Materiais de apoio para professores: ensino de astronomia no 3º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Luís Miguel dos Santos
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/2647
Resumo: A Astronomia é, possivelmente, uma das áreas do conhecimento mais transversais, visto os estudos nela realizados serem fundamentados recorrendo a diferentes domínios das ciências exactas. É, em acréscimo, uma das áreas que mais sujeitas estão ao avanço científico e técnico o que a torna num assunto motivador para o público em geral, mas sobretudo para os jovens estudantes. Neste sentido, passou a ser desde há alguns anos a esta parte o ponto de partida para o estudo da Física na disciplina de Ciências Físico- Químicas, no 7.º ano do Ensino Básico. Embora a este nível os conteúdos abordados sejam elementares, muitos dos actuais docentes da disciplina não tiveram formação específica na área nos seus estudos superiores, o que os abriga a uma preparação adicional que, não sendo feita adequadamente, os pode deixar numa situação desconfortável perante certos assuntos. Assim, com este trabalho, pretendeu-se efectuar uma caracterização dos docentes envolvidos no ensino da Astronomia neste nível de escolaridade. O estudo foi efectuado em diversas escolas da região de Aveiro. Uma vez detectadas as principais fragilidades, são então apresentados alguns materiais de apoio para o professor, tendo em conta as orientações curriculares, as matérias em questão e as necessidades detectadas, cuja validação se apresenta como sugestão para estudos futuros. ABSTRACT: Astronomy is, probably, one of the most cross-programme areas of knowledge, since the studies conducted are supported by a great range of scientific domains. This field is also one of the most prone to scientific and technological development, turning into a motivating issue to people in general, but especially to young students. As a result, it has become for some years now the starting point for the study of Physics in the Physical-Chemical Sciences subject in the 7th grade of primary education. Although the contents approached at this level are not much complex, many of the professionals now teaching the subject have not had a specific training in the area, which forces them to undertake an additional effective training programme to avoid uncomfortable situations when coming across certain contents. Consequently, this research project aimed at a thorough description of the professionals responsible for the teaching of Astronomy to this specific grade. The study was conducted in several schools within the limits of Aveiro. After revealing the main weaknesses, certain resources are made available to teachers, considering the orientations from the subject curriculum, the issues considered and the needs detected, whose validation is presented as suggestion for future studies.
id RCAP_ce5ad29ec7298f36e532d6ded67e3a29
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/2647
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Materiais de apoio para professores: ensino de astronomia no 3º CEBEnsino da física e da químicaAstronomiaEnsino básicoObservações astronómicasA Astronomia é, possivelmente, uma das áreas do conhecimento mais transversais, visto os estudos nela realizados serem fundamentados recorrendo a diferentes domínios das ciências exactas. É, em acréscimo, uma das áreas que mais sujeitas estão ao avanço científico e técnico o que a torna num assunto motivador para o público em geral, mas sobretudo para os jovens estudantes. Neste sentido, passou a ser desde há alguns anos a esta parte o ponto de partida para o estudo da Física na disciplina de Ciências Físico- Químicas, no 7.º ano do Ensino Básico. Embora a este nível os conteúdos abordados sejam elementares, muitos dos actuais docentes da disciplina não tiveram formação específica na área nos seus estudos superiores, o que os abriga a uma preparação adicional que, não sendo feita adequadamente, os pode deixar numa situação desconfortável perante certos assuntos. Assim, com este trabalho, pretendeu-se efectuar uma caracterização dos docentes envolvidos no ensino da Astronomia neste nível de escolaridade. O estudo foi efectuado em diversas escolas da região de Aveiro. Uma vez detectadas as principais fragilidades, são então apresentados alguns materiais de apoio para o professor, tendo em conta as orientações curriculares, as matérias em questão e as necessidades detectadas, cuja validação se apresenta como sugestão para estudos futuros. ABSTRACT: Astronomy is, probably, one of the most cross-programme areas of knowledge, since the studies conducted are supported by a great range of scientific domains. This field is also one of the most prone to scientific and technological development, turning into a motivating issue to people in general, but especially to young students. As a result, it has become for some years now the starting point for the study of Physics in the Physical-Chemical Sciences subject in the 7th grade of primary education. Although the contents approached at this level are not much complex, many of the professionals now teaching the subject have not had a specific training in the area, which forces them to undertake an additional effective training programme to avoid uncomfortable situations when coming across certain contents. Consequently, this research project aimed at a thorough description of the professionals responsible for the teaching of Astronomy to this specific grade. The study was conducted in several schools within the limits of Aveiro. After revealing the main weaknesses, certain resources are made available to teachers, considering the orientations from the subject curriculum, the issues considered and the needs detected, whose validation is presented as suggestion for future studies.Universidade de Aveiro2011-04-19T14:24:56Z2009-01-01T00:00:00Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/2647porPereira, Luís Miguel dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:00:49Zoai:ria.ua.pt:10773/2647Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:41:02.234416Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Materiais de apoio para professores: ensino de astronomia no 3º CEB
title Materiais de apoio para professores: ensino de astronomia no 3º CEB
spellingShingle Materiais de apoio para professores: ensino de astronomia no 3º CEB
Pereira, Luís Miguel dos Santos
Ensino da física e da química
Astronomia
Ensino básico
Observações astronómicas
title_short Materiais de apoio para professores: ensino de astronomia no 3º CEB
title_full Materiais de apoio para professores: ensino de astronomia no 3º CEB
title_fullStr Materiais de apoio para professores: ensino de astronomia no 3º CEB
title_full_unstemmed Materiais de apoio para professores: ensino de astronomia no 3º CEB
title_sort Materiais de apoio para professores: ensino de astronomia no 3º CEB
author Pereira, Luís Miguel dos Santos
author_facet Pereira, Luís Miguel dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Luís Miguel dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da física e da química
Astronomia
Ensino básico
Observações astronómicas
topic Ensino da física e da química
Astronomia
Ensino básico
Observações astronómicas
description A Astronomia é, possivelmente, uma das áreas do conhecimento mais transversais, visto os estudos nela realizados serem fundamentados recorrendo a diferentes domínios das ciências exactas. É, em acréscimo, uma das áreas que mais sujeitas estão ao avanço científico e técnico o que a torna num assunto motivador para o público em geral, mas sobretudo para os jovens estudantes. Neste sentido, passou a ser desde há alguns anos a esta parte o ponto de partida para o estudo da Física na disciplina de Ciências Físico- Químicas, no 7.º ano do Ensino Básico. Embora a este nível os conteúdos abordados sejam elementares, muitos dos actuais docentes da disciplina não tiveram formação específica na área nos seus estudos superiores, o que os abriga a uma preparação adicional que, não sendo feita adequadamente, os pode deixar numa situação desconfortável perante certos assuntos. Assim, com este trabalho, pretendeu-se efectuar uma caracterização dos docentes envolvidos no ensino da Astronomia neste nível de escolaridade. O estudo foi efectuado em diversas escolas da região de Aveiro. Uma vez detectadas as principais fragilidades, são então apresentados alguns materiais de apoio para o professor, tendo em conta as orientações curriculares, as matérias em questão e as necessidades detectadas, cuja validação se apresenta como sugestão para estudos futuros. ABSTRACT: Astronomy is, probably, one of the most cross-programme areas of knowledge, since the studies conducted are supported by a great range of scientific domains. This field is also one of the most prone to scientific and technological development, turning into a motivating issue to people in general, but especially to young students. As a result, it has become for some years now the starting point for the study of Physics in the Physical-Chemical Sciences subject in the 7th grade of primary education. Although the contents approached at this level are not much complex, many of the professionals now teaching the subject have not had a specific training in the area, which forces them to undertake an additional effective training programme to avoid uncomfortable situations when coming across certain contents. Consequently, this research project aimed at a thorough description of the professionals responsible for the teaching of Astronomy to this specific grade. The study was conducted in several schools within the limits of Aveiro. After revealing the main weaknesses, certain resources are made available to teachers, considering the orientations from the subject curriculum, the issues considered and the needs detected, whose validation is presented as suggestion for future studies.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01T00:00:00Z
2009
2011-04-19T14:24:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/2647
url http://hdl.handle.net/10773/2647
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137459106217984