Estórias dentro de uma história profissional: a narrativa de um curso de educação para adultos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/1276 |
Resumo: | As constantes mudanças na sociedade e na escola, considerando-a como uma organização viva, levantam-nos muitas questões, dúvidas, inconstância, levando-nos muitas vezes a percorrer novos caminhos. A emergência de caminharmos e envolvermo-nos em novos desafios para que cresçamos como pessoas e como profissionais permite-nos a construção de um conhecimento experimentado e reflexivo que é essencial para nos tornarmos mais assertivos. Subjacente a esta ideia, este trabalho de projeto teve como premissa compreender quais os diferentes papéis que uma docente desempenha quando leciona cursos de educação de adultos em contextos economicamente desfavorecidos. Também se tentou explorar o processo de ensino-aprendizagem através do estudo dos comportamentos da docente e dos respetivos alunos; do sucesso educativo dos mesmos, correlacionando as metodologias com os saberes já adquiridos, assim como lançar algumas sugestões metodológicas. Entendemos que a mais-valia deste processo se prendeu, sobretudo, com o fato de existir um relacionamento afável e empático, onde foi enfatizado o trabalho entre pares, o que permitiu dar respostas mais céleres. Contudo, também foram afloradas algumas limitações e constrangimentos que foram sentidos tanto pela docente como pelos alunos. Consideramos que o modo como foi desenvolvido este processo de ensino aprendizagem permitiu que se percorresse um caminho novo e que a mestria se encontra na capacidade criativa de partir dos conhecimentos que os alunos já possuem e de materiais mundanos para construir material pedagógico. ABSTRACT The constant changes in society and at school, considering it a living organization, raise many questions, doubts and instability, leading us very often onto new paths. The urgency to tread and be involved in new challenges so that we can grow as people and professionals lends us the construction of an experimented and reflective knowledge, which is essential in making us more assertive. Subjacent to this idea, the premise of this project work was to understand the different roles a teacher has when they teach adult education courses in economically challenged contexts. One also attempted to explore the teaching-learning process by studying the teacher’s and the respective students’ behaviour; their educational success, by correlating the methodologies with the knowledge already acquired, as well as giving some methodological suggestions. We feel that the benefit of this process was based particularly on the fact of having a friendly and empathetic relationship - in which work with peers was highlighted - allowed for quicker responses. However, some limitations and constraints were also touched upon, felt both by the teacher and the students. We consider that the way this teaching-learning process was developed allowed one to tread a new path and that mastery is to be found in the creative ability to pick up from the knowledge that students already have and from worldly materials to build pedagogical material. |
id |
RCAP_ce5fe032f8958e3d1a1f0271453f64a7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1276 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estórias dentro de uma história profissional: a narrativa de um curso de educação para adultosSupervisao pedagógicaEducação de adultosPrática pedagógicaAs constantes mudanças na sociedade e na escola, considerando-a como uma organização viva, levantam-nos muitas questões, dúvidas, inconstância, levando-nos muitas vezes a percorrer novos caminhos. A emergência de caminharmos e envolvermo-nos em novos desafios para que cresçamos como pessoas e como profissionais permite-nos a construção de um conhecimento experimentado e reflexivo que é essencial para nos tornarmos mais assertivos. Subjacente a esta ideia, este trabalho de projeto teve como premissa compreender quais os diferentes papéis que uma docente desempenha quando leciona cursos de educação de adultos em contextos economicamente desfavorecidos. Também se tentou explorar o processo de ensino-aprendizagem através do estudo dos comportamentos da docente e dos respetivos alunos; do sucesso educativo dos mesmos, correlacionando as metodologias com os saberes já adquiridos, assim como lançar algumas sugestões metodológicas. Entendemos que a mais-valia deste processo se prendeu, sobretudo, com o fato de existir um relacionamento afável e empático, onde foi enfatizado o trabalho entre pares, o que permitiu dar respostas mais céleres. Contudo, também foram afloradas algumas limitações e constrangimentos que foram sentidos tanto pela docente como pelos alunos. Consideramos que o modo como foi desenvolvido este processo de ensino aprendizagem permitiu que se percorresse um caminho novo e que a mestria se encontra na capacidade criativa de partir dos conhecimentos que os alunos já possuem e de materiais mundanos para construir material pedagógico. ABSTRACT The constant changes in society and at school, considering it a living organization, raise many questions, doubts and instability, leading us very often onto new paths. The urgency to tread and be involved in new challenges so that we can grow as people and professionals lends us the construction of an experimented and reflective knowledge, which is essential in making us more assertive. Subjacent to this idea, the premise of this project work was to understand the different roles a teacher has when they teach adult education courses in economically challenged contexts. One also attempted to explore the teaching-learning process by studying the teacher’s and the respective students’ behaviour; their educational success, by correlating the methodologies with the knowledge already acquired, as well as giving some methodological suggestions. We feel that the benefit of this process was based particularly on the fact of having a friendly and empathetic relationship - in which work with peers was highlighted - allowed for quicker responses. However, some limitations and constraints were also touched upon, felt both by the teacher and the students. We consider that the way this teaching-learning process was developed allowed one to tread a new path and that mastery is to be found in the creative ability to pick up from the knowledge that students already have and from worldly materials to build pedagogical material.2013-10-21T09:57:53Z2013-06-06T00:00:00Z2013-06-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1276TID:201908565porCoelho, Sóniainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:43Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1276Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:45.601548Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estórias dentro de uma história profissional: a narrativa de um curso de educação para adultos |
title |
Estórias dentro de uma história profissional: a narrativa de um curso de educação para adultos |
spellingShingle |
Estórias dentro de uma história profissional: a narrativa de um curso de educação para adultos Coelho, Sónia Supervisao pedagógica Educação de adultos Prática pedagógica |
title_short |
Estórias dentro de uma história profissional: a narrativa de um curso de educação para adultos |
title_full |
Estórias dentro de uma história profissional: a narrativa de um curso de educação para adultos |
title_fullStr |
Estórias dentro de uma história profissional: a narrativa de um curso de educação para adultos |
title_full_unstemmed |
Estórias dentro de uma história profissional: a narrativa de um curso de educação para adultos |
title_sort |
Estórias dentro de uma história profissional: a narrativa de um curso de educação para adultos |
author |
Coelho, Sónia |
author_facet |
Coelho, Sónia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coelho, Sónia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Supervisao pedagógica Educação de adultos Prática pedagógica |
topic |
Supervisao pedagógica Educação de adultos Prática pedagógica |
description |
As constantes mudanças na sociedade e na escola, considerando-a como uma organização viva, levantam-nos muitas questões, dúvidas, inconstância, levando-nos muitas vezes a percorrer novos caminhos. A emergência de caminharmos e envolvermo-nos em novos desafios para que cresçamos como pessoas e como profissionais permite-nos a construção de um conhecimento experimentado e reflexivo que é essencial para nos tornarmos mais assertivos. Subjacente a esta ideia, este trabalho de projeto teve como premissa compreender quais os diferentes papéis que uma docente desempenha quando leciona cursos de educação de adultos em contextos economicamente desfavorecidos. Também se tentou explorar o processo de ensino-aprendizagem através do estudo dos comportamentos da docente e dos respetivos alunos; do sucesso educativo dos mesmos, correlacionando as metodologias com os saberes já adquiridos, assim como lançar algumas sugestões metodológicas. Entendemos que a mais-valia deste processo se prendeu, sobretudo, com o fato de existir um relacionamento afável e empático, onde foi enfatizado o trabalho entre pares, o que permitiu dar respostas mais céleres. Contudo, também foram afloradas algumas limitações e constrangimentos que foram sentidos tanto pela docente como pelos alunos. Consideramos que o modo como foi desenvolvido este processo de ensino aprendizagem permitiu que se percorresse um caminho novo e que a mestria se encontra na capacidade criativa de partir dos conhecimentos que os alunos já possuem e de materiais mundanos para construir material pedagógico. ABSTRACT The constant changes in society and at school, considering it a living organization, raise many questions, doubts and instability, leading us very often onto new paths. The urgency to tread and be involved in new challenges so that we can grow as people and professionals lends us the construction of an experimented and reflective knowledge, which is essential in making us more assertive. Subjacent to this idea, the premise of this project work was to understand the different roles a teacher has when they teach adult education courses in economically challenged contexts. One also attempted to explore the teaching-learning process by studying the teacher’s and the respective students’ behaviour; their educational success, by correlating the methodologies with the knowledge already acquired, as well as giving some methodological suggestions. We feel that the benefit of this process was based particularly on the fact of having a friendly and empathetic relationship - in which work with peers was highlighted - allowed for quicker responses. However, some limitations and constraints were also touched upon, felt both by the teacher and the students. We consider that the way this teaching-learning process was developed allowed one to tread a new path and that mastery is to be found in the creative ability to pick up from the knowledge that students already have and from worldly materials to build pedagogical material. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-10-21T09:57:53Z 2013-06-06T00:00:00Z 2013-06-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/1276 TID:201908565 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/1276 |
identifier_str_mv |
TID:201908565 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131621001003008 |