158porReis, Tânia Isabel Mendesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:48Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/31539Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:49:40.265997Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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