Materiais de apoio para professores: ensino de astronomia no 3º CEB
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/2647 |
Resumo: | A Astronomia é, possivelmente, uma das áreas do conhecimento mais transversais, visto os estudos nela realizados serem fundamentados recorrendo a diferentes domínios das ciências exactas. É, em acréscimo, uma das áreas que mais sujeitas estão ao avanço científico e técnico o que a torna num assunto motivador para o público em geral, mas sobretudo para os jovens estudantes. Neste sentido, passou a ser desde há alguns anos a esta parte o ponto de partida para o estudo da Física na disciplina de Ciências Físico- Químicas, no 7.º ano do Ensino Básico. Embora a este nível os conteúdos abordados sejam elementares, muitos dos actuais docentes da disciplina não tiveram formação específica na área nos seus estudos superiores, o que os abriga a uma preparação adicional que, não sendo feita adequadamente, os pode deixar numa situação desconfortável perante certos assuntos. Assim, com este trabalho, pretendeu-se efectuar uma caracterização dos docentes envolvidos no ensino da Astronomia neste nível de escolaridade. O estudo foi efectuado em diversas escolas da região de Aveiro. Uma vez detectadas as principais fragilidades, são então apresentados alguns materiais de apoio para o professor, tendo em conta as orientações curriculares, as matérias em questão e as necessidades detectadas, cuja validação se apresenta como sugestão para estudos futuros. ABSTRACT: Astronomy is, probably, one of the most cross-programme areas of knowledge, since the studies conducted are supported by a great range of scientific domains. This field is also one of the most prone to scientific and technological development, turning into a motivating issue to people in general, but especially to young students. As a result, it has become for some years now the starting point for the study of Physics in the Physical-Chemical Sciences subject in the 7th grade of primary education. Although the contents approached at this level are not much complex, many of the professionals now teaching the subject have not had a specific training in the area, which forces them to undertake an additional effective training programme to avoid uncomfortable situations when coming across certain contents. Consequently, this research project aimed at a thorough description of the professionals responsible for the teaching of Astronomy to this specific grade. The study was conducted in several schools within the limits of Aveiro. After revealing the main weaknesses, certain resources are made available to teachers, considering the orientations from the subject curriculum, the issues considered and the needs detected, whose validation is presented as suggestion for future studies. |
id |
RCAP_ce5ad29ec7298f36e532d6ded67e3a29 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/2647 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Materiais de apoio para professores: ensino de astronomia no 3º CEBEnsino da física e da químicaAstronomiaEnsino básicoObservações astronómicasA Astronomia é, possivelmente, uma das áreas do conhecimento mais transversais, visto os estudos nela realizados serem fundamentados recorrendo a diferentes domínios das ciências exactas. É, em acréscimo, uma das áreas que mais sujeitas estão ao avanço científico e técnico o que a torna num assunto motivador para o público em geral, mas sobretudo para os jovens estudantes. Neste sentido, passou a ser desde há alguns anos a esta parte o ponto de partida para o estudo da Física na disciplina de Ciências Físico- Químicas, no 7.º ano do Ensino Básico. Embora a este nível os conteúdos abordados sejam elementares, muitos dos actuais docentes da disciplina não tiveram formação específica na área nos seus estudos superiores, o que os abriga a uma preparação adicional que, não sendo feita adequadamente, os pode deixar numa situação desconfortável perante certos assuntos. Assim, com este trabalho, pretendeu-se efectuar uma caracterização dos docentes envolvidos no ensino da Astronomia neste nível de escolaridade. O estudo foi efectuado em diversas escolas da região de Aveiro. Uma vez detectadas as principais fragilidades, são então apresentados alguns materiais de apoio para o professor, tendo em conta as orientações curriculares, as matérias em questão e as necessidades detectadas, cuja validação se apresenta como sugestão para estudos futuros. ABSTRACT: Astronomy is, probably, one of the most cross-programme areas of knowledge, since the studies conducted are supported by a great range of scientific domains. This field is also one of the most prone to scientific and technological development, turning into a motivating issue to people in general, but especially to young students. As a result, it has become for some years now the starting point for the study of Physics in the Physical-Chemical Sciences subject in the 7th grade of primary education. Although the contents approached at this level are not much complex, many of the professionals now teaching the subject have not had a specific training in the area, which forces them to undertake an additional effective training programme to avoid uncomfortable situations when coming across certain contents. Consequently, this research project aimed at a thorough description of the professionals responsible for the teaching of Astronomy to this specific grade. The study was conducted in several schools within the limits of Aveiro. After revealing the main weaknesses, certain resources are made available to teachers, considering the orientations from the subject curriculum, the issues considered and the needs detected, whose validation is presented as suggestion for future studies.Universidade de Aveiro2011-04-19T14:24:56Z2009-01-01T00:00:00Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/2647porPereira, Luís Miguel dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:00:49Zoai:ria.ua.pt:10773/2647Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:41:02.234416Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Materiais de apoio para professores: ensino de astronomia no 3º CEB |
title |
Materiais de apoio para professores: ensino de astronomia no 3º CEB |
spellingShingle |
Materiais de apoio para professores: ensino de astronomia no 3º CEB Pereira, Luís Miguel dos Santos Ensino da física e da química Astronomia Ensino básico Observações astronómicas |
title_short |
Materiais de apoio para professores: ensino de astronomia no 3º CEB |
title_full |
Materiais de apoio para professores: ensino de astronomia no 3º CEB |
title_fullStr |
Materiais de apoio para professores: ensino de astronomia no 3º CEB |
title_full_unstemmed |
Materiais de apoio para professores: ensino de astronomia no 3º CEB |
title_sort |
Materiais de apoio para professores: ensino de astronomia no 3º CEB |
author |
Pereira, Luís Miguel dos Santos |
author_facet |
Pereira, Luís Miguel dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Luís Miguel dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino da física e da química Astronomia Ensino básico Observações astronómicas |
topic |
Ensino da física e da química Astronomia Ensino básico Observações astronómicas |
description |
A Astronomia é, possivelmente, uma das áreas do conhecimento mais transversais, visto os estudos nela realizados serem fundamentados recorrendo a diferentes domínios das ciências exactas. É, em acréscimo, uma das áreas que mais sujeitas estão ao avanço científico e técnico o que a torna num assunto motivador para o público em geral, mas sobretudo para os jovens estudantes. Neste sentido, passou a ser desde há alguns anos a esta parte o ponto de partida para o estudo da Física na disciplina de Ciências Físico- Químicas, no 7.º ano do Ensino Básico. Embora a este nível os conteúdos abordados sejam elementares, muitos dos actuais docentes da disciplina não tiveram formação específica na área nos seus estudos superiores, o que os abriga a uma preparação adicional que, não sendo feita adequadamente, os pode deixar numa situação desconfortável perante certos assuntos. Assim, com este trabalho, pretendeu-se efectuar uma caracterização dos docentes envolvidos no ensino da Astronomia neste nível de escolaridade. O estudo foi efectuado em diversas escolas da região de Aveiro. Uma vez detectadas as principais fragilidades, são então apresentados alguns materiais de apoio para o professor, tendo em conta as orientações curriculares, as matérias em questão e as necessidades detectadas, cuja validação se apresenta como sugestão para estudos futuros. ABSTRACT: Astronomy is, probably, one of the most cross-programme areas of knowledge, since the studies conducted are supported by a great range of scientific domains. This field is also one of the most prone to scientific and technological development, turning into a motivating issue to people in general, but especially to young students. As a result, it has become for some years now the starting point for the study of Physics in the Physical-Chemical Sciences subject in the 7th grade of primary education. Although the contents approached at this level are not much complex, many of the professionals now teaching the subject have not had a specific training in the area, which forces them to undertake an additional effective training programme to avoid uncomfortable situations when coming across certain contents. Consequently, this research project aimed at a thorough description of the professionals responsible for the teaching of Astronomy to this specific grade. The study was conducted in several schools within the limits of Aveiro. After revealing the main weaknesses, certain resources are made available to teachers, considering the orientations from the subject curriculum, the issues considered and the needs detected, whose validation is presented as suggestion for future studies. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-01-01T00:00:00Z 2009 2011-04-19T14:24:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/2647 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/2647 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137459106217984 |