A importância da ludicidade no ensino de ciências.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPB |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/434 |
Resumo: | Jogos lúdicos são ferramentas úteis para os processos de ensino-aprendizagem, pois se apresentam como alternativas que auxiliam a construção de conhecimento pelos alunos. O objetivo geral deste trabalho foi analisar os resultados de uma intervenção pedagógica utilizando a elaboração, confecção, aplicação e avaliação de sete jogos lúdicos como forma de auxiliar no processo de ensino-aprendizagem de Ciências de alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental. Participaram desse trabalho quatro turmas de alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental da escola Pública Ulisses Mauricio localizada no município de Sertãozinho-PB. As turmas foram divididas em dois grupos, sendo um (grupo controle) aos quais fariam parte os alunos que teriam apenas aulas expositivas utilizando a metodologia tradicional de ensino e um (grupo experimental) aos quais estariam presentes os alunos que iriam participar da construção e aplicação dos jogos lúdicos no ensino de Ciências. Ao final foi realizada uma pesquisa qualitativa/estudo de caso a partir da aplicação de um questionário e também uma avaliação em que se procurou analisar as ideias dos alunos sobre o processo de ensino-aprendizagem do tema desenvolvido. Os resultados comprovaram a eficácia da exposição teórica-prática, no processo ensino-aprendizagem em Ciências, sendo que os alunos pertencentes ao grupo experimental obtiveram melhor rendimento que os alunos do grupo controle, além disso, pode-se perceber também que os alunos apreciaram os jogos, pois, através deles, os conteúdos foram revisados e a assimilação de novos assuntos foi favorecida. Desta forma, a utilização de jogos se mostrou como facilitadora no processo educativo, pois promoveu a compreensão dos conteúdos, a argumentação e socialização entre os alunos. |
id |
UFPB-2_4cb8067e3fbaff863bd67cf4f951abc4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpb.br:123456789/434 |
network_acronym_str |
UFPB-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPB |
repository_id_str |
2546 |
spelling |
2013-09-06T21:17:12Z2013-09-06T21:17:12Z2013-09-06https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/434Jogos lúdicos são ferramentas úteis para os processos de ensino-aprendizagem, pois se apresentam como alternativas que auxiliam a construção de conhecimento pelos alunos. O objetivo geral deste trabalho foi analisar os resultados de uma intervenção pedagógica utilizando a elaboração, confecção, aplicação e avaliação de sete jogos lúdicos como forma de auxiliar no processo de ensino-aprendizagem de Ciências de alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental. Participaram desse trabalho quatro turmas de alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental da escola Pública Ulisses Mauricio localizada no município de Sertãozinho-PB. As turmas foram divididas em dois grupos, sendo um (grupo controle) aos quais fariam parte os alunos que teriam apenas aulas expositivas utilizando a metodologia tradicional de ensino e um (grupo experimental) aos quais estariam presentes os alunos que iriam participar da construção e aplicação dos jogos lúdicos no ensino de Ciências. Ao final foi realizada uma pesquisa qualitativa/estudo de caso a partir da aplicação de um questionário e também uma avaliação em que se procurou analisar as ideias dos alunos sobre o processo de ensino-aprendizagem do tema desenvolvido. Os resultados comprovaram a eficácia da exposição teórica-prática, no processo ensino-aprendizagem em Ciências, sendo que os alunos pertencentes ao grupo experimental obtiveram melhor rendimento que os alunos do grupo controle, além disso, pode-se perceber também que os alunos apreciaram os jogos, pois, através deles, os conteúdos foram revisados e a assimilação de novos assuntos foi favorecida. Desta forma, a utilização de jogos se mostrou como facilitadora no processo educativo, pois promoveu a compreensão dos conteúdos, a argumentação e socialização entre os alunos.Fun games are useful tools for teaching and learning processes, as presented as alternatives that help build knowledge by students. The aim of this study was to analyze the results of an educational intervention using the drafting, preparation, implementation and evaluation of seven educational games as a way to assist in the teaching and learning of Science students of the 6th year of elementary school. Participated in this study four groups of students of the 6th year of elementary school Public school Ulisses Mauricio localized in Sertãozinho-PB. The classes were divided into two groups, one (control group) which would be part of the students who have just lectures using the traditional methodology of teaching and one (the experimental group) which would be present students who would participate in the construction and application of educational games in teaching science. At the end we conducted a qualitative research case study from a questionnaire and an evaluation which sought to examine students' ideas about the teaching-learning theme. The results confirmed the effectiveness of theoretical and practical exposure in the teaching-learning process in science, and students from the experimental group had better performance than students in the control group, in addition, one can also see that the students enjoyed the games, for, through them, the contents were reviewed and learn new subjects was favored. Thus, the use of games proved as a facilitator in the educational process, it promoted the understanding of the contents, the arguments and socialization among students.Submitted by Rosilene Machado (rosilenefmachado@gmail.com) on 2013-09-06T21:17:12Z No. of bitstreams: 1 JNCS06092013.pdf: 2048855 bytes, checksum: 50cad06da8dc385806df85d8ee645e3e (MD5)Made available in DSpace on 2013-09-06T21:17:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JNCS06092013.pdf: 2048855 bytes, checksum: 50cad06da8dc385806df85d8ee645e3e (MD5)João Pessoa, PB, 2013.Ensino de ciênciasLudicidadeJogos lúdicosScience teachingLudicidadePlay gamesA importância da ludicidade no ensino de ciências.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCapim, Saulo Luís.Silva, Josinalva Nunes da Costa.Biologiaporreponame:Repositório Institucional da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILJNCS06092013.pdf.jpgJNCS06092013.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg4535https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/434/6/JNCS06092013.pdf.jpg4f277c6437865a2842d0f2b355b8c829MD56TEXTJNCS06092013.pdf.txtJNCS06092013.pdf.txtExtracted texttext/plain85037https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/434/5/JNCS06092013.pdf.txt1de40247d1d5044711cfe23f581c46feMD55ORIGINALJNCS06092013.pdfJNCS06092013.pdfapplication/pdf2048855https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/434/1/JNCS06092013.pdf50cad06da8dc385806df85d8ee645e3eMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/434/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/4342020-03-09 11:05:43.019oai:repositorio.ufpb.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpb.br/oai/requestdiretoria@ufpb.bropendoar:25462020-03-09T14:05:43Repositório Institucional da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A importância da ludicidade no ensino de ciências. |
title |
A importância da ludicidade no ensino de ciências. |
spellingShingle |
A importância da ludicidade no ensino de ciências. Silva, Josinalva Nunes da Costa. Ensino de ciências Ludicidade Jogos lúdicos Science teaching Ludicidade Play games |
title_short |
A importância da ludicidade no ensino de ciências. |
title_full |
A importância da ludicidade no ensino de ciências. |
title_fullStr |
A importância da ludicidade no ensino de ciências. |
title_full_unstemmed |
A importância da ludicidade no ensino de ciências. |
title_sort |
A importância da ludicidade no ensino de ciências. |
author |
Silva, Josinalva Nunes da Costa. |
author_facet |
Silva, Josinalva Nunes da Costa. |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Capim, Saulo Luís. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Josinalva Nunes da Costa. |
contributor_str_mv |
Capim, Saulo Luís. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de ciências Ludicidade Jogos lúdicos Science teaching Ludicidade Play games |
topic |
Ensino de ciências Ludicidade Jogos lúdicos Science teaching Ludicidade Play games |
description |
Jogos lúdicos são ferramentas úteis para os processos de ensino-aprendizagem, pois se apresentam como alternativas que auxiliam a construção de conhecimento pelos alunos. O objetivo geral deste trabalho foi analisar os resultados de uma intervenção pedagógica utilizando a elaboração, confecção, aplicação e avaliação de sete jogos lúdicos como forma de auxiliar no processo de ensino-aprendizagem de Ciências de alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental. Participaram desse trabalho quatro turmas de alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental da escola Pública Ulisses Mauricio localizada no município de Sertãozinho-PB. As turmas foram divididas em dois grupos, sendo um (grupo controle) aos quais fariam parte os alunos que teriam apenas aulas expositivas utilizando a metodologia tradicional de ensino e um (grupo experimental) aos quais estariam presentes os alunos que iriam participar da construção e aplicação dos jogos lúdicos no ensino de Ciências. Ao final foi realizada uma pesquisa qualitativa/estudo de caso a partir da aplicação de um questionário e também uma avaliação em que se procurou analisar as ideias dos alunos sobre o processo de ensino-aprendizagem do tema desenvolvido. Os resultados comprovaram a eficácia da exposição teórica-prática, no processo ensino-aprendizagem em Ciências, sendo que os alunos pertencentes ao grupo experimental obtiveram melhor rendimento que os alunos do grupo controle, além disso, pode-se perceber também que os alunos apreciaram os jogos, pois, através deles, os conteúdos foram revisados e a assimilação de novos assuntos foi favorecida. Desta forma, a utilização de jogos se mostrou como facilitadora no processo educativo, pois promoveu a compreensão dos conteúdos, a argumentação e socialização entre os alunos. |
publishDate |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-09-06T21:17:12Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013-09-06T21:17:12Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-09-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/434 |
url |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/434 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartofseries.none.fl_str_mv |
João Pessoa, PB, 2013. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Biologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPB instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB) instacron:UFPB |
instname_str |
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
instacron_str |
UFPB |
institution |
UFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPB |
collection |
Repositório Institucional da UFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/434/6/JNCS06092013.pdf.jpg https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/434/5/JNCS06092013.pdf.txt https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/434/1/JNCS06092013.pdf https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/434/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4f277c6437865a2842d0f2b355b8c829 1de40247d1d5044711cfe23f581c46fe 50cad06da8dc385806df85d8ee645e3e 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
diretoria@ufpb.br |
_version_ |
1748227864278335488 |