O balanced scorecard na monitorização do desempenho estratégico de uma PME (aplicação a uma empresa de distribuição de produtos farmacêuticos)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mogrão, Sónia
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/8480
Resumo: O contexto macroeconómico cada vez mais agressivo, exigente e instável determina a necessidade de compilar esforços e conhecimento que permita às PME tornarem-se competitivas. A sobrevivência de muitas empresas, em especial as PME, dependerá do seu desempenho, competitividade, e do facto de terem ou não uma visão estratégica para o futuro. Deste modo, no sentido de auxiliar uma PME do sector da distribuição por grosso de produtos farmacêuticos, a analisar o seu desempenho competitivo no mercado em que actua, pretendeu-se criar um modelo de monitorização do seu desempenho estratégico tendo por base o modelo de Balanced Scorecard. O desenvolvimento do modelo partiu da definição do posicionamento competitivo da empresa objecto de estudo, tendo por base alguns instrumentos de gestão, nomeadamente a Matriz BCG, a Matriz de McKinsey e a análise SWOT. Os resultados obtidos permitiram chegar a duas conclusões, a primeira verificar o posicionamento competitivo da empresa e a definição de uma estratégia para o médio e longo prazo apoiada na diversificação do portfólio de negócios e na internacionalização da actividade, no sentido de garantir valor económico e sustentabilidade. A segunda conclusão centra-se na adequação do modelo de Balanced Scorecard proposto e do seu alinhamento com os objectivos e orientações estratégicas da empresa objecto de estudo. As relações causa-efeito definidas no mapa estratégico proposto determinam uma coerência perfeita entre os objectivos definidos nas várias perspectivas do Balanced Scorecard. Os objectivos da perspectiva da aprendizagem e crescimento estão na base do desempenho na perspectiva dos processos internos e dos clientes. Do desempenho destas resulta o desempenho da perspectiva financeira e o perdurar no tempo da missão da empresa. The macroeconomic context increasingly aggressive, demanding and unstable determines the need to compile efforts and knowledge that will enable SME to become competitive. The survival of many businesses, particularly SME, will depend on its performance, competitiveness, and whether or not they have a strategic vision of the future. Thus, in order to help an SME, in the sector of wholesale distribution of pharmaceuticals, analysing its performance in the competitive market in which it operates, it sought to create a model of strategic monitoring of their performance based on Balanced Scorecard model. The model development was based on the definition of the competitive positioning of the company under study, based on some management tools, including BCG Matrix, McKinsey Matrix and SWOT analysis. The results allowed reaching two conclusions, the first check the company’s competitive positioning and defining a strategy for the medium and long term supported on portfolio diversification and internationalization of business activity, to ensure economic value and sustainability. The second conclusion focuses on the adequacy of the proposed Balanced Scorecard model and its alignment with the goals and strategic directions of the company under study. The cause-effect relationships defined in the proposed strategic map determine a perfect coherence between the objectives set out in the various perspectives of the Balanced Scorecard. The objectives of the learning and growth perspective are in the base of the internal processes and customer perspective. Of this performance results the financial perspective performance and the lasting on time of company's mission. El contexto macroeconómico cada vez más agresivo, exigente e inestable determina la necesidad de recopilar los esfuerzos y conocimientos que permita a las PYME ser competitivas. La supervivencia de muchas empresas, especialmente las PYME, dependerá de su desempeño, competitividad, y si tienen o no una visión estratégica del futuro. De éste modo, en el sentido de ayudar una PYME, del sector de la distribución de productos farmacéuticos, analizar su desempeño competitivo en el mercado dónde actúa, se pretendió crear un modelo de monitorización del desempeño estratégico basado en el modelo Cuadro de Mando Integral. El desarrollo del modelo surgió de la definición de la posición competitiva de la empresa objecto de estudio, basado en algunos instrumentos de gestión, a saber la Matriz BCG, la Matriz de McKinsey y el análisis SWOT. Los resultados obtenidos permitieron llegar a dos conclusiones, la primera verificar el posicionamiento competitivo de la empresa y la definición de una estrategia de mediano y largo plazo basada en la diversificación de la cartera de negocios y la internacionalización de la actividad empresarial, para garantizar el valor económico y la sostenibilidad. La segunda conclusión se refiere a la adecuación del modelo propuesto Cuadro de Mando Integral y su alineación con los objetivos y las orientaciones estratégicas de la empresa objeto de estudio. Las relaciones causa-efecto definidas en el mapa estratégico propuesto definen una perfecta coherencia entre los objetivos establecidos en las diversas perspectivas del Cuadro de Mando Integral. Los objetivos de la perspectiva de aprendizaje y crecimiento se basan en el desempeño de la perspectiva de los procesos internos y de los clientes. Del desempeño de las mismas resulta el desempeño de la perspectiva financiera y el perdurar en el tiempo de la misión de la empresa.
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O desenvolvimento do modelo partiu da definição do posicionamento competitivo da empresa objecto de estudo, tendo por base alguns instrumentos de gestão, nomeadamente a Matriz BCG, a Matriz de McKinsey e a análise SWOT. Os resultados obtidos permitiram chegar a duas conclusões, a primeira verificar o posicionamento competitivo da empresa e a definição de uma estratégia para o médio e longo prazo apoiada na diversificação do portfólio de negócios e na internacionalização da actividade, no sentido de garantir valor económico e sustentabilidade. A segunda conclusão centra-se na adequação do modelo de Balanced Scorecard proposto e do seu alinhamento com os objectivos e orientações estratégicas da empresa objecto de estudo. As relações causa-efeito definidas no mapa estratégico proposto determinam uma coerência perfeita entre os objectivos definidos nas várias perspectivas do Balanced Scorecard. Os objectivos da perspectiva da aprendizagem e crescimento estão na base do desempenho na perspectiva dos processos internos e dos clientes. Do desempenho destas resulta o desempenho da perspectiva financeira e o perdurar no tempo da missão da empresa. The macroeconomic context increasingly aggressive, demanding and unstable determines the need to compile efforts and knowledge that will enable SME to become competitive. The survival of many businesses, particularly SME, will depend on its performance, competitiveness, and whether or not they have a strategic vision of the future. Thus, in order to help an SME, in the sector of wholesale distribution of pharmaceuticals, analysing its performance in the competitive market in which it operates, it sought to create a model of strategic monitoring of their performance based on Balanced Scorecard model. The model development was based on the definition of the competitive positioning of the company under study, based on some management tools, including BCG Matrix, McKinsey Matrix and SWOT analysis. The results allowed reaching two conclusions, the first check the company’s competitive positioning and defining a strategy for the medium and long term supported on portfolio diversification and internationalization of business activity, to ensure economic value and sustainability. The second conclusion focuses on the adequacy of the proposed Balanced Scorecard model and its alignment with the goals and strategic directions of the company under study. The cause-effect relationships defined in the proposed strategic map determine a perfect coherence between the objectives set out in the various perspectives of the Balanced Scorecard. The objectives of the learning and growth perspective are in the base of the internal processes and customer perspective. Of this performance results the financial perspective performance and the lasting on time of company's mission. El contexto macroeconómico cada vez más agresivo, exigente e inestable determina la necesidad de recopilar los esfuerzos y conocimientos que permita a las PYME ser competitivas. La supervivencia de muchas empresas, especialmente las PYME, dependerá de su desempeño, competitividad, y si tienen o no una visión estratégica del futuro. De éste modo, en el sentido de ayudar una PYME, del sector de la distribución de productos farmacéuticos, analizar su desempeño competitivo en el mercado dónde actúa, se pretendió crear un modelo de monitorización del desempeño estratégico basado en el modelo Cuadro de Mando Integral. El desarrollo del modelo surgió de la definición de la posición competitiva de la empresa objecto de estudio, basado en algunos instrumentos de gestión, a saber la Matriz BCG, la Matriz de McKinsey y el análisis SWOT. Los resultados obtenidos permitieron llegar a dos conclusiones, la primera verificar el posicionamiento competitivo de la empresa y la definición de una estrategia de mediano y largo plazo basada en la diversificación de la cartera de negocios y la internacionalización de la actividad empresarial, para garantizar el valor económico y la sostenibilidad. La segunda conclusión se refiere a la adecuación del modelo propuesto Cuadro de Mando Integral y su alineación con los objetivos y las orientaciones estratégicas de la empresa objeto de estudio. Las relaciones causa-efecto definidas en el mapa estratégico propuesto definen una perfecta coherencia entre los objetivos establecidos en las diversas perspectivas del Cuadro de Mando Integral. Los objetivos de la perspectiva de aprendizaje y crecimiento se basan en el desempeño de la perspectiva de los procesos internos y de los clientes. Del desempeño de las mismas resulta el desempeño de la perspectiva financiera y el perdurar en el tiempo de la misión de la empresa.Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Tecnologia e GestãoMonte, Ana PaulaFernandes, Paula O.Biblioteca Digital do IPBMogrão, Sónia2013-06-17T14:53:36Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/8480TID:201427990porMogrão, Sónia dos Santos Fernandes (2013). O balanced scorecard na monitorização do desempenho estratégico de uma PME (aplicação a uma empresa de distribuição de produtos farmacêuticos). Bragança: Escola Superior de Tecnologia e Gestão. Dissertação de Mestrado em Contabilidade e Finançasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:20:49Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/8480Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:59:57.787927Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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The macroeconomic context increasingly aggressive, demanding and unstable determines the need to compile efforts and knowledge that will enable SME to become competitive. The survival of many businesses, particularly SME, will depend on its performance, competitiveness, and whether or not they have a strategic vision of the future. Thus, in order to help an SME, in the sector of wholesale distribution of pharmaceuticals, analysing its performance in the competitive market in which it operates, it sought to create a model of strategic monitoring of their performance based on Balanced Scorecard model. The model development was based on the definition of the competitive positioning of the company under study, based on some management tools, including BCG Matrix, McKinsey Matrix and SWOT analysis. 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El contexto macroeconómico cada vez más agresivo, exigente e inestable determina la necesidad de recopilar los esfuerzos y conocimientos que permita a las PYME ser competitivas. La supervivencia de muchas empresas, especialmente las PYME, dependerá de su desempeño, competitividad, y si tienen o no una visión estratégica del futuro. De éste modo, en el sentido de ayudar una PYME, del sector de la distribución de productos farmacéuticos, analizar su desempeño competitivo en el mercado dónde actúa, se pretendió crear un modelo de monitorización del desempeño estratégico basado en el modelo Cuadro de Mando Integral. El desarrollo del modelo surgió de la definición de la posición competitiva de la empresa objecto de estudio, basado en algunos instrumentos de gestión, a saber la Matriz BCG, la Matriz de McKinsey y el análisis SWOT. Los resultados obtenidos permitieron llegar a dos conclusiones, la primera verificar el posicionamiento competitivo de la empresa y la definición de una estrategia de mediano y largo plazo basada en la diversificación de la cartera de negocios y la internacionalización de la actividad empresarial, para garantizar el valor económico y la sostenibilidad. La segunda conclusión se refiere a la adecuación del modelo propuesto Cuadro de Mando Integral y su alineación con los objetivos y las orientaciones estratégicas de la empresa objeto de estudio. Las relaciones causa-efecto definidas en el mapa estratégico propuesto definen una perfecta coherencia entre los objetivos establecidos en las diversas perspectivas del Cuadro de Mando Integral. Los objetivos de la perspectiva de aprendizaje y crecimiento se basan en el desempeño de la perspectiva de los procesos internos y de los clientes. 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